Geek

Superman e... Muhammad Ali? Os crossovers mais bizarros dos quadrinhos

Reprodução/DC Comics
Charles Barkley e Godzilla Imagem: Reprodução/DC Comics

Victor Ferreira

Do Gamehall, em São Paulo

28/06/2017 04h07

Na maioria dos casos, crossovers são eventos especiais que reúnem personagens de uma mesma editora - como Homem-Aranha e Hulk - ou, em circunstâncias especiais, de empresas diferentes e competidoras - Batman e Justiceiro ou Liga da Justiça e Vingadores, por exemplo.

Em certos casos, porém, esta união de marcas vai bem além do mundo dos quadrinhos, e vários deles atingem diretamente a zona da bizarrice.

Por isso, UOL Jogos separou alguns dos crossovers mais bizarros promovidos no mundo das HQs, do duelo entre o maior super-herói de todos contra o maior pugilista que já viveu até o astro de basquete contra o Rei dos Monstros.

  • Imagem: Reprodução/DC Comics
    Reprodução/DC Comics
    Imagem: Reprodução/DC Comics

    Superman vs. Aliens

    Se você estiver pensando fazer uma história com o Superman e um ícone do cinema de ficção científica, o monstro de "Alien" provavelmente não é sua primeira opção

    Ainda assim, a DC Comics e a Dark Horse se uniram para uma aventura sombria do Homem de Aço, com o herói viajando até uma colônia kriptoniana abandonada onde é forçado a lutar milhares de xenomorfos - com seus poderes lentamente drenados por estar longe de um sol amarelo.

    Para piorar as coisas, antes disso ele enviou quatro sobreviventes da colônia infectados para uma estação espacial, onde estão vários cientistas e Lois Lane.

    A parte mais surpreendente é que, apesar da premissa bizarra, a história é surpreendentemente boa graças aos esforços do artista e roteirista veterano Dan Jurgens, que consegue inserir drama, ação e terror ao que poderia ser um simples caça-níquel.

    Não é nenhum clássico das HQs, mas certamente é bem melhor do que você esperaria de algo chamado "Superman/Aliens"

  • Imagem: Reprodução/DC Comics
    Reprodução/DC Comics
    Imagem: Reprodução/DC Comics

    Batman vs. Predador

    Alguns anos antes da batalha entre Superman e Aliens, a Dark Horse e a DC levaram o Batman a ter seu próprio encontro com um monstro do cinema, lutando mano a mano contra o Predador.

    Na história, o caçador alienígena usa uma guerra de gangues como desculpa para procurar novos alvos, até seu caminho cruzar com o de um certo Homem-Morcego.

    Basicamente é "Predador 2", mas com Batman no lugar do Danny Glover - e se isso não te fez ficar interessado, nada irá.

    Além disso, assim como em "Superman/Aliens", o talento do roteirista Dave Gibbons (mais conhecido pela arte de "Watchmen") e desenhos de Andy Kubert elevam o que poderia ser uma HQ desnecessária.

  • Imagem: Reprodução/Archie Comics
    Reprodução/Archie Comics
    Imagem: Reprodução/Archie Comics

    Justiceiro vs. Archie

    Frank Castle pode até ser um cara implacável, mas você imaginaria que até mesmo ele não seria capaz de caçar os adolescentes da pacata cidadezinha de Riverdale.

    "The Punisher Meets Archie" desprova esta teoria (mais ou menos), mostrando o Justiceiro confundindo o jovem Archie com um perigoso traficante de drogas que está procurando à pedido do governo americano.

    Para sorte do rapaz, Frank logo percebe seu erro, e os dois unem forças para capturar o bandido de verdade.

    Apesar da diferença de tom gritante entre as histórias de Archie e do Justiceiro, o produto final acaba sendo até divertido. E o pior é que este nem é o crossover mais estranho envolvendo o vigilante...

  • Imagem: Reprodução/Marvel Comics
    Reprodução/Marvel Comics
    Imagem: Reprodução/Marvel Comics

    Justiceiro e Eminem

    Sim, isto é real.

    Para celebrar seu retorno com o álbum "Relapse", em 2009, o rapper Eminem colaborou com a Marvel em uma HQ que o coloca de frente a frente com o Justiceiro.

    O resultado final são 18 páginas de pura insanidade, com pérolas como Eminem espancando Frank como vingança por massacrar os seguranças do rapper; Shady usando uma motosserra para salvar o Justiceiro do vilão Barracuda; e o anti-herói abandonando o músico no meio de um mar congelado ao fim da história.

  • Imagem: Reprodução/Marvel Comics
    Reprodução/Marvel Comics
    Imagem: Reprodução/Marvel Comics

    X-Men e Star Trek

    Nos anos 90, a Marvel adquiriu os direitos para criar quadrinhos de "Star Trek", e para celebrar a ocasião decidiu trazer seus heróis mais populares na época, os X-Men, para uma aventura junto à tripulação da USS Enterprise.

    Embora seja difícil chamar a história de "boa", ela tem alguns momentos e referências divertidos, incluindo uma luta entre Wolverine e Spock (spoiler: o vulcano nem sua para vencer) e uma piada envolvendo o fato de os dois times terem um Dr. McCoy.

