"Civilization" terá para sempre um lugar guardado no panteão dos jogos clássicos de estratégia para computador. A criação de Sid Meier sobreviveu ao "teste do tempo" que o primeiro jogo da série citava e, mesmo depois de três versões, a fórmula básica continua praticamente intocada. Como fazer uma expansão para algo assim? Adicionando mais conteúdo à mistura. Os dois maiores destaques da expansão "Play the World" são a opção multiplayer e novos elementos adicionados para oferecer variedade à excelente base de "Civ III".
Civilizações do mundo, unidas!A opção multiplayer pode ser jogada pela Internet, em rede local (LAN), através de e-mail ou até mesmo em "hot-seat" (todo mundo compartilhando um único computador, alternando a vez a cada turno). Deixando a conexão de lado, dois novos fatores entram na mistura: a maneira como os turnos são gerenciados pelo jogo e as modalides de jogo.
No que se refere aos turnos, jogadores tem a opção clássica de avançar manualmente os turnos. Alternativamente, é possível sincronizar todos os jogadores realizando o mesmo turno simultaneamente (para evitar esperas desagradáveis) ou experimentar a radicalmente diferente opção "Turnless". Ao habilitar isso, os turnos deixam de existir. Em um intervalo de tempo determinado os bônus de produção e limites de movimento são atribuídos, dando um novo ritmo ao game. A opção é bem-vinda pela variedade, mas a maioria dos fãs vai preferir ficar com as opções tradicionais.
As modalidades são a parte apetitosa do multiplayer (apesar de poderem ser habilitadas no single-player): é possível adicionar novas condições de vitória que dão mais agilidade e estratégia ao jogo. Um bom exemplo é Regicide: cada civilização ganha um chefe de estado. Essa peça deve ser protegida a todos os custos - se o inimigo matá-la, é Game Over. A Firaxis até adaptou o popular Capture the Flag dos jogos de tiro em uma modalidade que obriga o jogador a raptar uma princesa e trazê-la à sua base!
Além de tudo isso, os veteranos de "Civ III" ganharão uma longa lista de extras para deixar o jogo tradicional com um ar mais novo: oito novas civilizações (com direito a unidades inéditas), novas unidades militares, uma nova Maravilha do Mundo... as categorias incrementadas são muitas, mas apenas pequenas mudanças para garantir o equilíbrio do game. Elas definitivamente ajudam aos fãs que clamavam por novidades.
O disco conta também com uma verdadeira caixa de Pandora: uma pasta cheia de arquivos criados por fãs foi adicionada ao game. Lá você encontrará de tudo: mapas, novos gráficos e outras modificações. Apesar de trazer uma quantidade gigantesca de material, está tudo bagunçado e sem explicação (contendo até alguns arquivos incompletos). Quem tiver paciência de investigar essa pasta poderia potencialmente expandir ainda mais o apelo da série.
Síndrome de abstinência?
CONSIDERAÇÕES
"Civilization" é um jogo que não mudou muito em cinco anos, mas ainda assim continua criando uma enorme legião de fãs que não se cansa do título - é só ver pelo enorme número de pessoas que comprou as duas continuações, apesar das pequenas mudanças. Se seu corpo já está exigindo uma dose mais concentrada do game, a expansão é uma boa pedida - só não espere uma mudança radical de tudo aquilo em que a série se apóia.