Topo

Geek

Tem até calculadora! Veja os eletrônicos bizarros que podem rodar "Doom"

Reprodução
Um iPod não é nem de longe o eletrônico mais bizarro a rodar "Doom" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

23/06/2017 15h35

O primeiro "Doom" é um marco na história não só dos videogames como na cultura pop e tecnológica em geral.

No auge de sua popularidade, o clássico da id Software estava instalado em mais computadores que o Windows 95, e ainda pode ser jogado em PCs atuais e até outros consoles, como o Xbox 360.

Certos fãs, porém, procuram ir ainda mais longe, e instalaram "Doom" nas mais variadas e bizarras máquinas possíveis, incluindo caixas eletrônicos e até uma calculadora!

Afinal de contas, como diz o ditado que acabamos de criar: "se tem uma tela, pode rodar 'Doom'"

  • Reprodução

    Impressora

    Este experimento relativamente famoso procurava mostrar os perigos e vulnerabilidades de impressoras com conexão wireless, sendo possível instalar desde softwares de espionagem - que permitiam ver o que estava sendo imprimido - até, claro, "Doom".

    Somos mais a favor deste último exemplo.

  • Calculadora

    No que só pode ser o maior feitiço tecnológico já criado, alguém conseguiu a façanha de transportar "Doom" para uma calculadora gráfica - uma ferramenta que não tem o poder de processamento nem comparado aos PCs dos anos 90.

    Aliás, o processo de rodar o jogo é tão pesado que a bateria da calculadora é drenada em questão de minutos (o que, pelo lado positivo, pode servir como um bom 'speedrun').

  • Reprodução

    Caixa Eletrônico

    Após mexer nas suas entranhas, um grupo de hackers conseguiu instalar uma versão de "Doom" em um caixa eletrônico, que utiliza os botões laterais para controlar o game.

  • Câmera fotográfica

    Apesar de ter sido fabricada em 1998, esta câmera digital consegue rodar "Doom" com uma fidelidade impressionante - relativamente falando, claro.

  • Reprodução

    iPod Nano

    Sim, é possível jogar "Doom" em um iPod Nano, com barra de rolamento para o controle e tudo. Para quem tiver um deles abandonado por aí e quiser tentar, há até um guia fácil de como instalá-lo.

  • Touch Bar do Macbook Pro

    Uma das grandes novidades das versões mais recentes do Macbook Pro, o Touch Bar não só é capaz de acessar os vários aplicativos e ferramentas do computador, como é possível jogar "Doom" nele...

    ... Se você conseguir entender o que está acontecendo, é claro.

  • Uma tecla de teclado

    Como dito anteriormente, se tem uma tela, qualquer coisa é capaz de rodar "Doom" - ou, neste caso, "Doom II".

    E nada é mais prova disso do que o Optimus Maximus, um teclado que traz uma tela por baixo de cada uma de suas teclas. E, logicamente, alguém tentou portar o shooter para uma delas... com sucesso.

  • Dentro do próprio "Doom"

    "GZDoom" é uma versão do shooter com código-fonte livre, e alguém conseguiu implementar uma máquina capaz de rodar outros jogos dentro de "Doom".

    Incluindo o próprio "Doom". Porque é lógico que sim.