UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

Counter-Strike: Condition Zero

19/03/2004

da Redação
"Counter-Strike", a modificação de "Half-Life", pegou o mundo de surpresa. Os "mods", como são conhecidos, já tinham feito sucesso em games anteriores como "Quake", mas ninguém estava pronto para o realismo, ritmo rápido e estratégia de trabalho em equipe de "Counter-Strike". Mas o game só funciona quando jogado com outras pessoas na Internet. Pensando nisso, a produtora Sierra decidiu "consertar" esse problema e criar uma versão para um jogador. Este é "Condition Zero".

Counter com história

"Condition Zero" começou seu desenvolvimento como uma adaptação da fórmula de "Counter-Strike" para a narrativa de "Half-Life" nas mãos da Ritual Entertainment (de "Elite Force"). Só que por motivos desconhecidos o trabalho de produção foi transferido para a Turtle Rock, que transformou a idéia original numa série de missões curtas com estrutura parecida com a de "Unreal Tournament".

O jogo roda exatamente como uma partida online, só que com bots (personagens controlados pelo computador) dos dois lados e objetivos especiais (como "matar pelo menos um inimigo"). O problema do jogo é que as duas idéias foram mantidas no produto final: a primeira como "Deleted Scenes" e obviamente um produto sem acabamento, e a segunda como uma curta e simples adição do que os jogadores já estão acostumados na Internet.

Para complicar mais essa confusão de dois módulos, ambos continuam apoiados no mecanismo de "Half-Life", um jogo de cinco anos de idade. Apesar de algumas pequenas atualizações, fica difícil não perceber como é antiquado o seu visual: nenhum efeito especial, texturas simples, modelos 3D quadrados. Se dá para tirar uma vantagem disso, pelo menos não é necessário um supercomputador para rodar o game.

Deviam ter sido deletadas mesmo

A parte mais sofrível de "Condition Zero" é decididamente a "Deleted Scenes": apesar de ser um extra, é o que muitas pessoas esperavam do jogo. Além de contar com uma inteligência artificial terrível (a maioria dos inimigos fica em fila indiana na sua frente para atirar), cada missão coloca o jogador no papel de um agente especial diferente, em um país diferente, com uma crise diferente. Depois das elaboradas tramas de "Rainbow Six" e até mesmo "Half-Life", é triste ver missões tão desconexas.

O "Condition Zero" propriamente dito, uma versão offline com bots do jogo de sucesso, como explicado acima, traz uma inteligência artificial mais interessante. Seus companheiros e inimigos se portam de uma maneira bastante realista - com algumas reações inesperadas, até - recriando parte da diversão de se jogar online. Mas não espere nada que você não veria normalmente em qualquer servidor online.

CONSIDERAÇÕES

"Condition Zero" pode valer a pena para quem quer comprar um disco com a versão mais atual de "Counter-Strike" para jogar online. Mas quem já tem o título e estava em busca de uma versão offline com um belo enredo e surpresas irá ficar seriamente desapontado.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Counter-Strike: Condition Zero (Pc)

    117 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Turtle Rock
    Lançamento: 23/03/2004
    Distribuidora: Sierra Ent.
    Suporte: 1-32 jogadores, online
    Configuração mínima: PIII 500MHz, Win 98/ME/XP, 96MB de RAM, Placa de vídeo com 16MB de RAM, 500MB de HD, Placa de Som
    DispensávelAvaliação:
    Dispensável

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host