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Need for Speed: Most Wanted 2012

André Forte

do Gamehall

30/08/2012 19h47

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    Corridas ilegais e perseguições alucinadas: isso é "Need for Speed: Most Wanted"

Após a morna recepção de "The Run" em 2011, a EA quer recuperar o prestígio de "Need for Speed" e para isso aposta em uma das marcas mais queridas pelos fãs de sua franquia de corrida: "Most Wanted".

Lançado em 2005, o "Most Wanted" original marcou época com perseguições policiais, rachas empolgantes, um viciante sistema de recompensa e personagens canastrões, do tipo "tão ruins que ficam bons".

Nas mãos da competente Criterion, o novo "Most Wanted" mantém a disputa pelo título de 'mais procurado' e as perseguições, mas deixa a histórinha de lado em favor de um mundo aberto para correr e explorar.

A Criterion Games foi responsável pelo aclamado "Need for Speed: Hot Pursuit", de 2010, mas para "Most Wanted" a produtora se inspira em seu maior sucesso: "Burnout Paradise".

VEJA "NEED FOR SPEED: MOST WANTED" EM MOVIMENTO

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Assim como em "Burnout", "Most Wanted" oferece um mundo aberto cheio de eventos, segredos e principalmente, sem nenhuma separação entre as partidas solo e online. Basta selecionar a opção em um menu e você estará disputando corrida contra outros jogadores, verificando a performance dos amigos e fazendo seu nome com os melhores tempos no Autolog.

Sucessor espiritual de "Burnout Paradise", "Most Wanted" promete ser ainda maior e mais conectado do que o game de 2008.

"Há muito mais jogo aqui. É muito mais do que simplesmente um mapa conectado. Penso que teremos duas ou três vezes mais rodovias interligadas do que tivemos em 'Paradise', mas é muito mais aberta do que era antes", prometeu o produtor da Criterion, Matt Webster ao site Videogamer.

GAROTO PROPAGANDA

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    No site needforspeed.com será possível publicar sua foto, que aparecerá nas placas publicitárias do jogo caso se destaque nas pistas. "Isso é um recurso avançado do Autolog para premiar os jogadores apaixonados por estatísticas", disse a Criterion.

"Need for Speed: Most Wanted" terá suporte para partidas com até 12 jogadores online, com liberdade para correr e disputar eventos por todas as ruas, avenidas e rodovias do jogo.

"Sabemos pela nossa experiência com 'Paradise' o que os jogadores amaram naquilo. Lá há prédios em que os pilotos podem andar sobre eles, por baixo deles...e trata-se da mecânica, que é o mais importante para nós. É por isso que é quase uma comparação sem sentido falar de metros quadrados ou da dimensão da estrada", explicou Webster.

Sobre a ausência da trama original, Webster explica que o foco de "Most Wanted" é a diversão dos jogadores:  "Não há um roteiro. São dez carros mais procurados. Apenas um vai restar. Os jogos tendem a ser muito sérios. Nós queremos resgatar a diversão".

O compromisso com a diversão pode ser sentido na facilidade para entrar nos eventos online. Quem quiser participar de uma prova, só precisa dirigir até um ponto de encontro e aguardar os demais pilotos chegarem ao lobby. Sem menus complicados e poluídos de informações.

"Penso que temos o jogo mais conectado socialmente da atual geração. Tudo o que aprendemos fazendo o mundo aberto de 'Paradise' e com a conectividade de "hot Pursuit" está sendo utilizado aqui", disse Webster.

A comparação com "Burnout" não para por aí. Além de disputar corridas e os melhores tempos, os jogadores competem em provas de longa distância e saltos cinematográficos, por exemplo. E claro, podem transformar os carros uns dos outros em montes de sucata, em batidas realmente espetaculares.

