Topo

Arma 3

Douglas Vieira

do Gamehall

28/09/2012 18h31

  • Divulgação

    Os confrontos de "ArmA 3" estão prestes a começar. Vai encarar?

Com tantos jogos de tiro em primeira pessoa disponíveis no mercado, chega um momento em que as produtoras começam a ter problemas para inovar e atrair a atenção dos jogadores. Porém, a Bohemia Interactive encontrou uma forma de fazer isso em “ArmA 3”.

Como em outros games do gênero, “ArmA 3” traz uma campanha principal que mostra alguns soldados da equipe Special Force e pesquisadores que foram enviados para uma ilha nos arredores do Mar Mediterrâneo, além de combates multiplayer. Porém, isso é apenas parte do que está no pacote.

Combates variados

Diferente de “Call of Duty” e “Battlefield”, em “ArmA 3” você vai encarar algumas missões sozinho, e com isso vem algumas dificuldades: além de ser um alvo vulnerável caso tome uma atitude desesperada, há o problema de não conseguir cobrir um bom raio do campo de ação com eficiência.
 

ATAQUE DOS ZUMBIS

  • Divulgação

    A comunidade da série “Arma” consegue bons resultados com algumas modificações: basta lembrar que “DayZ”, alteração com zumbis para “ArmA 2”, é fruto do trabalho dos jogadores.

Para equilibrar os momentos solitários há fases em que você atua em grupo e precisa pensar nos parceiros antes de agir. A comunicação entre a equipe é importante, e a produtora promete aliados inteligentes o bastante para avisá-lo com um sútil “tango” quando houver um inimigo por perto, ou com um “all clear” quando acreditarem que todos os oponentes foram eliminados.

Entretanto, nenhuma dessas opções se compara a uma das grandes promessas da produtora para “ArmA 3”: combates aquáticos. E é bom se preparar, pois eles vão ser tão intensos quanto os vistos em terra.

Além de poder nadar pelos mares carregando armas, há veículos submarinos para ajudar na locomoção. Um deles, por exemplo, possui um sistema para ver o que acontece sobre as águas e um monitor para guiá-lo enquanto está submerso - porém, caso queira também é possível pilotá-lo em terceira pessoa.

"O ambiente aquático é uma extensão lógica da principal ideia de ‘ArmA’: liberdade. Ele introduz uma nova leva de experiências, dando aos jogadores extensão, oferecendo mais opções para modificadores e fornecendo um contexto no qual podem tomar suas próprias ações”, explicou Jay Crowe, diretor criativo do jogo, ao site Rock, Paper, Shotgun.

E não é apenas nas partes aquáticas que você pode recorrer aos meios de transporte: em terra os soldados possuem opções como motocicletas, tanques e até mesmo aviões para rasgar os céus. Ou seja, não estamos falando de um confronto pequeno.
 

TRAILER DE "ARMA 3" EXIBIDO NA E3 2012

O limite está em você

A Bohemia Interactive se esforçou para recriar regiões reais, como partes da Grécia e outras localidades, mas o trabalho em “ArmA 3” não ficou apenas com ela: os jogadores podem dar asas à imaginação com as ferramentas de modificação do game.

As ferramentas de modificação aumentam as possibilidades para o game. Se você tem criatividade para desenvolver mapas, sinta-se livre para tal. Caso queira juntar forças com aquele amigo bom de texto, o jogo também permite dar vida a missões e até mesmo campanhas, conteúdo que fica disponível para a comunidade posteriormente.

Somado a isso, “ArmA 3” também traz combates noturnos, possibilidade de personalizar o equipamento do soldado e outras opções que certamente vão atrair a atenção de quem curte guerras em grande escala.

Exclusivo para PC, “ArmA 3” está agendado para o quarto trimestre de 2012.