Topo

Sustos sem fim: veja 12 jogos de terror que vêm por aí

Arte/UOL Jogos
Imagem: Arte/UOL Jogos

Do UOL, em São Paulo

30/06/2016 16h18

Nos últimos anos a dedicação de produtores indie no Brasil e mundo afora reinventou os jogos de terror, explorando direções envolventes com foco em dramas psicológicos e diversos tipos de assombrações.

Mais recente ainda, com a popularização da tecnologia de realidade virtual, o gênero encontrou campo fértil para surpreender e assustar ainda mais gente. Indo além do excelente acervo já disponível, separamos uma lista com mais doze games próximos de sair que exploram o horror em estilos bem variados.

  • Divulgação

    Friday the 13th: The Game

    Financiado por fãs através do Kickstarter, "Friday the 13th: The Game" é o jogo oficial dos cultuados filmes "Sexta-Feira 13". Com várias modalidades multiplayer, o jogo está previsto para o segundo semestre e terá versões para PC, PlayStation 4 e Xbox One. Em uma das opções de partida, por exemplo, os jogadores se escondem pelo cenário enquanto um deles encarna o assassino Jason Voorhees e persegue suas vítimas.

  • Divulgação

    Here They Lie

    Exclusivo para PS4 e compatível com realidade virtual, o título promete uma experiência sombria de terror surreal e amplo foco na narrativa. Os cenários escuros apresentam poucas cores, silhuetas de criaturas bizarras e poucas dicas de como o jogo em si funcionará. O lançamento está previsto para o final do ano.

  • Divulgação

    Narcosis

    Mais uma experiência turbinada pela compatibilidade com visores de realidade virtual, a história aqui mostra um mineiro que trabalha no fundo do mar e tem toda forma de comunicação e suporte com a superfície cortadas. Um diferencial do game é que um narrador vai contando todos os eventos da aventura. Seria o próprio explorador que sobreviveu à jornada contando sua história de terror e superação? Ou será algum tipo de registro sobrenatural? Ou mesmo algo completamente diferente?

    Para deixar ainda mais intenso o clima de horror e sobrevivência, o jogador dispõe de uma quantidade limitada de flares para iluminar os ambientes escuros e criaturas das profundezas podem atacar seu traje de mergulhador, fazendo com o que o oxigênio acabe mais rápido.

  • Divulgação

    Outlast 2

    Jogo de terror com status cult, "Outlast" tem uma sequência programada para sair na segunda metade de 2016. Diferente do primeiro game, o segundo não se passará em um manicômio, sendo localizado em termos temporais após os eventos relatados do seu antecessor. A produtora Red Barrel já confirmou que uma das mecânicas do primeiro jogo estará presente: os jogadores precisarão se esconder, e muito, se quiserem ficar vivos.

  • Divulgação

    Perception

    Criado por desenvolvedores que participaram da produção do primeiro "BioShock", "Perception" mostra a história de Cassie, mulher cega que acaba envolvida no mistério de uma mansão assombrada nos EUA, onde é perseguida por um tipo de assombração. Utilizando um celular, Cassie poderá investigar partes do cenário e será possível também viajar no tempo, para visitar partes da mansão em outras épocas.

  • Divulgação

    Resident Evil VII

    O novo game da série da Capcom promete deixar de lado os tiroteio e combates que marcaram os últimos episódios e atender um pedido antigo dos fãs: retornar às origens, com o bom e velho horror de sobrevivência.

    Com foco na realidade virtual, "RE VII" colocará os jogadores em uma mansão abandonada repleta de itens bizarros e assustadores, sempre com visão em primeira pessoa e tendo como única fonte de luz uma lanterna. Quem quiser sentir um gostinho do terror que vem por aí já pode se aventurar na demo do jogo, disponível para assinantes Plus no PS4.

  • Divulgação

    Routine

    Sozinho em uma base abandonada na Lua, você é um astronauta que deve investigar o lugar e encontrar informações para desvendar o mistério do sumiço de todas as pessoas do lugar. Como já praticamente manda o gênero, "Routine" acontece todo com visão em primeira pessoa, para maior imersão na experiência.

  • Divulgação

    Until Dawn: Rush of Blood

    Exclusivo para óculos de realidade virtual, "Rush of Blood" acontece em uma montanha-russa e apresentará alguns dos inimigos do primeiro game da série. A promessa da produtora Supermassive é de que o jogador vivencie diversas formas diferentes de terror durante o 'passeio'.

  • Divulgação

    We Happy Few

    Ambientado em uma versão alternativa da Inglaterra dos anos 60 onde a felicidade das pessoas só é garantida por meio de drogas, "We Happy Few" mescla terror com toques de mistério e sobrevivência ao colocar o jogador na pele de um cidadão que 'ousa' viver sem utilizar Joy, a droga da felicidade. O game é o projeto mais recente do estúdio Compulsion, também responsável pelo aclamado "Contrast".

  • Divulgação

    What Remains of Edith Finch

    Nova produção da mesma equipe responsável pelo exótico "Unfinished Swan", o game mostra diversas histórias de membros da família Finch. No papel de Edith Finch, o objetivo é explorar a casa onde cresceu, descobrindo e revivendo histórias da família. Cada andar da casa representa uma geração Finch diferente e cada quarto um parente diferente - sendo que, quando tal pessoa morre, o quarto dela é lacrado, como forma de homenagem.

  • Divulgação

    Overkill's The Walking Dead

    Desenvolvido pela Starbreeze (de "Chronicles of Riddick") em parceria com a Overkill (da série "PayDay"), é um game de tiro previsto para 2017 em versões para PS4, Xbox One e PC. Nada foi divulgado sobre a mecânica do jogo, nem mesmo imagens mais reveladoras. Originalmente previsto para este ano, foi adiado para sair simultaneamente no ocidente e oriente.

  • Divulgação

    The Walking Dead: Season 3

    Clementine está de volta, agora mais velha, experiente, com um dedo a menos e acompanhada de um novo sobrevivente: Javier, que, assim como Clem, pode ser controlado pelos jogadores. Segundo os produtores da Telltale Games, a linha temporal do adventure point and click está quase alinhada à dos quadrinhos e da série de TV da franquia.

Mais Jogos