Jogos

Veja tudo o que sabemos sobre "Sonic Mania", novo jogo do herói da Sega

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

26/07/2016 15h35Atualizada em 24/02/2017 13h30

Para comemorar os 25 anos do Sonic, a Sega voltou mesmo às origens do herói: "Sonic Mania" é um jogo para PlayStation 4, Xbox One, Switch e PC que coloca o ouriço para correr em fases antigas dos primeiros títulos da série, além de cenários inéditos que transpiram nostalgia.
 
O jogo chega no primeiro semestre de 2017, ainda não tem preço divulgado e a expectativa é de que mais detalhes sejam divulgados até lá, mas pelo primeiro trailer e outras informações publicadas pela Sega já é possível saber bastante sobre como será "Sonic Mania".
  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Estilo Mega Drive

    Nada de fases tridimensionais, "Sonic Mania" resgata a mais pura essência bidimensional dos anos 90, quando Sonic estreou nos 16-bits. De fato, o próprio visual do herói é uma versão levemente modificada do que acostumamos a ver nos cartuchos de 20 e poucos anos atrás - só o tom de azul mudou um pouco e Sonic ganhou alguns novos movimentos e animações.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Drop Dash

    Sonic ganhou ao menos um novo movimento chamado Drop Dash. Não ficou ainda muito claro como ativar, mas com ele é possível pular e já cair no chão utilizando o Spin Dash - aquele movimento em que Sonic 'vira uma bolinha' no chão e dispara em alta velocidade.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Fases antigas

    "Sonic Mania" resgata e remixa clássicos do passado. O estágio mais notório, claro, é a colorida Green Hill Zone, primeira fase do primeiro "Sonic". Por vídeos divulgados já é possível ver que muitas partes da fase continuam iguais, mas outras foram modificadas acrescentando surpresas mesmo para veteranos.

  • Imagem: Arte/UOL Jogos
    Arte/UOL Jogos
    Imagem: Arte/UOL Jogos

    Trio clássico

    O ouriço azul não é o único velocista da aventura: Sonic tem a companhia da raposinha de duas caudas Tails e do equidna vermelho Knuckles, provavelmente propiciando estilos diferentes de explorar os níveis. Em jogos anteriores, Tails pode voar pelos cenários utilizando as caudas como uma hélice enquanto Knuckles pode escalar paredes e planar pelas fases - para "Sonic Mania" nada disso foi confirmado ainda.

    Vale notar: o vilão é o bom velho Dr. Eggman, com suas máquinas malucas que transformam os animais em robôs.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Pipoca!

    Uma curiosidade simpática: a fase inédita Studiopolis Zone mostra no cenário máquinas com o nome SegaSonic Popcorn Shop, alusão a uma obscura máquina de fazer pipoca que mostrava vídeos com Sonic e Tails preparando a guloseima. A fase traz ainda outras referências singelas à história da Sega, como elementos visuais de "Streets of Rage" e "Daytona USA".

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Feito por fãs

    O produtor do jogo, Takashi Iizuka, declarou que "Sonic Mania" é um "projeto passional, nascido do carinho dos fãs pelos clássicos jogos 2D do Sonic". Não é só da boca pra fora: o game conta com os talentos de Christian Whitehead, programador que ficou notório ao adaptar "Sonic 1", "Sonic 2" e, principalmente, "Sonic CD" para celulares e tablets com performance ainda melhor do que na época do Mega Drive.

    Participam também Simon Thomley, programador e dono do estúdio Headcannon (que ajudou na adaptação de "Sonic 1" e "2" para mobile) e o estúdio PagodaWest, do ótimo "Major Magnet".

    Por sua vez, a composição da trilha sonora fica a cargo de Tee Lopes, fã do Sonic que possui um canal no YouTube onde faz remix de diversas músicas de jogos do herói.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Só isso?

    Não! Além de "Sonic Mania" já está anunciado também para o final do ano que vem o jogo "Project Sonic 2017". Com versões para PS4, Xbox One, PC e até Switch, este é apenas o nome provisório do que provavelmente vai ser "Sonic Generations 2". O breve trailer mostra o Sonic atual atuando em conjunto com o Sonic Clássico - também chamado de Sonic 'gordinho'.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Jogos

Topo