UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

The Sims 2: Vida de Universitário

07/03/2005

da Redação
O simulador doméstico "The Sims" não foi apenas um campeão de vendas, mas também um dos jogos a receber o maior número de expansões: nada menos do que sete. Agora a continuação "The Sims 2" recebe sua primeira adição em "Vida de Universitário", mas com um conceito um pouco diferente - ele acrescenta toda uma nova fase à vida digital dos Sims.

Estudar e se divertir

Como o nome sugere, essa expansão cobre aqueles anos mágicos da faculdade, adicionando uma nova faixa etária para os Sims. Ao atingir a adolescência, eles podem sair de casa tentar abrir novas portas de carreira fazendo um curso superior. O resultado é algo não muito distante do filme "Curtindo a Vida Adoidado", claramente voltado para a concepção norte-americana de faculdade... pelo menos até algum fã brasileiro adicionar o item Baralho de Truco.

O pacote traz três faculdades prontas, além da habilidade de criar a sua própria. Os Sims que estão estudando nesses locais seguem algumas regras especiais que oferecem diversas novas possibilidades para o game. O Sim jovem chega a uma verdadeira cidade universitária com 500 simoleons (a moeda local), sendo forçado a se instalar em uma das repúblicas da instituição. Esses prédios abrigam normalmente uma série de pequenos quartos com um mínimo de mobília: você precisa clamar um deles colocando sua foto na porta, permitindo que ela seja trancada (e obstrua a visão do que acontece dentro do local enquanto ela está fechada). Sem a necessidade de comprar móveis, e com um refeitório que fornece comida gratuitamente e sem trabalho, a rotina dos Sims universitários é bastante diferente da de um Sim caseiro.

Influências externas

A atualização traz uma grande gama de novas ações para os Sims. Algumas das mais simples incluem passatempos populares em faculdades norte-americanas como fazer embaixadas, mas vão até outras mais vistas em filmes como sair correndo pelado. O game se destaca pela adição de uma opção extremamente importante: manipulação. Um Sim popular e com sucesso em seus objetivos aumenta seu poder de persuasão, permitindo que ele dê ordens diretas para outros Sims - que podem ir simplesmente fazer sua lição de casa ou até mesmo beijar outro Sim. Isso expande muito as possibilidades do game... e pode ser usado mesmo FORA das faculdades.

Mas isso não quer dizer que os Sims agora só se divertem. O processo de conseguir um diploma leva cerca de 30 dias (no tempo do jogo, caso você não repita nenhum ano) e exige que o personagem estude, escreva relatórios, faça lição de casa (ou arrume alguém para fazer isso por eles) e/ou cultive um bom relacionamento com os professores - é possível até se envolver romanticamente com eles). Curiosamente, as aulas funcionam como os empregos normais do jogo, ou seja, o Sim simplesmente desaparece da tela enquanto está na classe. O desempenho acadêmico do personagem abre algumas recompensas especiais, como quatro carreiras inéditas para quando ele sair da faculdade. Cada uma delas traz uma recompensa nova, que inclui uma máquina para trazer os mortos de volta à vida - algo que deve agradar alguns fãs da série. Outros extras incluem alguns novos conjuntos de decoração e aparelhos bastante úteis, como celulares, videogames portáteis e tocadores de MP3... aliás, o game traz uma coleção musical relativamente pequena, mas de qualidade superior à oferecida na edição original de "Sims 2", muito mais próxima da trilha do game anterior.

Mesmo assim, o jogo já começa a trazer alguns motivos para preocupação. Para aproveitar completamente as possibilidades da expansão é preciso visitar outros prédios da cidade universitária - só que a viagem de táxi pode levar minutos inteiros só olhando para uma tela de carga de dados. Procurar um emprego nesses locais acaba simplesmente não valendo a pena, e o jogador depende dos recursos ganhos por bom desempenho acadêmico se quiser torrar sua grana. Se essas telas de carga ficarem cada vez piores com cada expansão, poucos terão paciência para lidar com tantos pacotes como em "The Sims 1".

CONSIDERAÇÕES

Jogadores interessados na expansão apenas para criar personagens com o intuito exclusivo da vida universitária podem ficar desapontados com a rapidez dessa fase. Mas a adição de muitas novas opções interessantes - assim com a introdução de uma época perfeita para melhorar as habilidades e recursos dos Sims - fazem de "Vida de Universitário" uma expansão valorosa para fãs dedicados. Mas uma temática extremamente voltada para a cultura norte-americana e estereotipada dentro de padrões "sanitizados" para evitar censura, somada à brevidade do processo, restringe um pouco o escopo da expansão como simplesmente uma simulação de faculdade.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    The Sims 2: Vida de Universitário (Pc)

    36 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Maxis
    Lançamento: 01/03/2005
    Distribuidora: EA Games
    Suporte: 1 jogador
    Configuração mínima: Jogo The Sims 2 instalado, PIII 800MHz; 256MB de RAM; Placa 3D com 32MB de RAM
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host