Ah, se eu ganhasse um dólar toda vez que um jogo diz ser "cinematográfico"... salvo um raro Metal Gear Solid ou coisa semelhante, quase todos falham em cumprir essa promessa. E é por isso que a proposta de Max Payne desconfiava: um jogo de tiro em terceira pessoa que não apenas era cinematográfico, mas também pegava e incorporava o que é hoje (graças a The Matrix) o mais manjado efeito especial: Bullet Time.
Explicamos: Bullet Time é aquele efeito de câmera lenta em que podiamos ver Neo se desviando das balas no filme. E é exatamente isso que Max Payne oferece: com um simples botão, você coloca todo o jogo em câmera lenta, permitindo que você escape das balas e acerte seus oponentes... tudo no intervalo de um salto.
O resultado é simplesmente impressionante: a Remedy conseguiu não apenas transformar a mecânica do Bullet Time em algo muito jogável, funcional e divertido, mas também permeou o mundo de Payne com uma narrativa e apresentação que são, sem sombra de dúvida, cinematográficos. Esqueça Half-Life: a história do policial Payne é intrigante, interessante e exageradamente sombria... o que mais poderiamos desejar?
A força do jogo está em incorporar essa idéia da câmera lenta, sem transformá-la em uma opção inútil ou desequilibrando a dificuldade da experiência. Pense no Bullet Time como mais uma das armas do policial... usada com cuidado, ela salva a sua vida. Ao ativar o botão dessa manobra, o Universo diminui sua marcha e você pode saltar, desviar das balas e mirar cuidadosamente em seus oponentes. E se você acha que isso é legal só de ouvir, espere só para ver as seqüências de ação do jogo.
E não pense que só isso que dá ao jogo seu charme sombrio: os acontecimento do enredo, as partes não-interativas na forma de história em quadrinho, a narração estilo film noir (com metáforas de deixar Humphrey Bogard com inveja), os objetivos das suas missões e até mesmo algumas das ações tomadas pelo protagonista ajudam a criar uma das melhores atmosferas já vistas em um jogo eletrônico.
O cuidado do jogo é tal que até as conversas dos capangas impressionam. Uma das situações mais engraçadas coloca dois bandidos em uma pequena sala. Ao avistar você, eles atiram e ficam esperando. Se você recuar, pode ouvi-los discutindo: "Vai lá matar ele!" - "Eu não... eu não sou doido!".
CONSIDERAÇÕES
Enfim, Max Payne é o pacote completo. Pode não ter um modo multiplayer (com o bullet time isso seria meio impossível...) e ser um tanto curto, mas enquanto dura é uma das mais incríveis experiência que um PC pode trazer até você.