UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

Enter the Matrix

21/05/2003

da Redação
Depois de quatro longos anos de espera, a continuação de "Matrix" finalmente chega aos cinemas do mundo inteiro. E com ele, seus criadores decidiram fazer algo sem precedentes nos videogames: produzir, paralelamente, um game que explica eventos não exibidos diretamente no longa metragem, mas que estão intimamente ligados ao desenrolar da trama.

Em termos de produção, o investimento valeu a pena: além de ser lançado ao mesmo tempo que o filme, o título traz quase uma hora de vídeos que foram filmados junto com "Matrix Reloaded" especialmente para o game. Personagens como o Chaveiro e Ghost, que têm pequenas participações no filme, assim como outros que nem aparecem, como Sparks, o piloto da Logos.

Conecte-se

Uma vez plugados, jogadores entram no mundo virtual em missões de ação que trazem o mesmo teor do filme: longos e elaborados tiroteios, muitos golpes de artes marciais, perigosas perseguições automotivas e até uma cena no mundo real, dirigindo uma das naves. É possível completar cada uma das missões tanto no papel de Niobe como no de Ghost, passando por diferentes objetivos e pontos de vista.

A ação do jogo é bastante simples. Jogadores têm botões para usar seus golpes, atirar, desarmar inimigos (algo muito importante para obter novas armas de fogo), mas o grande destaque fica para o modificador "Focus". Esse comando ativa o "Bullet Time", aquela câmera lenta que ficou famosa no primeiro filme. Ao ativar esse recurso, todos os comandos são ampliados: um simples salto para frente vira um parafuso com dezenas de tiros certeiros disparados contra os inimigos. Em alguns casos, você nem precisa usar outro botão: é só andar em direção à parede que seu personagem passa a andar de lado.

Tudo é fácil... e olha que você nem é o Predestinado!

Apesar de visualmente bonitos, esses comandos sofrem em termos de jogabilidade. Enquanto "Max Payne" deixava a câmera lenta interessante por permitir novas opções (mira cuidadosa do jogador ou desviar de balas), "Enter the Matrix" faz praticamente o contrário: simplesmente tira o controle da mão do jogador. Durante o uso do "Focus", todos os tiros são certeiros, todos os golpes são mortais e desviar das balas é um brincadeira. Em suma: o game perde boa parte de sua graça.

No geral, as missões do jogo se esforçam para ser interessantes e variadas, mas o resultado parece extremamente genérico: a maioria das missões solta você em um ambiente sem graça, perambulando sem muita direção e matando tudo que vê pela frente, ou dirigindo carros e atirando para todos os lados. Existem muitos poucos elementos para diferenciar uma missão da outra, e apesar de trazer um enredo para amarrá-las, mesmo os vídeos e cenas não-interativas acabam soando como uma desculpa para adicionar mais fases.

Isso não é real

Um dos aspectos mais interessantes do game é uma interface para hackear o game. Essa opção apresenta um prompt de sistema operacional semelhante ao do DOS. Jogadores podem testar seus conhecimentos de informática tentando desvendar os quebra-cabeças que utilizam comandos, senhas e até um certo grau de adivinhação para manipular certos atributos do game. Dentro dessa modalidade é possível destravar acesso às artes de pré-produção, acionar trapaças e até liberar modalidades secretas. A idéia é extremamente original e até bem executada, mas infelizmente as opções ainda são poucas para todo o potencial desse conceito.

CONSIDERAÇÕES

"Enter the Matrix" é uma corajosa empreitada para melhorar a qualidade dos jogos licenciados de filmes de Hollywood. Por um lado, ela pode ter sido um fracasso por criar um game mediano para qualquer um que não seja absolutamente fanático pela trilogia cinematográfica - mas não há dúvidas de que seu conceito de produção será muito imitado no futuro.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Enter the Matrix (Pc)

    8 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Shiny
    Lançamento: 14/05/2003
    Distribuidora: Atari
    Suporte: 1 jogador
    Configuração mínima: PIII 800MHz, 128 MB de RAM, CD 4X, 4300 MB de HD, DirectX v9.0
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host