Geek

Triste fim do Palhaço do Crime: As grandes mortes do Coringa

Reprodução/
Reino do Amanhã Imagem: Reprodução/

Victor Ferreira

Do Gamehall, em São Paulo

13/05/2017 04h00

Enquanto o Batman fizer sucesso, ele sempre terá um Coringa

Em seus quase 80 anos, de todos os vilões do Homem-Morcego - bizarros ou não -, nenhum é tão memorável ou emblemático quanto o Palhaço do Crime, que apareceu pela primeira vez em "Batman #1" em 1940.

(Curiosamente, o Coringa iria morrer no final da história, só sendo "salvo" por uma decisão editorial que viu o potencial do personagem)

Por isso, sempre que alguém decide dar fim ao vilão (geralmente em alguma realidade paralela aos quadrinhos), os resultados tendem a ser bombásticos... e raramente bons para o Cavaleiro das Trevas ou qualquer um de seus aliados.

... E não, a morte trágica do Heath Ledger não conta. Seu monstro.

  • Imagem: Reprodução/DC Comics
    Reprodução/DC Comics
    Imagem: Reprodução/DC Comics

    "Batman: O Cavaleiro das Trevas"

    No clássico de Frank Miller, o Coringa sai de um estado catatônico no Asilo Arkham após descobrir que o Batman voltou à ativa.

    Após fingir se recuperar e ganhar liberdade, o vilão volta a cometer as atrocidades de sempre, matando centenas de pessoas em uma onda de crimes até um confronto final com o Cavaleiro das Trevas em um parque de diversões em Gotham.

    No fim, Batman consegue paralisar o Palhaço, mas não chega a matá-lo. Desapontado, o Coringa usa suas últimas forças para quebrar o próprio pescoço - o que faz com que o herói seja considerado seu assassino, de qualquer forma.

  • Imagem: Reprodução/DC Comics
    Reprodução/DC Comics
    Imagem: Reprodução/DC Comics

    "Batman: A Piada Mortal"

    Este é um exemplo um tanto ambíguo.

    Na clássica história de Alan Moore e Brian Bolland,o Coringa finalmente é capturado após atirar e paralisar Barbara Gordon - que na época era a Batgirl - e colocar o Comissário Gordon em um verdadeiro inferno existencial.

    Os dois tem uma conversa franca, que termina com o Coringa contando uma piada e tanto ele quanto o Homem-Morcego rindo desesperadamente.

    De um painel para o outro, subitamente, as risadas acabam.

    Até hoje, fãs se perguntam se o Cavaleiro das Trevas decidiu dar cabo de seu antigo nêmesis na última página, como ele já havia indicado que aconteceria ao impostor no início da história.

    A resposta, é claro, fica com o próprio leitor, mas não é como se o vilão tivesse deixado de aparecer nas histórias futuras do Batman.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    "Batman", de Tim Burton

    Antes de Heath Ledger (mas depois de Cesar Romero), Jack Nicholson viveu o Palhaço do Crime nas telonas em "Batman", filme de 1989 dirigido por Tim Burton.

    No clímax, parece que o Coringa vai escapar via helicóptero após a luta final deixar o Homem-Morcego e Vicki Vale pendurados no parapeito da torre do relógio de Gotham.

    Batman, porém, amarra seu arqui-inimigo a uma gárgula, o que leva o Coringa a despencar de um arranha-céus até o chão. (É bom lembrar que, ao contrário dos quadrinhos, o Batman dos filmes do Tim Burton não se importava em matar seus vilões).

  • Imagem: Reprodução/
    Reprodução/
    Imagem: Reprodução/

    "Batman do Futuro: O Retorno do Coringa"

    Embora seja um filme focado em Terry McGinnis - o tal Batman do Futuro -, "A Volta do Coringa" revela como o Palhaço do Crime da clássica série animada dos anos 90 encontrou seu fim.

    Após capturar e torturar o Robin (Tim Drake) até ele virar um mini-Coringa, o vilão prepara uma armadilha para Batman para que ele seja morto por seu antigo ajudante.

    Tim, porém, consegue superar a lavagem cerebral, e atira no Coringa ao invés do Batman, acabando com o Palhaço do Crime de uma vez por todas.

    ... Bom, até o suposto "retorno" dele no filme.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    "Batman: Arkham City"

    Em "Batman: Arkham Asylum", a luta final envolve o Cavaleiro das Trevas e uma versão monstruosa do Coringa graças ao supersoro Titan (versão mais potente do que é aplicado a Bane).

    Infelizmente, nosso querido psicopata acaba envenenado pelo soro, que pede "ajuda" ao Batman ao também envenená-lo com seu próprio sangue.

    No fim da história, ironicamente, o Coringa destrói o resto do antídoto lutando contra o Batman para pegá-lo... sendo que ele ia salvá-lo de qualquer forma.

    Pelo menos os dois acham isso engraçado. E o Coringa ao menos deixou uma mensagem especial antes de partir.

  • Imagem: Reprodução/DC Comics
    Reprodução/DC Comics
    Imagem: Reprodução/DC Comics

    "Reino do Amanhã"

    Na clássica minissérie "Reino do Amanhã", o Coringa morre bem antes dos eventos da história, sendo responsável pela morte da redação do Globo Diário - incluindo Lois Lane.

    Após ser caçado por Superman e um novo herói conhecido como Magog (basicamente uma paródia do Cable, dos X-Men), o Palhaço é capturado pela polícia.

    Magog, sem querer deixar barato, assassina o vilão, o que leva o Homem de Aço ao exílio após vê-lo ser absolvido pelo tribunal e pelo público.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    "Injustiça"

    Não muito diferente de "Reino do Amanhã", em "Injustiça" o Coringa é responsável pela morte de Lois Lane.

    Ao contrário daquela história, porém, o Superman não tem qualquer dúvida em matá-lo como vingança, o que dá início à sua transformação em ditador mundial e vilão dos jogos e das HQs de "Injustice".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Geek

Topo