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SINUCA 3D

O jogo SINUCA 3D é parte integrante do pacote UOL Gametrack.

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Sinuca 3D com Snooker e Bola 8 de visual e física iguais aos da realidade, com controle total da ação e dos movimentos de câmera.

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Introdução

Objetivo do jogo

Sinuca é jogado com 6, 10 ou 15 bolas vermelhas não numeradas, chamadas simplesmente de vermelhas e de seis bolas de outras cores não numeradas, chamadas de coloridas. Há também a bola tacadeira, que é a bola branca. O objetivo do jogo é encaçapar as bolas legalmente de acordo com as regras e fazer uma quantidade de pontos maior que seu oponente. O valor em pontos de cada bola é o seguinte:

vermelha-1, amarela-2, verde-3, marrom-4, azul-5, rosa-6, preta-7

Um jogo completo é composto por uma ou mais partidas. Cada partida é composta por jogadas que se alternam de vez em vez entre cada um dos dois jogadores. Cada jogada é composta por uma ou mais tacadas. Cada tacada compreende desde o movimento do taco sobre a tacadeira até o final de toda a movimentação das bolas na mesa.

Regras de Bola-na-mão

O jogo de sinuca começa com a bola branca na mão do primeiro jogador. Ele deve por a tacadeira dentro do semicírculo D da mesa. O jogador é livre para escolher o local exato para por a bola, desde que não toque em nenhuma das bolas coloridas e esteja dentro do semicírculo. Após isso, segue-se com as regras de uma tacada normal.

Regras de Tacada

Quando chega a vez de um jogar fazer sua tacada, ele deve acertar uma das vermelhas primeiro. Cada tacada deve ser completada em um tempo limite (padrão 60 segundos), senão é falta.

Quando a bola visada da vez é vermelha, a tacada é legal quando:

  • A bola branca não é encaçapada.
  • A bola branca bate primeiro numa bola vermelha.
  • Apenas bolas vermelhas são encaçapadas.
  • Nenhuma bola é jogada para fora da mesa.
    Caso contrário, a tacada é ilegal com falta.

    Quando a tacada em bola vermelha é legal:
  • nenhuma bola vermelha foi encaçapada, a vez passa para o jogador oponente.
  • Se uma bola vermelha foi encaçapada, o jogador recebe tantos pontos quantas bolas vermelhas foram encaçapadas.

    A bola visada para a próxima tacada deve ser uma colorida.
    Quando a bola visada da vez é colorida (não vermelha), a tacada é legal quando:
  • A bola branca não é encaçapada.
  • Se ainda existe bolas vermelhas na mesa, então a bola branca bate primeiro em qualquer uma das bolas coloridas.
  • Se não existem mais bolas vermelhas na mesa, então a bola branca bate primeiro na bola colorida de menor valor.
  • Apenas a bola que foi batida primeiro pela bola branca é encaçapada.
  • Nenhuma bola é jogada para fora da mesa.
    Caso contrário, a tacada é ilegal com falta.

    Quando a tacada de uma bola colorida é legal:
  • Se nenhuma bola foi encaçapada, a vez passa para o jogador oponente.
  • Quando uma bola colorida é encaçapada então o jogador ganha tantos pontos quanto o valor da bola encaçapada.

    Faltas em sinuca

    Se uma tacada é ilegal com falta, a vez passa para o jogador oponente e este recebe pontos de penalidade:

  • 4 pontos se a bola branca foi encaçapada.
  • 4 pontos se excedeu o tempo limite de tacada.
  • 4 pontos se não a bola branca não bateu em nenhuma bola.
  • Se a bola branca bateu primeiro numa bola errada, então o valor desta bola.
  • Se uma bola errada foi encaçapada, então o valor desta bola.
  • Se uma bola jogada para fora da mesa, então o valor desta bola.

    Quando uma tacada gera mais de uma falta, o oponente recebe apenas o valor da falta mais grave. O valor mínimo de penalidade é de 4 pontos.

    Se a bola branca foi encaçapada, o outro jogador deve então recolocá-la na mesa, segundo as regras da Bola-na-mão. Se a uma bola colorida foi encaçapada ou jogada fora da mesa, ela deve voltar a sua posição original na mesa, antes da próxima jogada. Bolas vermelhas encaçapadas erroneamente ou jogadas fora nunca voltam à mesa.

    Ao passar a vez depois de uma falta, o jogador deve fazer a tacada com as bolas do jeito que estão. Se ele se sentir ensinucado pode pedir para passar a vez ao outro jogador, o que fez a falta, para jogar a tacadeira da posição em que está.

    Reposição de bola colorida na mesa

    Quando uma bola colorida deve ser reposta na mesa para a próxima tacada, segue-se a seguinte ordem de prioridade de posicionamento:
    1. Na marca de posição inicial da bola em questão na mesa.
    2. Se estiver ocupada, na marca desocupada de bola de maior valor.
    3. Se todas as marcas estiverem ocupadas, total ou parcialmente, a bola será colocada no ponto mais próximo possível de sua própria marca, sem tocar em outra bola, com orientação em direção à tabela superior.
    4. Se mesmo assim for impossível a recolocação da bola, por impedimento da tabela superior, deve-se escolher o ponto que mais próximo da marca original, em igual colocação e alinhamento, com orientação em direção à tabela inferior.
    Se retornam ao jogo simultaneamente duas ou mais bolas, as impedidas de voltar à marca original serão recolocadas com preferência pelas de maior valor primeiro.

    Regras de fim de partida

    A partida termina quando a única bola na mesa é a preta e:
  • ela é encaçapada na próxima tacada legal.
  • a próxima tacada gera uma falta.

    Desempate:

    Se as pontuações dos dois jogadores após o fim da partida são iguais, a bola preta é recolocada na mesa em sua posição original e o jogador da vez coloca a bola branca segundo as regras da Bola-na-mão. O jogo continua então segundo as regras acima, até que a bola preta seja encaçapada legalmente ou uma falta seja cometida.

    Regras de fim de jogo

    O jogo termina quando um dos jogadores chegar ao limite de pontos acumulados total ou ao limite de vitórias em partidas, configurado conforme opção de criação de sala de jogo. O fluxo de pontos de ranking entre os jogadores ocorre de acordo com o nível atual de pontos do jogador vencedor e do derrotado, independente do placar do jogo.

    Sobre o Placar

    O placar do jogo é divido em 3 partes.
  • A coluna T indica os pontos que cada jogador fez na última jogada.
  • A coluna P indica o total de pontos que cada jogador tem na partida atual.
  • A coluna J indica a quantidade de pontos acumulados que o jogador tem em todas as partidas até o momento.

    Se a vitória é contada sobre a quantidade de partidas ganhas e não pelos pontos acumulados, então esta coluna indica quantas partidas cada um já venceu até o momento.