    A Marvel chegou até a produzir uma sequência com os personagens de "A Nova Geração". Infelizmente, na época Patrick Stewart nem havia sido cotado para o primeiro filme dos X-Men, então ninguém comenta a curiosa semelhança entre o Professor Xavier e o Capitão Picard.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Superman vs. Muhammed Ali

    Neste encontro de titãs realizado em 1978, a DC colocou no ringue o maior super-herói de todos contra o possivelmente maior boxeador que já viveu.

    Na história, Superman e Ali decidem se enfrentar para definir quem será o representante da Terra contra o campeão de uma raça de alienígenas invasores (logicamente). O duelo, logicamente, acontece em outro planeta que circula por um sol vermelho, que nulifica os poderes do Homem de Aço.

    Sem suas habilidades especiais, Superman não é páreo para a técnica de Ali, e acaba perdendo a luta. Nada a temer, porém, já que o boxeador também nocauteia o campeão alienígena, enquanto Superman cuida da frota alienígena que ameaça a Terra.

    Além da presença de Ali, a capa da revista também trouxe vários outras celebridades para assistir à luta, incluindo os Jackson 5 e Pelé.

  • Imagem: Reprodução/Marvel Comics
    Reprodução/Marvel Comics
    Imagem: Reprodução/Marvel Comics

    Homem-Aranha e Barack Obama

    Para celebrar a posse presidencial de Barack Obama no início de 2009, a Marvel criou uma pequena história especial em uma das edições de janeiro da revista do Amigão da Vizinhança.

    A premissa da história é bem boba, com Peter Parker cobrindo a inauguração até o público perceber que há dois Obamas vindo. Após vestir seu uniforme, o Aranha procura adivinhar quem é o verdadeiro presidente-eleito até descobrir que o impostor na verdade é seu vilão de longa data, o Camaleão.

    A história pode não ser nada demais, mas a popularidade de Obama e uma capa chamativa tornaram esta em uma das edições com mais vendas em toda a indústria dos quadrinhos nos anos 2000.

  • Imagem: Reprodução/Marvel Comics
    Reprodução/Marvel Comics
    Imagem: Reprodução/Marvel Comics

    Kiss vs. Doutor Destino

    É possível que você já tenha ouvido desta revista, nem tanto pela conteúdo dela em si e mais por como ela recebeu uma... cor extra.

    Sim, esta é a infame HQ que traz o sangue os quatro integrantes da banda KISS, usado durante o processo de colorização.

    Não que a história em si não mereça atenção: em "KISS", os quatro ganham poderes (e o visual famoso da banda) após Paul Stanley e Gene Simmons receberem uma caixa de um feiticeiro. Infelizmente, o artefato pertence na realidade ao Doutor Destino.

    Como grupos de quatro pessoas parecem ser o ponto fraco do vilão, Destino é derrotado após Stanley lembrá-lo de seus traumas infantis - o que é provavelmente a maneira mais babaca de vencer um inimigo.

    Ah, e a banda também passa algum tempo de bobeira com Howard, o Pato. Afinal, por que não?

  • Imagem: Reprodução/Dark Horse Comics
    Reprodução/Dark Horse Comics
    Imagem: Reprodução/Dark Horse Comics

    Godzilla vs. Charles Barkley

    De todos os encontros, "Godzilla vs. Barkley" é o mais aleatório não só no mundo dos quadrinhos, como provavelmente da cultura pop como um todo.

    Inspirado em um popular comercial de 1992, a HQ mostra o clássico duelo entre o Rei dos Monstros e um dos melhores jogadores de basquete a nunca vencer um campeonato da NBA, que consegue crescer a um tamanho gigantesco graças a uma moeda de prata especial de seu maior fã.

    (O que? Faz completo sentido)

    Para impedir Godzilla de destruir uma cidade, Barkley desafia o lagarto a um jogo de um contra um. E foi neste momento que a sociedade como um todo descobriu que o monstro amava basquete.

    Em uma reviravolta chocante, o jogador profissional consegue superar o lagarto gigante, e Godzilla decide que a melhor opção é treinar no deserto de Utah.

    É uma HQ bizarra para dizer o mínimo, mas seu maior pecado é não colocar o Godzilla com aqueles óculos sensacionais ao estilo de Karem Abdul-Jabbar, como acontece no comercial original.

  • Imagem: Reprodução/Warner
    Reprodução/Warner
    Imagem: Reprodução/Warner

    DC vs. Looney Tunes

    O último grande crossover bizarro no mundo dos quadrinhos aconteceu em junho de 2017, com os heróis da DC encontrando os personagens birutas de Looney Tunes - que, por não coincidência, são duas grandes marcas que pertencem ao conglomerado Time Warner.

    O especial "DC/Looney Tunes" traz uma série de encontros e histórias bizarras, desde Hortelino Troca-Letra caçando Bruce Wayne (temporada de morcego?), a Mulher-Maravilha lutando contra do Demônio da Tasmânia, e até o anti-herói Lobo ajudando o Coiote a capturar o Papa-Léguas. Leia mais

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
UOL Jogos
Cinema
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
Topo