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Warhammer 40,000: Dawn of War II

08/04/2009

OTAVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
A guerra sangrenta não terminou
A Relic é uma das maiores especialistas em jogos de estratégia em tempo real do mercado e que ainda é fiel ao público do PC. A criadora de premiados clássicos do gênero, como "Homeworld" e "Warhammer 40,000: Dawn of War", sabe da importância que tem para a plataforma e mantém extensivo suporte a seus produtos. Sua comunidade de fãs é forte e é agraciada com o lançamento de expansões e atualizações constantes, mantendo os jogos sempre relevantes e frescos diante da concorrência.

Como não é possível viver só do passado, este ano a companhia resolveu lançar um game totalmente inédito, "Warhammer 40,000: Dawn of War II", uma continuação de seu sucesso de 2004. E não pense que se trata de mais do mesmo. Aqui a Relic resolveu remodelar totalmente o esquema do original e adicionar vários elementos que fizeram a fama de seu excelente "Company of Heroes", numa combinação que tenta pescar suas melhores idéias nos últimos anos.

Guerra espacial

A campanha principal de "Dawn of War II", além de ambientar toda a ação, é o melhor segmento para explorar a nova mecânica. A história, apesar de não ser das mais fortes, evoca um tom épico o bastante empolgar o jogador, que encarna um novo comandante designado a dar apoio aos fuzileiros Blood Raven contra forças dos Eldars, Orks e Tyranids.

Devastação no trailer da E3 2008
O esquema, como dito antes, é bastante similar ao de "Company of Heroes". Você não perde tempo construindo sua base e parte direto para o confronto, geralmente em missões para controlar pontos estratégicos em mapas bastante extensos. O controle das unidades não é individual, mas por meio de pelotões divididos por nicho - você clica sobre um soldado e automaticamente seu grupo inteiro é selecionado.

Há equipes de batedores ou experts em artilharia pesada, entre outras especialidades. Tais características são fundamentais para a flexibilidade dos combates, pois cada pelotão é capaz de utilizar ataques especiais bastante específicos. Os batedores, por exemplo, são capazes de ficar invisíveis para se aproximar de áreas inimigas, enquanto times de assalto podem lançar granadas que derrubam estruturas inteiras ou eliminam grandes números de oponentes. Como o número de pelotões é restrito - salvo por alguns reforços que surgem no meio da ação - é preciso planejar com cautela quais levar para a briga.

Há ainda outras variáveis para a ação, em especial na capacidade de seus soldados, incluindo aí o comandante, de adquirir experiência e equipamentos como em um RPG. Ao subir de nível seus homens podem melhorar seu dano ou regeneração de energia, por exemplo, enquanto caçam itens pelos cenários - como armaduras reforçadas ou rifles com maior poder de fogo.

Muita coisa pode mudar durante o curso de uma missão, o que compensa a falta de objetivos mais dinâmicos do que capturar determinada estrutura ou destruir todos os inimigos do mapa. É bacana notar que a ordem de escolha das missões também influencia no desenrolar dos eventos, o que torna a repetição menos evidente.

Pacote completo

Orkz pilham e detonam tudo
Além da campanha principal - que tem suporte para multiplayer cooperativo - há o modo Skirmish, que abre o leque de opções de forma considerável. Ali é possível escolher não só os Marines, mas também os Eldars, Orks e Tyranids. Claro, todos com pontos fortes e fracos, mostrando unidades únicas e comandantes com habilidades bastante distintas. O contraste é bem interessante e amplia a vida útil do game, já que jogadores mais aplicados com certeza tentarão explorar todas as características das facções extras.

Pena que o jogo traga apenas sete mapas; três para confrontos mano a mano e outros quatro cenários para times de três contra três. Infelizmente este não é o único problema com o multiplayer, que utiliza o sistema Games for Windows - Live para gerenciar as partidas e se sai mal. Além da burocracia que obriga a comprador a se cadastrar e logar no serviço, nem sempre esquema consegue conectar os participantes de forma satisfatória, com problemas de desconexão ocasionais e um rankeamento obscuro. No entanto são problemas menores, ainda mais diante do retrospecto da Relic, co, suas constantes atualizações e extras.

A apresentação é caprichada, começando com um vídeo em CG que indica a brutalidade dos confrontos que virão. Os combates são retratados com muitos detalhes, repletos de partículas de balas, fogo e objetos voando pelos cantos e sons adequados que pipocam de todos os cantos. Utilizam também animações bastante ricas, com cada tropa ganhando modos de andar e agir totalmente distintos, além de boa inteligência artificial que coloca todo mundo para buscar a melhor posição em meio ao fogo cerrado.

CONSIDERAÇÕES

"Warhammer 40,000: Dawn of War II" se destoa bastante do original de 2004, com uma postura menos voltada para a construção de bases e gerenciamento de recursos e interesse maior na ação, como ocorre na franquia "Company of Heroes". Fãs de longa data podem torcer o nariz, mas o game funciona muito bem desta maneira, com grande dinamismo nos ataques, mesmo com missões pouco variadas. O modo Skirmish é empolgante e explora bem as outras facções, ainda que, também, a pouca variedade de mapas deixe a desejar. Vindo de uma grande linhagem de clássicos, é um típico produto que se apresenta como base sólida para uma série de expansões e extras futuros.

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    Warhammer 40.000: Dawn of War 2 (Pc)

    42 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Relic Entertainment
    Lançamento: 17/02/2009
    Distribuidora: THQ
    Suporte: Multiplayer online
    Configuração mínima: Processador P4 de 3,2 GHz ou processador Dual Core; 1 GB de RAM (1,5 GB p\ Vista); 5,5 GB de HD; placa de vídeo com 128 MB e comp. com Shader Model 3.0; Windows XP ou Vista
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

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