Topo

Battlefield 3

PABLO RAPHAEL

Enviado especial a Los Angeles

09/06/2011 20h04

Um dos games mais aguardados de 2011, "Battlefield 3" estava disponível para jogar atrás de portas fechadas no Los Angeles Convention Center. UOL Jogos participou de uma partida multiplayer do jogo de tiro que promete terminar com a soberania de "Call of Duty" quando chegar às prateleiras em novembro.

"Battlefield 3" tem 3 modos de jogo multiplayer revelados até o momento: o tradicional Conquest, em que é preciso dominar as bases no mapa antes do adversário; Rush, modalidade dividida em objetivos, que ao serem completados abrem novas áreas no cenário, e Team Deathmatch, o popular mata-mata em times, inédito na série.

Paris em chamas

A partida disponível na E3 era no modo Rush e ambientada nas ruas e túneis de metrô de Paris, capital da França. Logo no começo é preciso escolher sua classe, como Assault (o típico fuzileiro preparado para o combate de perto), um atirador de elite especializado em rifles de longa distância ou médico e engenheiro, classes de suporte essenciais para garantir a eficiência da equipe.

Explorando a tela de seleção é possível escolher armamentos que são liberados conforme o jogador ganha experiência. Você também pode personalizar sua dog tag, a medalha de identificação, com ícones ganhos conforme se realiza objetivos específicos durante as partidas, tais quais curar certa quantia de companheiros ou destruir casas com disparos dos tanques, por exemplo.

A partida se desenrola em três estágios, começando em campo aberto, em um parque na capital francesa e prosseguindo por um túnel de metrô até a estação, palco da batalha final. Para avançar, os jogadores precisam capturar pontos estratégicos, plantar bombas e destruir certos alvos, o que torna o jogo mais variado do que simplesmente correr do ponto A até o ponto B ou a matança desenfreada que costuma ser o foco de jogos de tiro.

É possivel utilizar vários tipos de veículos. "Battlefield 3" tem tanques, helicópteros, caças e todos os meios de transporte que são marca registrada da série. Para a partida de demonstração, apenas um pequeno tanque estava disponível e somente durante a primeira parte. Após entrar nos túneis do metrô francês, era preciso seguir a pé através da escuridão.

A troca de tiros é intensa e, para sobreviver, os jogadores precisam cooperar, seja abastecendo os colegas com munição, curando aliados ou flanqueando inimigos, principalmente na hora de dominar ou proteger um ponto estratégico. E, claro, você pode destruir todo tipo de estrutura, desde latas de lixo até colunas de concreto e paredes. Durante uma partida de "Battlefield 3", se esconder demais não é uma opção. Mesmo os snipers precisam ficar atentos, pois, uma vez descobertos, podem ser alvo de rajadas de balas, que, mesmo não acertando o alvo, reduzem a eficiência do "camper", obrigando o jogador a mudar de posição e permanecer em movimento.

Battlefield 3 e mais vídeos - UOL Jogos


Arrebatador

Visualmente, "Battlefield 3" é um jogo sem igual. Os gráficos são extremamente realistas, com efeitos de partículas deslumbrantes em cada disparo, rastros de fumaça atrás dos tiros de bazuca e cenários caprichados - totalmente destrutíveis, diga-se de passagem. A movimentação dos personagens é fluida e impressiona pelos detalhes, como as pernas em movimento na hora de saltar obstáculos ou a recarga das armas.

 Não é à toa que a equipe da DICE está por trás até da animação dos atletas do próximo "FIFA". Os efeitos sonoros, obra da Frostbite Engine, são excelentes e mudam conforme a posição do jogador: disparar uma metralhadora dentro de um apartamento produz um som diferente do mesmo disparo no meio da rua ou em uma estação de metrô.