Em uma época na qual o chamado jogador casual é o grande filão da indústria, "Civilization V" prefere afagar os já iniciados no gênero de estratégia em turnos. Se trata de um lançamento exclusivo para PC, com ênfase em todas as qualidades e complexidades da franquia, com algumas melhorias em sua mecânica e novos visuais turbinados por um motor gráfico inédito.
Os cenários são mais realistas do que nunca, seja nos vastos oceanos ou nas paisagens formadas por morros, florestas e clareiras. A movimentação das tropas é muito mais verossímil, ajudada especialmente por um novo meio de divisão do mapa, que utiliza hexágonos.
Dentre os pequenos aperfeiçoamentos estão cidades neutras que, com o devido investimento, tornam-se úteis ao jogador, rendendo bônus diversos; capitais capazes de oferecer alguma resistência às eventuais tentativas de invasão; líderes de nações que falam em seu próprio idioma; e opções mais complexas de diplomacia, como investimento conjunto em pesquisa e escambo em geral.
"Civilization V" também conta com um recurso que reune na interface do próprio game todos os mods que serão desenvolvidos para este. Em outras palavras, o jogo se encarrega de procurar os arquivos e instalá-los, poupando o jogador deste trabalho.
Em algum nível, "Civilization V" busca se aproximar da nova geração de jogadores que não está familiarizada com a série. Para não assustá-la com a habitual overdose de informações que envolve os títulos da série, agora há um sistema de notificação que coloca pequenos ícones na tela quando há algo a ler ou saber. Além disso, o game disponibiliza os tradicionais conselheiros que, normalmente, têm dicas úteis para o avanço na missão de conquistar o planeta.