UOL JOGOS TESTOU "MOST WANTED" NA E3 2012

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Polícia e ladrão

Um elemento importante no jogo é a perseguição policial. Afinal, você precisa se sentir realmente como o piloto mais procurado pelas forças da lei. As viaturas aparecem conforme o jogador exagera na destruição da cidade, ultrapassa a velocidade permitida ou não respeita a sinalização de trânsito.

SALTOS CINEMATOGRÁFICOS

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    O vasto mapa de "Most Wanted" oferece diversos pontos escondidos entre prédios e rampas que levam aos 'super jumps' - saltos cinematográficos em câmera lenta.

As perseguições em alta velocidade ficam ainda mais emocionantes com o caprichado sistema de colisão - que além de gerar estragos visualmente impressionantes, afetam a direção. Por sorte, assim como os postos de gasolina de "Paradise", em "Most Wanted" há oficinas espalhadas pela cidade para a recuperação automática dos bólidos durante as corridas.

"Nós queríamos fazer com que a sensação de 30 a 100 (milhas por hora) fosse rápida e divertida, então preparamos um novo sistema de direção e, claro, as modificações nos carros fazem tudo ficar diferente também. É mais profundo do que tudo que fizemos antes, mas mantém a assinatura da Criterion em fazer com que a pilotagem dos carros te transmita que está realmente dirigindo na vida real. Isso é o que espero quando piloto também", disse Webster.

Outra mudança importante em relação aos "Need for Speed" anteriores é a forma como você adquire seus carros. Nada de ganhar dinheiro e ir até uma lojinha ou menu, subindo aos poucos de categoria, desde um mísero carrinho popular até um potente Lamborghini. Em "Most Wanted", todos os carros estão disponíveis desde o início... desde que você consiga encontrá-los.

GRÁFICOS ESMAGADORES

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    No PC, "Most Wanted" vai rodar em 1080p com 60 quadros por segundo, promete a Criterion. Nos consoles, o jogo será limitado a 720p com 30 fps, mas nem por isso poderá ser chamado de 'feio'. "É da nossa natureza pegar algo maravilhoso e esmagá-lo para oferecer a fidelidade que esperamos e fazer os carros parecerem fantásticos mesmo assim", garantem os produtores.

Há bólidos de diversos tipos escondidos pela cidade e parte da diversão é localizar cada um deles. Nesse quesito, os fãs de longa data de "Need for Speed" podem esperar por supermáquinas como Porsche 911 ou Lamborghini Aventador, mas também por veículos inéditos, como camionetes e jipes pesados.

Diferente de "Burnout", "Most Wanted" é um legítimo "Need for Speed", e conta com carros existentes no mundo real, o que apresentará diferenças no controle e potência dos motores - e uma satisfação extra quando transformar essas máquinas em montes de ferro entortado e borracha queimada.

E, apesar da mecânica não ser tão complexa quanto a de um simulador, os jogadores notarão diferenças ao trocar um potente, mas pesado Mustang por um leve e 'esperto' cupê BMW.

Sobre a possibilidade de controlar a polícia, entretanto, o produtor Matt Webster é enfático: "Não há chance de controlar os policiais. 'Hot Pursuit' é o seu game se você pensa em jogar como a polícia".

CONHEÇA ALGUNS DOS BÓLIDOS DE "MOST WANTED"

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O mais querido

O Autolog, rede social que estreou em "Hot Pursuit" e se tornou padrão em todos os jogos de corrida da EA desde então - aparecendo até mesmo no descompromissado jogo de 'bater carrinho' "Burnout Crash" - não poderia ficar de fora em "Most Wanted". A ferramenta ganhou diversas melhorias, tornando a comparação de resultados com os amigos uma parte integrante e constante do jogo.

Com a experiência da Criterion com jogos de corrida e comunidades online, veículos reais, um enorme 'parque de diversões' cheio de eventos e segredos, "Most Wanted" promete fazer por merecer o título e levar "Need for Speed" de volta para o coração dos amantes de velocidade na reta final desta geração.