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Far Cry 3

André Forte

Do Gamehall

20/01/2012 08h00

Apresentado na E3 de 2011 como uma das poucas novidades da Ubisoft para 2012, "Far Cry 3" chamou a atenção por um detalhe , no mínimo, curioso: seu desenvolvimento começou antes mesmo do lançamento de "Far Cry 2", em 2008.

Se a princípio isso soa apenas como uma curiosidade, o grande tempo do projeto pode sugerir também um projeto ambicioso, cujo mundo de jogo está em construção há mais de cinco anos.

Paraíso insano

O cenário escolhido pelos produtores para a terceira aventura é bem conhecido dos fãs do primeiro jogo: uma ilha tropical que apesar de belíssima, abriga grupos criminosos formados por lunáticos.

PERIGOS NATURAIS

  • Nem só de bandidos é formado o pesadelo de Brody. Logo de início, sabe-se que o herói verá lagartos na missão da caverna, mas tubarões também circularão os corpos flutuantes após uma explosão de navio. "Eles estarão lá para ameaçá-lo, mas você pode ir à caça na floresta, como instinto de sobrevivência na ilha", disse o designer Andrea Zanni.

"Não nos propusemos a fazê-lo em uma ilha, mas queríamos que fosse uma fronteira sem lei e ao mesmo tempo belíssima. Quanto mais falamos sobre isso e novas experiências surgiam, mais queríamos o sentimento de isolamento", disse o produtor Dan Hay à revista Edge.

Já o designer Jamie Keen garante que o mundo aberto surpreenderá os jogadores a cada novo canto explorado. "Queremos garantir que o jogador fique constantemente conectado com o mundo, sempre querendo saber e andar mais para ver o que pode encontrar", explicou.

Nesse lugar belo e insano está Jason Brody, um fotógrafo cujo único objetivo é resgatar sua namorada e amigos das garras dos vilões. Se o roteiro simples não lembra em nada a guerra política de "Far Cry 2", a liberdade de exploração é uma herança considerável, mas os produtores prometem também uma ação intensa. "Sua gana de escapar é um roteiro que remete a jogos como 'Call of Duty' e mais ainda de 'Uncharted 3'", explicou o diretor.

No centro do conflito está Vaas, o psicopata de cabelo moicano que é figura garantida desde o primeiro trailer do jogo. Vaas é, para os produtores, a 'síntese' do que permeia a insanidade da história. "Realmente percebemos que capturamos essa essência quando o criamos", completou Hay.

De fato, Vaas é tão maluco que até a atitude de seus comandados sugere uma relação de respeito e medo, mas nenhum deles tem o hábito de pensar antes de atirar à seu pedido. Para piorar, Vaas não é o único bandido, e outros grupos criminosos também surgirão na ilha.

Igualmente louco, um médico drogado conhecido como Dr. Earnhardt é um dos poucos aliados na história. É ele quem acolherá o herói no início da trama, quando ele ainda está ferido. Além disso, ele lhe injetará uma droga desconhecida, a primeira de tantas outras que podem lhe ajudar ou atrapalhar na missão.

CONSOLES NO LIMITE

  • Divulgação

    Consoles no limite Conhecida por oferecer belos visuais em seus jogos de PC - e cobrar hardware robusto para isso -, a Crytek admite que "Far Cry 3" será melhor no PC, mas nem tanto. "As diferenças em relação aos consoles não serão as que muitos esperam", disse o designer Jamie Keen ao site Eurogamer. "Vamos levar os consoles ao limite. Penso que as pessoas vão se surpreender", finalizou.

O que não está claro, porém, é a real intensão do doutor. Ele é mesmo confiável? O olhar vago desse senhor não transmite muita confiança, o que não descarta também apenas uma relação manipuladora em troca de cogumelos raros.

Para aumentar ainda mais a desconfiança, Hay disse ao site IGN que seus personagens são como um "mosaico de disfunção", formado por "pessoas deploráveis e memoráveis".
Mecânica variada

Ao citar "Call of Duty" e "Uncharted", Dan Hay mostra que a mecânica de "Far Cry 3" promete grande diversidade além do tiroteio habitual da franquia. Logo após encontrar Earnhardt, o médico pede a Brody ajuda para buscar um raro cogumelo que está crescendo nas cavernas subterrâneas da ilha.

Nessas cenas, o tiroteio dará lugar à exploração nua e crua, com grande foco no salto a plataformas. Lá, Brody não enfrenta ninguém, mas começa a sentir as primeiras alucinações causadas pela droga, que faz com que todos os elementos do cenário não sejam confiáveis: paredes e chão somem repentinamente e plantas aparecem aleatoriamente.

"Far Cry 3 não será muito psicodélico, mas essa cena demonstra claramente a preocupação com os estados mentais que ocorrem ao longo do jogo", explicou Hay à Edge.

Além da exploração, o game terá também elementos de ação furtiva. Em uma das cenas, Brody deve explorar um navio cargueiro abandonado sem ser visto pelos capangas de Vaas. Nesses momentos, o uso de faca para render os bandidos será primordial para não chamar muito a atenção do bando.

Hay afirma, porém, que a liberdade dará aos jogadores diferentes formas de concluir sua missão. "Ele pode encontrar uma asa-delta para chegar lá e evitar o conflito", finalizou.

 

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