Mobile

Temos que pegar: veja tudo que sabemos sobre "Pokémon GO"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Rodrigo Lara

Do UOL, em São Paulo

07/07/2016 12h24

"Pokémon GO" nem foi lançado oficialmente no Brasil e já virou febre. O jogo de celular, que utiliza realidade aumentada e coloca os monstrinhos da franquia no mundo real, marca um novo capítulo de "Pokémon" nos celulares e tablets. 

Abaixo listamos algumas informações úteis sobre "Pokémon GOI" e damos dicas para você se dar bem no jogo. 

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Como baixar?

    "Pokémon GO" está disponível apenas em algumas regiões do mundo. O lançamento está sendo feito por etapas, com o intuito de não sobrecarregar os servidores do game. Por ora, as versões brasileiras das lojas dos dispositivos Android e iOS ainda não têm o jogo disponível. Mas, de acordo com a Nintendo, ele chegará em breve por aqui.

    Ainda assim é possível baixar o arquivo de instalação do jogo. Para isso, é necessário utilizar este link, no caso dos dispositivos Android, ou ter uma conta norte-americana na App Store.

  • Imagem: Montagem/UOL
    Montagem/UOL
    Imagem: Montagem/UOL

    Vou conseguir jogar?

    Não há uma resposta exata para essa pergunta. Por ora, a Niantic e a Nintendo aparentemente bloquearam o acesso ao conteúdo do jogo fora dos países nos quais ele foi oficialmente lançado. Ainda assim, há relatos de jogadores no Brasil que têm conseguido utilizar "Pokémon GO" normalmente, enquanto outros encontram apenas um mapa vazio.

    Uma vez baixado e aberto, é possível ver qual é o seu caso: se os pontos de interesse estão aparecendo no seu mapa, é sinal de que tudo está bem. Caso o mapa apareça vazio (ou apenas permita que se capture algum dos monstrinhos iniciais), o que resta a fazer é esperar até o lançamento oficial.

  • Imagem: Montagem/UOL
    Montagem/UOL
    Imagem: Montagem/UOL

    Meu celular roda o jogo?

    "Pokémon GO" é compatível com celulares Android e iOS, porém alguns aparelhos não rodam o jogo. No caso do sistema operacional do Google, a exigência é que o sistema operacional seja alguma versão entre o Android 4.4 e o Android 6.0.1.

    Já nos aparelhos Apple, é preciso ter um iPhone 5 ou mais recente e sistema operacional iOS 8 ou superior. Celulares com processador Intel, por sua vez, não podem rodar o jogo.

  • Imagem: Montagem/UOL
    Montagem/UOL
    Imagem: Montagem/UOL

    E o Windows Phone?

    Donos de Windows Phone não poderão jogar "Pokémon GO", ao menos por enquanto. Niantic e Nintendo não se manifestaram sobre uma versão para esse aparelho, limitando a oferta do game para quem usa celulares e tablets Android e iOS.

    Donos de celulares com o sistema operacional da Microsoft, porém, criaram uma petição online para tentar convencer as produtoras a lançarem o jogo também para esses aparelhos. Até o momento, já são mais de 6 mil assinaturas.

  • Como é o jogo?

    "Pokémon GO" utiliza o GPS do celular para determinar onde o jogador se encontra e, a partir daí, espalha monstrinhos e pontos de interesse pelo mapa, utilizando coordenadas. Uma vez que o jogador está perto de algum lugar que tenha um Pokémon, ele pode capturá-lo com uma pokébola.

    Para isso, basta clicar em cima do monstrinho. Neste momento, a câmera do celular é ligada e o jogador pode arremessar a bola com um movimento de deslizar na tela do aparelho. A ideia é colecionar os monstrinhos. Também é possível alocar um dos Pokémon já capturados para defender ginásios espalhados pelo mapa, além de batalhar contra outros treinadores nesses locais. Pontos da vida real como monumentos ou locais famosos podem render ovos e outros itens para o jogador.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Preciso pagar para ganhar?

    "Pokémon GO" é um game gratuito, porém há, sim, a possibilidade de comprar itens dentro do jogo para auxiliar o progresso do jogador. O fato de o game ainda não estar disponível oficialmente não permitiu testes mais extensos sobre o quanto essa mecânica de microtransações influencia no andamento do jogo, porém já sabemos o preço de alguns itens.

    A moeda do jogo é chamada "Pokécoins", e pode ser adquirida em pequenas quantidades conforme se avança no game. Dentro da loja do jogo, é possível comprar quantidades maiores dessa moeda utilizando dinheiro real. No Brasil, há pacotes que vão de 100 Pokécoins (R$ 3,19) até 14.500 Pokécoins (R$ 390). Essas moedas podem ser usadas para, entre outras coisas, comprar pokébolas e também ampliar o espaço de armazenagem dos monstrinhos.

  • Imagem: Montagem/UOL
    Montagem/UOL
    Imagem: Montagem/UOL

    Quantos Pokémon há no game?

    Por ora, "Pokémon GO" só tem os 151 monstrinhos iniciais da franquia. A Pokémon Company ainda não revelou planos para acrescentar os remanescentes.

    Monstrinhos não faltam para isso. Atualmente, a franquia está em sua sexta geração e a lista de Pokémon já chegou a 721. O número aumentará com a chegada da dupla de games "Pokémon Sun & Moon", em 18 de novembro, o que nos leva a outra questão...

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Haverá interação com outros jogos?

    A resposta é sim. Os produtores de "Pokémon GO" anunciaram que pretendem criar meios do game interagir com "Pokémon Sun & Moon", que será lançado para Nintendo 3DS.

    Por ora, entretanto, resta aos fãs especularem como isso ocorrerá, uma vez que nenhum detalhe sobre esse tipo de mecânica foi revelado. Mas que seria bacana poder utilizar os Pokémon capturados em "GO" no jogo para o videogame portátil, isso seria!

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

UOL Jogos - Link Externo
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo