UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

Max Payne

10/08/2001

da Redação
Ah, se eu ganhasse um dólar toda vez que um jogo diz ser "cinematográfico"... salvo um raro Metal Gear Solid ou coisa semelhante, quase todos falham em cumprir essa promessa. E é por isso que a proposta de Max Payne desconfiava: um jogo de tiro em terceira pessoa que não apenas era cinematográfico, mas também pegava e incorporava o que é hoje (graças a The Matrix) o mais manjado efeito especial: Bullet Time.

Explicamos: Bullet Time é aquele efeito de câmera lenta em que podiamos ver Neo se desviando das balas no filme. E é exatamente isso que Max Payne oferece: com um simples botão, você coloca todo o jogo em câmera lenta, permitindo que você escape das balas e acerte seus oponentes... tudo no intervalo de um salto.

O resultado é simplesmente impressionante: a Remedy conseguiu não apenas transformar a mecânica do Bullet Time em algo muito jogável, funcional e divertido, mas também permeou o mundo de Payne com uma narrativa e apresentação que são, sem sombra de dúvida, cinematográficos. Esqueça Half-Life: a história do policial Payne é intrigante, interessante e exageradamente sombria... o que mais poderiamos desejar?

A força do jogo está em incorporar essa idéia da câmera lenta, sem transformá-la em uma opção inútil ou desequilibrando a dificuldade da experiência. Pense no Bullet Time como mais uma das armas do policial... usada com cuidado, ela salva a sua vida. Ao ativar o botão dessa manobra, o Universo diminui sua marcha e você pode saltar, desviar das balas e mirar cuidadosamente em seus oponentes. E se você acha que isso é legal só de ouvir, espere só para ver as seqüências de ação do jogo.

E não pense que só isso que dá ao jogo seu charme sombrio: os acontecimento do enredo, as partes não-interativas na forma de história em quadrinho, a narração estilo film noir (com metáforas de deixar Humphrey Bogard com inveja), os objetivos das suas missões e até mesmo algumas das ações tomadas pelo protagonista ajudam a criar uma das melhores atmosferas já vistas em um jogo eletrônico.

O cuidado do jogo é tal que até as conversas dos capangas impressionam. Uma das situações mais engraçadas coloca dois bandidos em uma pequena sala. Ao avistar você, eles atiram e ficam esperando. Se você recuar, pode ouvi-los discutindo: "Vai lá matar ele!" - "Eu não... eu não sou doido!".

CONSIDERAÇÕES

Enfim, Max Payne é o pacote completo. Pode não ter um modo multiplayer (com o bullet time isso seria meio impossível...) e ser um tanto curto, mas enquanto dura é uma das mais incríveis experiência que um PC pode trazer até você.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Max Payne (Pc)

    55 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Remedy Entertainment
    Lançamento: 23/07/2001
    Distribuidora: Gathering
    Suporte: 1 jogador
    Configuração mínima: Pentium II 450MHz, 96 MB de RAM, CD-ROM 8X, Placa 3D com 16MB de RAM, 600 MB de HD space, mouse, Placa de som, DirectX v8.0a
    Outras plataformas: XB
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host