Nintendo

Sinistro: filme de "Super Mario" 'previu' o fim das Torres Gêmeas

Reprodução
Cena de "Super Mario Bros. - O Filme", de 1993 Imagem: Reprodução

Victor Ferreira

Do Gamehall, em São Paulo

Cena do clímax do filme ganhou contornos bem mais perturbadores anos depois de seu lançamento

Há muito de bizarro no filme de "Super Mario Bros.", lançado originalmente em 1993 e o primeiro grande exemplo de adaptações terríveis de games no cinema, que transformou o mundo o icônico mascote da Nintendo em uma distopia cyberpunk.

Mas nada supera o fato de que o filme "previu" uma das imagens mais chocantes do século XXI: a destruição das Torres Gêmeas nos ataques de 11 de setembro de 2001.

Um pouco de contexto: no filme, o vilão Koopa (interpretado por Dennis Hooper) domina uma realidade paralela - o chamado "Reino dos Cogumelos" - em que dinossauros evoluíram até se tornar figuras humanóides, e seu objetivo é unir esta dimensão com o nosso mundo.

Sua base de operações no filme são as Torres Koopa, essencialmente versões semidestruídas do World Trade Center de Nova York.

(Eu não estava brincando quando falei que é um filme bizarro.)

No clímax do filme, quando as duas realidades estão se unindo, as Torres Gêmeas se transformam brevemente nas Torres Koopa, e o efeito é um tanto perturbador para o público de hoje em dia.

Enquanto isso acabou virando pano de manga para muito conspirólogo por aí, é importante notar que, nos anos 90, Hollywood mostrar Nova York destruída, o que por tabela envolvia as Torres Gêmeas.

É só ver a cena de "Armageddon" em que cometas acabam com vários pontos famosos da cidade, como o Empire State, a Grand Central Station e - é claro - o World Trade Center.

Talvez o caso mais assustador das "previsões" do 11/9 aconteceu no piloto de "The Lone Gunmen", o spin-off de "Arquivo X" que durou apenas 13 episódios. Na história, o trio de heróis descobre e impede um plano de fabricantes de armas para atacar o World Trade Center com um avião guiado por controle remoto para forçar os EUA a entrar em guerra com ditadores anti-americanos.

Detalhe: o episódio foi ao ar em março de 2001.

O que, ignorando a parte da teoria da conspiração, é essencialmente o que aconteceu no mundo real.

Ainda assim, o filme de "Super Mario Bros." se destaca por duas formas: a primeira é por ser um filme voltado para o público infantil e baseado em um jogo que não tem nenhum motivo para mostrar as Torres Gêmeas - além do fato de que Mario e Luigi são de Nova York; e a segunda porque a imagem seria considerada de mau gosto até em 1993, já que foi naquele ano que uma van explodiu na garagem da Torre Norte, matando 6 pessoas, e que tinha como objetivo derrubar um edifício sobre o outro, devastando boa parte do centro comercial de Manhattan.

Se, por curiosidade mórbida, você quiser ver o resto do filme e mais das Torres Koopa, a versão dublada de "Super Mario Bros." está disponível no YouTube.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

UOL Jogos
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo