Topo

Você lembra? Estes jogos já foram proibidos no Brasil (um deles ainda é!)

Do UOL, em São Paulo

23/06/2017 17h01

Às vezes aparecem jogos que fazem tanto sucesso quanto causam polêmica - caso típico da série "GTA" -, mas há situações também inesperadas.

Ao longo das últimas décadas, alguns games chamaram atenção por motivos variados, chegando até a ter a venda proibida no Brasil.

Listamos abaixo alguns dos episódios mais emblemáticos.

Jimmy, de "Bully"

  • Reprodução

    Bully

    Espécie de "GTA na escola", "Bully" foi visto como exemplo ruim para os jovens ao permitir brigar e fazer bullying com os colegas virtuais.

  • Divulgação

    Carmageddon

    O game de corrida e destruição causou polêmica ao incentivar que o jogador atropelasse as pessoas passando pela pista.

  • Reprodução

    Counter-Strike

    Outra proibição confusa: "CS" foi banido do Brasil por causa do mapa cs_rio, que retrata uma favela no Rio de Janeiro. O detalhe, porém, é que este mapa foi criado por fãs e não pela própria Valve, a produtora do jogo. Ou seja, não se trata de um conteúdo oficial do game.

  • Reprodução

    Doom

    Sucesso absoluto na primeira metade dos anos 90, o game de tiro "Doom" foi proibido no Brasil por algum tempo por causa da violência extrema e referências a demônios.

  • Divulgação

    Everquest Online

    Em uma decisão bem inesperada, o RPG online "Everquest Online" foi banido do Brasil pelo fato de que "leva o jogador ao total desvirtuamento e conflitos psicológicos 'pesados'; pois as tarefas que este recebe, podem ser boas ou más".

  • Montagem com imagem de divulgação

    GTA: Episodes From Liberty City

    Por conta de problemas de licenciamento da música "Bota o Dedinho pro Alto", a expansão de "GTA IV" foi proibida no mundo inteiro! Não demorou para a decisão deixar de valer, mas o problema em relação ao uso do funk brasileiro ainda segue.

  • Divulgação

    Postal 2

    Conhecido pela violência exagerada e uma boa dose de piadas de gosto duvidoso, o game de tiro "Postal 2" é mais um que foi proibido no Brasil - e continua proibido até hoje!

Mais Jogos