UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 2

Naruto: Ultimate Ninja

06/07/2006

AKIRA SUZUKI
Colaboração para o UOL
Ele é loiro, tem cabelo espetado, veste um traje laranja e protagoniza um desenho de sucesso. Não, o personagem em questão não é Goku, o superpoderoso - e um tanto abobalhado - guerreiro de "Dragon Ball Z", mas um ninja que virou febre também no lado ocidental do mundo. Sim, ele é Naruto, outro herói que deve ter uma longa vida pela frente.

No Japão, a história do jovem ninja é narrada nas páginas da revista Shonen Jump desde 1999. Como não poderia deixar de ser, também virou uma série de desenho animado, que já conta quase 200 capítulos no arquipélago oriental. Nesse tempo, uma série de games foi produzida e agora está desembarcando em solo americano. No país de origem, "Naruto: Ultimate Ninja" foi lançado em 2003.

Ninja animado

"Naruto: Ultimate Ninja" é um game de luta, mas também traz elementos de plataformas. Enfim, é um título menos especializado, que se afasta do estilo da série "Dragon Ball Z: Budokai" ou "Tekken", mas incorpora elementos acrobáticos e uso de itens, como em "Power Stone", originário do Dreamcast, ou "Super Smash Bros.", clássico game de luta casual da Nintendo.

O grande acerto do game é que consegue aproveitar bem os aspectos da obra original, dando vida aos cenários e personagens do desenho, ao mesmo tempo em que teve sucesso em implantar um sistema de jogo consistente, que tem potencial divertir tanto os fãs da série como quem nunca ouviu falar de Naruto e sua trupe.

A quantidade de golpes dos personagens não é muito grande, mas são suficientes para os jogadores conseguirem montar estratégias; enfim há possibilidade de barganha entre as partes. E mesmo com poucos ataques, os que existem são suficientes para reproduzir o jeito ninja de lutar, não muito diferente das vistas em "Dragon Ball", com combos aéreos malucos.

Os golpes comuns são feitos com um botão, que, se pressionado em seqüência, gera cadeia de ataques. Ainda, combinado com o direcional, pode gerar variações e até ativar um especial, que gasta uma energia chamada chakra. Cada personagem também tem um ataque especial ativado com um comando comum a todos eles. Outro método de ataque é voando para cima do adversário, feito com dois toques no botão de pulo. A partir desse movimento, também é possível ativar um combo aéreo.

Um dos ataques mais "ninja" do game é quando você aciona uma ofensiva que manda o oponente para longe e, havendo espaço suficiente, você pode dar a volta - o personagem se teletransporta - e pegaá-lo pelas costas. Essa pancada pode ser contra-atacada, no entanto, esta também é passível de reviravolta. Isso pode virar um rali interminável, mas o ritmo começa a ficar cada vez mais veloz, que uma hora um dos dois lutadores acaba falhando.

O jeito Naruto de lutar

Os personagens também contam com itens, que são recolhidos ao quebrar diversos objetos espalhados pelas fases ou pegando com seus companheiros que aparecem de tempos em tempos. São armas como um shuriken gigante ou um boneco que deixa o usuário imune a ataques físicos. Cada lutador conta com um projétil com munição infinita, mas eles têm usos mais estratégicos do que efetivamente causar danos. O lutador também pode chamar alguns ajudantes, que, em geral, fazem truques difíceis de serem evitados.

Por fim, há os Jutsus, os ataques mais poderosos do game, que recebem tratamento visual diferenciado. Esses golpes possuem três níveis, que gastam um, dois ou todo o estoque de chakra, com danos progressivamente maiores. Caso acerte a ofensiva, surge uma demonstração especial, e o funcionamento passa a ser o de um minigame.

O propósito é pressionar os botões como aparecem na tela dentro de um tempo-limite. Quem ativou o golpe ganha o direito de levar o ataque para uma próxima etapa, que faz incutir mais danos, enquanto o adversário tenta diminuir o seu prejuízo na barra de energia.

Para certos personagens, o Jutsu pode ter efeitos ainda mais importantes que os danos causados. É que eles podem fortalecer o seu lutador durante um período, como é o caso do ataque nível 3 de Naruto, que libera o poder de seu demônio interior, ou de Kakashi, que ativa o Sharingan, capaz e copiar o golpe do adversário.

Mas os socos e chutes são apenas parte da estratégia. Tanto quanto saber bater, é preciso ter habilidade nas pernas para se deslocar pelos cenários, que tem construções bastante complexas para um game de luta. Os combates acontecem sobre tetos, pontes, cordas em cima da água e árvores, só para citar alguns exemplos.

Além disso, os ninjas podem subir pelas paredes, se deslocar por diversos planos e até mesmo trocar completamente de cenário, sob certas condições. Como dito, os itens têm papel importante e há objetos quebráveis, amigos e inimigos espalhados por todo o ambiente. Existem também um pergaminho secreto por fase.

Pouco papo e muita ação

A modalidade de jogo também reflete um pouco o conteúdo da série, como é o caso do Mission Mode, em que o jogador precisa vencer os combates seguindo uma série de regras, como derrotar um oponente com um especial ou possuir um item específico ao acabar a luta. Cada objetivo completado confere um dinheiro extra e pontos de experiência, que faz elevar a sua "patente", e isso permite participar de missões mais difíceis.

Há ainda o Story Mode, com enredos diferentes para cada personagem. OK, "enredo" é um exagero, já que isso se resume a um punhado de diálogos antes de começar os combates. No início, são apenas seis personagens disponíveis, mas o rol cresce cada vez que assistir ao final com um lutador.

O restante das opções é completada com os inevitáveis modos de prática, em que você pode verificar e testar todos os golpes, e o Free Battle, para jogar contra o computador ou um outro jogador. Para os (muito) fãs, há quase dois mil itens para colecionar, entre pergaminhos, imagens e sons, obtidos usando o dinheiro ganho nas batalhas.

Em termos visuais, o game segue fielmente o estilo do desenho original, usando a famosa técnica de cel-shading. Aquelas expressões faciais engraçadas, típicas de "Naruto", foram rigorosamente copiadas. Até mesmo as sombras em hachura estão lá. No fim das contas, a impressão é de estar vendo o desenho animado, ou os quadrinhos, com direito a onomatopéias. As vozes e músicas também estão como na TV.

Tem para todo mundo

CONSIDERAÇÕES

"Naruto: Ultimate Ninja" escapa um pouco do estigma dos games baseados em desenho animado ou filmes. A produtora Cyberconnect2 soube aproveitar bem a propriedade intelectual original, mas também conseguiu realizar um sistema equilibrado, um jogo de luta mais leve, que também prima pela correria dos personagens. Não é nenhuma superprodução, mas oferece diversão honesta tanto para a turma que adora usar o símbolo Konoha assim como quem não sabe diferenciar Naruto de Goku.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Naruto: Ultimate Ninja (Playstation 2)

    35 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: CyberConnect2
    Lançamento: 26/06/2006
    Distribuidora: Bandai
    Suporte: 1-2 jogadores, cartão de memória
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host