Geek

Triste fim do Palhaço do Crime: As grandes mortes do Coringa

Reprodução/
Reino do Amanhã Imagem: Reprodução/

Victor Ferreira

Do Gamehall, em São Paulo

13/05/2017 04h00

Enquanto o Batman fizer sucesso, ele sempre terá um Coringa

Em seus quase 80 anos, de todos os vilões do Homem-Morcego - bizarros ou não -, nenhum é tão memorável ou emblemático quanto o Palhaço do Crime, que apareceu pela primeira vez em "Batman #1" em 1940.

(Curiosamente, o Coringa iria morrer no final da história, só sendo "salvo" por uma decisão editorial que viu o potencial do personagem)

Por isso, sempre que alguém decide dar fim ao vilão (geralmente em alguma realidade paralela aos quadrinhos), os resultados tendem a ser bombásticos... e raramente bons para o Cavaleiro das Trevas ou qualquer um de seus aliados.

... E não, a morte trágica do Heath Ledger não conta. Seu monstro.

  • Imagem: Reprodução/DC Comics
    Reprodução/DC Comics
    Imagem: Reprodução/DC Comics

    "Batman: O Cavaleiro das Trevas"

    No clássico de Frank Miller, o Coringa sai de um estado catatônico no Asilo Arkham após descobrir que o Batman voltou à ativa.

    Após fingir se recuperar e ganhar liberdade, o vilão volta a cometer as atrocidades de sempre, matando centenas de pessoas em uma onda de crimes até um confronto final com o Cavaleiro das Trevas em um parque de diversões em Gotham.

    No fim, Batman consegue paralisar o Palhaço, mas não chega a matá-lo. Desapontado, o Coringa usa suas últimas forças para quebrar o próprio pescoço - o que faz com que o herói seja considerado seu assassino, de qualquer forma.

  • Imagem: Reprodução/DC Comics
    Reprodução/DC Comics
    Imagem: Reprodução/DC Comics

    "Batman: A Piada Mortal"

    Este é um exemplo um tanto ambíguo.

    Na clássica história de Alan Moore e Brian Bolland,o Coringa finalmente é capturado após atirar e paralisar Barbara Gordon - que na época era a Batgirl - e colocar o Comissário Gordon em um verdadeiro inferno existencial.

    Os dois tem uma conversa franca, que termina com o Coringa contando uma piada e tanto ele quanto o Homem-Morcego rindo desesperadamente.

    De um painel para o outro, subitamente, as risadas acabam.

    Até hoje, fãs se perguntam se o Cavaleiro das Trevas decidiu dar cabo de seu antigo nêmesis na última página, como ele já havia indicado que aconteceria ao impostor no início da história.

    A resposta, é claro, fica com o próprio leitor, mas não é como se o vilão tivesse deixado de aparecer nas histórias futuras do Batman.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    "Batman", de Tim Burton

    Antes de Heath Ledger (mas depois de Cesar Romero), Jack Nicholson viveu o Palhaço do Crime nas telonas em "Batman", filme de 1989 dirigido por Tim Burton.

    No clímax, parece que o Coringa vai escapar via helicóptero após a luta final deixar o Homem-Morcego e Vicki Vale pendurados no parapeito da torre do relógio de Gotham.

    Batman, porém, amarra seu arqui-inimigo a uma gárgula, o que leva o Coringa a despencar de um arranha-céus até o chão. (É bom lembrar que, ao contrário dos quadrinhos, o Batman dos filmes do Tim Burton não se importava em matar seus vilões).

  • Imagem: Reprodução/
    Reprodução/
    Imagem: Reprodução/

    "Batman do Futuro: O Retorno do Coringa"

    Embora seja um filme focado em Terry McGinnis - o tal Batman do Futuro -, "A Volta do Coringa" revela como o Palhaço do Crime da clássica série animada dos anos 90 encontrou seu fim.

    Após capturar e torturar o Robin (Tim Drake) até ele virar um mini-Coringa, o vilão prepara uma armadilha para Batman para que ele seja morto por seu antigo ajudante.

    Tim, porém, consegue superar a lavagem cerebral, e atira no Coringa ao invés do Batman, acabando com o Palhaço do Crime de uma vez por todas.

    ... Bom, até o suposto "retorno" dele no filme.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    "Batman: Arkham City"

    Em "Batman: Arkham Asylum", a luta final envolve o Cavaleiro das Trevas e uma versão monstruosa do Coringa graças ao supersoro Titan (versão mais potente do que é aplicado a Bane).

    Infelizmente, nosso querido psicopata acaba envenenado pelo soro, que pede "ajuda" ao Batman ao também envenená-lo com seu próprio sangue.

    No fim da história, ironicamente, o Coringa destrói o resto do antídoto lutando contra o Batman para pegá-lo... sendo que ele ia salvá-lo de qualquer forma.

    Pelo menos os dois acham isso engraçado. E o Coringa ao menos deixou uma mensagem especial antes de partir.

  • Imagem: Reprodução/DC Comics
    Reprodução/DC Comics
    Imagem: Reprodução/DC Comics

    "Reino do Amanhã"

    Na clássica minissérie "Reino do Amanhã", o Coringa morre bem antes dos eventos da história, sendo responsável pela morte da redação do Globo Diário - incluindo Lois Lane.

    Após ser caçado por Superman e um novo herói conhecido como Magog (basicamente uma paródia do Cable, dos X-Men), o Palhaço é capturado pela polícia.

    Magog, sem querer deixar barato, assassina o vilão, o que leva o Homem de Aço ao exílio após vê-lo ser absolvido pelo tribunal e pelo público.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    "Injustiça"

    Não muito diferente de "Reino do Amanhã", em "Injustiça" o Coringa é responsável pela morte de Lois Lane.

    Ao contrário daquela história, porém, o Superman não tem qualquer dúvida em matá-lo como vingança, o que dá início à sua transformação em ditador mundial e vilão dos jogos e das HQs de "Injustice".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Da Redação
do UOL
Da Redação
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Cinema
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
AFP
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo