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Rome: Total War

22/10/2004

da Redação
O Império Romano foi indiscutivelmente um dos mais impressionantes da história da humanidade, tanto em termos de conquistas quanto pela sua duração. Não é coincidência que os criadores de "Shogun" e "Medieval: Total War" optaram explorar esse tema. "Rome: Total War" se apóia em muitos dos elementos dos antecessores, com novas fórmulas e muitos confrontos históricos capazes de entusiasmar qualquer entusiasta do gênero.

Tudo em família

Jogadores devem controlar uma de três famílias durante a expansão do império, começando cerca de 300 anos antes de Cristo. No início da jornada, a meta é expandir fronteiras sob comando do senado e se defender dos bárbaros. Eventualmente, as famílias começam a lutar entre si pelo poder, resultando na segunda parte da ação.

Como nos outros games, a fórmula de "Rome" se divide em duas fases. Além dos combates militares estratégicos em tempo real, os pretendentes a imperador devem gerenciar suas tropas, cuidar da diplomacia, construir cidades e criar uma família forte e influente. No tradicional sistema patriarcal da cultura, família é um dos elementos importantes do game: o jogador é avisado de casamentos e deve usar novos membros da prole como generais e governadores, dependendo de suas habilidades.

Exatamente por causa disso, a proteção dos familiares é vital. Eles podem significar a diferença entre vitória e derrota simplesmente pelos bônus que oferecem durante um confronto ou a estabilidade que conferem às cidades, mas suas mortes também significam o fim de uma linhagem. Esse equilíbrio é um dos elementos mais interessantes de "Rome", especialmente no modo multiplayer, que costuma ser mais agressivo.

O mundo em suas mãos

O novo mapa geral não está apenas mais realista, mas agora trata o movimento de tropas de forma analógica. O game oferece estradas que aceleram o movimento, e é possível passar por uma mesma província ao lado de outra tropa sem confrontos. Todo o sistema parece mais orgânico, e abre muitas novas possibilidades.

Como antes, sítios são armas importantes na conquista de novas cidades. A possibilidade de conquista sem um ataque direto será utilizada com freqüência pelo bom planejador. Da mesma forma, soluções burocráticas e diplomáticas serão necessárias para garantir a supremacia da família e do império. Ao contrário dos games anteriores, o senado serve como uma espécie de "chefe" das três famílias, pedindo que certas missões sejam completadas. O sucesso não apenas resulta em mais recursos para expansão, mas maior influência (que depois será usada para tomar o poder).

Nem por isso o sistema de combate é menos denso. Escolhas de manobras militares, formações, caminhos utilizados e o tipo de unidade podem ser fatores decisivos a qualquer momento. E como não é possível simplesmente ficar criando novas unidades como em "Command & Conquer", todas as ações devem ser bem planejadas. Quem não gosta muito dessa complexidade toda, porém, tem a opção de deixar o computador sujar as mãos com os combates.

Outra novidade são as batalhas navais, que não são simuladas diretamente como os confrontos em terra firme. A opção pode parecer simplória, mas de certa forma não deixa de ser realista - elas não recebiam o mesmo tratamento estratégico.

À César o que é de César

Uma vez vencida a longa campanha, jogadores ganham a opção de controlar inimigos como os gauleses, bretões e cartaginenses. Ao contrário das três famílias, eles oferecem novas unidades. Completando o pacote estão alguns combates históricos para você reviver no conforto do lar. Apesar da maior dificuldade e número de opções, o game é acompanhado de um excelente tutorial, que pode continuar dando dicas na forma de conselheiros durante a partida.

CONSIDERAÇÕES

É a complexidade, variedade e realismo de "Rome: Total War" que cativam os fãs do gênero. Esse definitivamente não é um produto para jogadores casuais, mas um dos mais brilhantes títulos em seu nicho. Uma versão mais incrementada e elaborada de uma das séries de maior renome do gênero, a união entre assunto e fórmula de "Rome" é nada menos do que perfeita.

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    Rome: Total War (Pc)

    51 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Creative Assembly
    Lançamento: 07/2004
    Distribuidora: Activision
    Suporte: Multiplayer via LAN e Internet
    Configuração mínima: Pentium III 1GHz; 256MB de RAM; CD 8X; 2,9GB de HD; Placa 3D com 64MB de RAM; DirectX 9.0b (incluso)
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível
    DOWNLOADS
    Tamanho: 162MB

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