UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

Dragon Age 2

30/03/2011

PABLO RAPHAEL
da Redação
A canadense BioWare já conquistou seu lugar entre as principais produtoras de RPGs deste lado do globo, com games como "Knights of the Old Republic", e, claro, "Mass Effect". O universo de "Dragon Age", introduzido em 2009, bebe em uma fonte mais antiga e é considerado por muitos, o sucessor espiritual de "Baldur's Gate", clássico de fantasia medieval nos computadores.

Lançado em 2009, "Origins" introduziu o mundo de Thedas e a guerra entre os cavaleiros Grey Warden e os Darkspawn, demônios decididos à dominar o mundo. O charme do jogo estava nos vários prelúdios possíveis, que mudavam de acordo com a escolha de raça e classe do jogador, como em um RPG "de mesa", ao estilo "Dungeons & Dragons". Várias expansões depois, chega "Dragon Age 2", uma continuação que, mesmo com algumas falhas, eleva o nível da aventura de fantasia épica da BioWare.

De refugiado à campeão

A principal diferença entre "Origins" e "Dragon Age 2" está no escopo da história: no primeiro jogo, o herói não era tanto o personagem principal, mas sim um coadjuvante importante no desenrolar dos eventos. Em "Dragon Age 2", a aventura é sobre Hawke, o herói controlado por você.

Você pode escolher o sexo, a classe - mago, guerreiro ou ladino - e a aparência de Hawke, mas isso é tudo. Seu passado, como refugiado de Ferelden, sua família e suas motivações iniciais são pré-definidas. Melhor ainda, Hawke fala, diferente do herói mudo do jogo anterior.

O herói pré-definido parece uma limitação, mas é na verdade o maior mérito de "Dragon Age 2". O personagem é melhor desenvolvido, tanto em sua história pessoal - a ascensão de Hawke, de refugiado à campeão de Kirkwall - quanto em sua relação com os outros aventureiros, que pode evoluir e terminar em romance, grandes amizades ou mesmo em rivalidade.

Nesse sentido, "Dragon Age II" é muito parecido com "Mass Effect", e os jogadores ganham com isso, ao lidar com personagens mais interessantes e envolventes. A semelhança com "Mass Effect" fica clara no sistema de diálogos, em que um disco apresenta várias opções, com frases que sugerem o que Hawke vai dizer. O game inclusive aprimora esse sistema, com ícones que indicam o sentido geral da frase, se a fala será gentil, rude, uma piada, uma cantada ou uma mentira, entre outras possibilidades.

Conheça os personagens, suas classes e motivações


Você pode transferir os dados de suas aventuras em "Origins" - inclusive conteúdo adicional - e "Awakening" para "Dragon Age 2". Mesmo ambientado em uma região distante de Thedas, os eventos do jogo anterior influenciam na história, seja em conversas e rumores sobre o "Herói de Ferelden" ou em encontros durante o jogo. Você salvou os lobisomens da maldição em "Origins"? Então Hawke pode encontrar um refugiado que foi um dos amaldiçoados, vagando pela estrada em Free Marches.

O sistema de combate foi remodelado e ficou mais ágil do que em "Origins". Ainda é possível pausar as batalhas e determinar comandos para cada personagem, mas a BioWare não espera que você faça isso. É possível saltar de um membro do grupo para outro com um toque de botão, sem necessidade de interromper as lutas, que são rápidas, frequentes e brutais.

Detalhes que fazem a diferença

São mudanças pequenas, mas que tornam a experiência muito mais confortável nos consoles do que no game anterior, onde o PC era a plataforma mais indicada. Para quem prefere combates mais estratégicos, é possível definir ações e táticas para cada personagem, mas é possível atravessar o game tranquilamente sem lidar com essa função.

Falando em mudanças, "Dragon Age 2" recebeu um belo tratamento visual, com cenários e personagens mais detalhados e ângulos de câmera que tornam as cenas e diálogos mais interessantes. Não é tão bonito quanto "Mass Effect", por exemplo, mas é uma evolução considerável para a série.

O game é ambientado na cidade de Kirkwall e na região de Free Marches, ao seu redor. A cidade é dividida em várias áreas, com bairros luxuosos, áreas comerciais agitadas, um porto e favelas perigosas. O mapa apresenta um bom sistema de navegação, que permite, inclusive, alternar entre dia e noite - algumas missões e encontros só ficam disponíveis em certos horários. As ruelas da periferia são muito mais perigosas na calada da noite, por exemplo.

Desenvolvedores falam sobre o sistema de combate


Infelizmente, por melhor elaborados que sejam os cenários de "Dragon Age 2", é neles que residem as maiores falhas do jogo. A vida em Kirkwall é estática e durante os três anos em que a história avança, nada muda na cidade. As cavernas que servem de locação para as missões secundárias são muitas vezes, idênticas: o esconderijo dos magos em uma montanha é igual, em cada detalhe, ao covil dos sequestradores da missão anterior.

Outro problema é a duração de cada parte do jogo: "Dragon Age 2" se desenrola em três anos, sendo a primeira parte muito demorada, a segunda - e melhor - é o clímax do jogo e é mais curta, enquanto a terceira e última não é tão emocionante, mas é acelerada, com pressa para encerrar a aventura. Não é algo que vá arruinar a experiência do jogador, principalmente de quem busca um RPG com muitas horas de duração e dezenas de aventuras paralelas, mas poderia ser melhor trabalhado pelos roteristas da BioWare.

CONSIDERAÇÕES

Com "Dragon Age 2", a BioWare soube dar continuidade ao universo fantástico apresentado em "Origins", agora em um cenário menor porém mais elaborado, que coloca Hawke, o herói controlado pelo jogador, no centro do palco. Mesmo com pequenas falhas, "Dragon Age 2" oferece muitas horas de aventura na melhor tradição da fantasia épica de "Baldur's Gate" e "Dungeons & Dragons" e é imperdível para os fãs de espada e magia.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Dragon Age 2 (Pc)

    181 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: BioWare
    Lançamento: 08/03/2011
    Distribuidora: BioWare
    Suporte: 1 jogador, cartão de memória
    Configuração mínima: Windows XP/Vista
    Outras plataformas: PS3 X360
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host