Jogos

Veja 10 bons jogos gratuitos para celular que não acabam com a sua bateria

Claudio Prandoni/UOL
Imagem: Claudio Prandoni/UOL

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

08/03/2016 17h25

Não é fácil acompanhar a evolução frenética dos games para celulares.

Ao melhor estilo 'PC Gamer', quando você menos percebe os jogos já avançaram tanto e exigem tanto do seu aparelho que aquele celular top de linha que você comprou há pouco mais de um ano já está parecendo uma carroça.

Felizmente, o catálogo de títulos mobile é tão amplo e variado que dá pra garimpar algumas joias escondidas - e até uns blockbusters - que rodam lisinho sem exigir um hardware muito poderoso e nem detonar a sua bateria.

Bônus: todos são jogos gratuitos!

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Super Tribes

    Fã de "Civilization"? "Super Tribes" reduz a experiência de estratégia e gerenciamento da aclamada franquia a um game com visual minimalista, meio artístico, e com uma quantidade bem limitada de rodadas. Dica: fazer uma 'run pacifista', focando em evoluir sua civilização e não atacar as outras, é mais fácil e rende mais pontos.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Tennis Champs Returns

    Excelente opção esportiva da lista. Versão renovada e adaptada de um game de destaque do AMIGA nos anos 90, captura como poucos títulos a emoção do tênis com tanta simplicidade. Coloridos gráficos 2D ao estilo 16-btis dão vida a partidas amistosas dividem espaço com um envolvente modo carreira, com missões que vão ficando cada vez mais complicados no decorrer do jogo, e desafios diários garantem algo novo para ver todo dia por um bom tempo.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Tomb of the Mask

    Com visual e sons bem retrôs, que remetem aos primeiros games do MS-DOS, "Tomb of the Mask" oferece partidas rápidas e desafiantes e um bom senso de evolução, com poderes especiais e habilidades diversas para habilitar ao acumular moedinhas. Perfeito para partidas bem rápidas no ônibus ou filas, sem precisar ficar se preocupando com loadings demorados e conexão com internet.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Peter Panic

    Inusitada mistura de "WarioWare" com musical - do estilo Broadway, no teatro e tal -, é lançamento mais recente do selo Adult Swim, braço de produções mais maduras do Cartoon Network. Peter quer renovar um teatro fechado para fazer uma montagem de "Peter Pan". Para juntar dinheiro é necessário participar de minigames frenéticos e, óbvio, ouvir diálogos cantados criativos e muito engraçados (em inglês somente, infelizmente). É possível jogar o game inteiro de graça, mas caso queira salvar a partida é necessário comprar a função por US$ 3.

  • Imagem: Arte/UOL
    Arte/UOL
    Imagem: Arte/UOL

    Fishing Break

    Misto de RPG e pescaria, segue fórmula consagrada de RPGs mobile com muitas moedinhas para acumular, pontos de experiência para evoluir seu personagem e um monte de itens e missões para colecionar e vencer. Dá para se conectar ao Facebook e usar a ajuda de amigos ou até comprar dinheiro virtual para avançar mais rápido, mas dá para jogar tudo sozinho e offline (e de graça!) sem se preocupar.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Threes

    Senti que estava faltando um quebra-cabeça: sucesso recente, "Threes" é a epítome do lema 'simplicidade sem perder complexidade'. O objetivo é parear blocos com múltiplos de três idênticos. A cada par formado o número do bloco aumenta, assim como o desafio. E é isso aí, nada de efeitos elaborados ou conexão constante com a internet para atrapalhar.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Rayman Fiesta

    Poucas franquias dos consoles se adaptaram tão bem ao mundo mobile como "Rayman". Mistura de aventura tradicional com games de corrida infinita, "Fiesta" é um dos episódios mais vibrantes das aventuras do herói nos celulares e smartphones, com gráficos bonitos, controles fáceis de lidar e uma dependência menor de internet (e hardware pesado) do que o mais recente, mas também ótimo "Rayman Adventures".

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Jetpack Joyride

    Game já consagrado no mobile, impressiona por ainda segurar bem a onda, tanto nos gráficos quanto na mecânica de jogo. De fato, volta e meia "Jetpack Joyride" ainda recebe atualizações de conteúdo, dando novos motivos para retornar a esse bem humorado clássico da Halfbrick.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Kingdom Rush

    Poucos gêneros encontraram terreno tão acolhedor no mobile como o tower defense. A tela de toque é ferramenta perfeita para liderar tropas diversas ao longo de trilhas e destruir inimigos. "Kingdom Rush" é uma das marcas mais nobres do segmento e, para celebrar, o primeiro episódio é oferecido de graça pela produtora há algum tempo. O conteúdo é farto e, caso você fique com vontade de jogar mais, já há outros episódios na série para curtir.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Clash Royale

    Mais nova cria do estúdio finlandês Supercell, de "Clash of Clans", o game mescla card game com Tower defense em um esquema fácil de entender e improvisar. Além disso, incentiva bastante o trabalho em equipe, com formação de clãs e trocas de cartinhas. Vale notar, como se trata de um jogo apenas online, o uso intenso de internet (seja 3G ou WiFi) faz dele o título desta lista que mais 'come' bateria.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Jogos

Topo