UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

The Sims Histórias da Vida

23/03/2007

da Redação
Além de empanturrar "The Sims 2" com pacotes de expansão, tal como fez com o episódio original, a Electronic Arts bolou uma nova alternativa para lucrar com o best-seller de Will Wright: trata-se da linha "Histórias", que explora temas específicos dentro do universo dos Sims.

"Histórias" é independente, ou seja, não precisa de qualquer outro "The Sims" para funcionar. Além disso, a linha é voltada para laptops e, portanto, além de mais leve, não exige instalação no disco rígido e tem o modo de janela como configuração padrão, para permitir que você jogue enquanto escreve textos, troca mensagens instantâneas etc. "Histórias da Vida" da o pontapé inicial e narra as aventuras e desventuras amorosas e sentimentais de dois personagens.

Quem inventa estes nomes?

O modo História, o principal do game, divide-se em duas partes: a primeira é protagonizada por Rita Najura, recém-chegada à vizinhança de Quatro Cantos e que, ao longo de 15 capítulos, desenrola sua vida amorosa na tela do PC; a outra coloca você na pele de Brito Mada, um gênio da tecnologia que, por enquanto, não teve sorte no amor.

Em suma, como você pode perceber, o foco de "Histórias da Vida" são os relacionamentos entre os Sims. O formato em que as sagas são contadas lembra um seriado, mas, no final das contas, os objetivos são os mesmos já vistos nos "The Sims" de outrora: arrumar um emprego, conhecer pessoas, casar, ter filhos etc.

Claramente, a idéia é tentar estabelecer algum vínculo emocional, por mínimo que seja, entre o jogador e os protagonistas, tanto que a campanha de marketing da Electronic Arts do Brasil envolveu a criação de um perfil no Orkut para Rita Najura, que também é proprietária de um blog.

Aqueles que já jogaram algum "The Sims" nos consoles vão rapidamente se identificar com o modo, mas a verdade é que a linearidade não combina muito com o computador, plataforma na qual o charme da série está justamente na possibilidade se fazer (quase) tudo o que bem entender.

Por isso mesmo - e como o modo História não dura muita tempo -, o modo Clássico está presente para acrescentar um pouco da liberdade conhecida da série, funcionando nos mesmos moldes de "The Sims 2". O problema é que, em "Histórias da Vida", tudo aparece em menores proporções. A única vizinhança disponível, por exemplo, é justamente a de Quatro Cantos, e até mesmo a quantidade de objetos para decorar a casa é mais limitada.

Questão de adaptação

Como o game foi desenvolvido através da tecnologia gráfica de "The Sims 2", o visual é parecido, embora não tenha a mesma elaboração. Mas mantém um nível bacana para um produto voltado a computadores de menor potência - laptops com placa on board. De qualquer forma, o que é mais vistoso está presente, como efeitos de iluminação, reflexos etc, ainda que as texturas não sejam lá grande coisa.

A trilha sonora segue o tradicional padrão Simlish da série, o que é uma boa notícia, por si só. Entretanto, se você quiser, pode colocar arquivos mp3 para tocarem durante a jogatina.

Para facilitar a vida de quem joga no laptop, uma série de ações simples de "The Sims" ganharam atalhos no teclado, sem exigir tanto o uso do "touch pad" que, convenhamos, de ágil não tem absolutamente nada - quanto mais em se tratando de jogos eletrônicos. Mesmo os Sims têm mais atitude e não ficam solicitando a sua intervenção para ir ao banheiro ou preparar uma refeição, por exemplo.

'The Sims' móvel

"The Sims Histórias da Vida" é recomendável apenas para os proprietários de laptop, PCs de menor potência e, em último caso, para os fanáticos por "The Sims" que não deixam passar nada sobre a franquia. De resto, chega a ser um título desnecessário, dada a quantidade de limitações. Os próximos capítulos, que vão abordar animais de estimação e Sims em uma ilha tropical deserta, ao menos, parecem ter um apelo maior.

CONSIDERAÇÕES

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    The Sims Histórias da Vida (Pc)

    19 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Electronic Arts
    Lançamento: 06/02/2007
    Distribuidora: Electronic Arts
    Suporte: 1 jogador
    Configuração mínima: Processador de 1.4GHz (1.8 GHz para laptops); 256MB de RAM; DVD-ROM 8x; 2.7GB de HD; placa de vídeo compatível com DirectX 9.0c; Windows XP
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host