UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 2

Outlaw Tennis

19/08/2005

da Redação
Depois de virar as regras do golfe e do vôlei de cabeça para baixo, agora a Hypnotix também quer "apimentar" no tênis, mantendo ainda a política de preços camaradas - o jogo sai por US$ 20, nos EUA.

Seguindo a tradição da série, o game contará com personagens esquisitões, mulheres bonitas e bastante humor politicamente incorreto. E as partidas não ficarão apenas nas regras oficiais; espere ver muitas loucuras em "Outlaw Tennis", mas, mesmo quem busca um tênis um pouco mais puritano, poderá se divertir.

Fora-da-lei, mas nem tanto

A mecânica de jogo fica entre o fantasioso "Mario Power Tennis", jogo de GameCube que abusa dos exageros, com ataques e defesas mirabolantes totalmente eficientes, e o realista "Top Spin", ambos bem conceituados em seus respectivos nichos. Os comandos são mais completos, mas há elementos menos realistas, como jogadas especiais.

Os botões principais permitem realizar os quatro tipos de devoluções existentes: normal, top spin, slice e o lob. É verdade que é possível vencer o jogo somente com as raquetadas normais, mas, dependendo da situação, os outros ataques podem ser de grande valia. Quer jogar a bola perto da rede? O slice será o mais indicado; o adversário joga adiantado? Mande um lob por cima.

O game compreende com grande competência o funcionamento do esporte. Por exemplo: quanto melhor posicionado você estiver e pressionar o botão mais cedo, melhor será seu controle sobre a devolução, podendo direcionar melhor e com mais força a rebatida. E por melhor posicionamento entenda-se estar numa posição para rebater de "forehand", recebendo a bolinha do mesmo lado que a raquete. Se a bola vier alta, a rebatida vira um "smash".

O "backhand", quando a rebatida é feita do lado contrário da raquete, não chega a ser ruim, mas é menos potente e tem um alcance menor. Apenas procure não ficar na linha da bola, pois a rebatida será bem improvisada - isso se conseguir se defender. Mesmo quando a bola passa longe do seu tenista, ele ainda tenta um último recurso, que é arremessar a raquete para ver no que vai dar. Se conseguir fazer a rebatida, aproveite para jogar na loteria também, pois será muita sorte.

Apesar do sistema bastante consistente, em comparação com os clássicos "Top Spin" e "Virtua Tennis", nota-se um pequeno atraso entre o apertar do botão e a execução do comando. Num esporte que exige primordialmente o reflexo, como o tênis, essa falha tem um peso maior que em outros games. O tempo de resposta não chega a ser ruim, mas em muitas situações o atraso pode definir uma partida.

"Outlaw Tennis" também conta com duas funcionalidades especiais. Uma delas é a aplicação extra de efeito, que pode gerar rebatidas fora do comum; a outra, o Turbo, permite fazer correr o atleta e aplicar raquetadas especiais, mais rápidas e fortes que as de costume, e bastante eficientes. O Turbo também permite realizar serviços (saque inicial) especiais, mas dificilmente se consegue arrancar um "ace" do oponente.

Raquetada na mesmice

Mas essas são as partes comportadas de "Outlaw Tennis". O jogador tem a opção de apimentar o jogo com diversas regras especiais, como o "Hot Potatoes", em que a bola explode depois de um tempo - você perde ponto se a explosão ocorrer em seu lado da quadra. Na "Pinball", a quadra fica repleta de rebatedores como aquelas das máquinas de fliperama. Até mesmo regras do beisebol, futebol ou pingue-pongue podem ser aplicadas.

Também, vale quase tudo quando a questão é o número de participantes: simples, duplas ou sistema canadense, isto é, dois-contra-um. As quadras estão localizadas nos mais diversos lugares, como um porta-aviões, e, além do piso, o tempo influencia na física da bolinha e dos atletas. Tem até jogo na neve. Durante a partida, o juiz central pode propor missões especiais, cujo prêmio será 30 segundos de Turbo ilimitado. As missões são simples, como fazer um ponto de "backhand" ou quebrar o serviço do oponente, vencendo o game quando o adversário estiver com o saque. Esse prêmio também pode ser obtido nas brigas; vence quem apertar o botão mais rapidamente.

O "cast" de personagens também é um dos diferenciais da série "Outlaw" e, como sempre, as mulheres são todas sensuais, com modelitos ousados - Summer, loira com PhD e stripper nas horas vagas que o diga. Os homens apostam na excentricidade, como o ninja Bruce Lieberman ou o estereótipo nórdico Sven Svenvenvenson.

Os atletas podem ser personalizados com diversos tipos de roupas e os mais variados acessórios, como óculos e chapéus. No começo, as opções são escassas, mas, avançando nas turnês, pode-se ganhar mais itens. Além disso, cada um dos tenistas possui habilidades distintas, que podem ser melhoradas entrando na modalidade "Drill", que reúne divertidos minigames, nos moldes de "Virtua Tennis" ou "Top Spin".

Cada um dos minijogos rendem, se realizados com sucesso, pontos de habilidades para serem distribuídos nos seis atributos do atleta virtual. Mais uma vez, algumas etapas das turnês podem liberar novas opções dentro da modalidade Drill.

Prepare o smash!

A concepção visual tem um peso forte nas características dos personagens e a produtora dedicou atenção para a construção dos modelos 3D. Naturalmente, as mulheres são todas curvilíneas e bem modeladas, apesar de as texturas não estarem tão naturais assim. Não chegam ao nível de detalhes de um "Dead or Alive" ou um "Rumble Roses", mas cada uma delas é dotada de movimentos variados, do sensual ao cômico. Os personagens masculinos apostam na esquisitice. As animações ocorrem a cada ponto e, no começo são até engraçadas, mas após a segunda vez passam a irritar. O melhor a fazer é desligar essa opção.

Os cenários tentam variar, compostos de 12 tipos de quadras, alguns bastante estranhos. Mas a modelagem dos ambientes não está tão inspirada quanto a dos personagens. No geral, o visual está melhor no Xbox, com texturas mais definidas e construções mais detalhadas.

A trilha sonora conta com bandas desconhecidas e os efeitos sonoros não são muito notáveis. O destaque fica para as narrações e as falas dos personagens, mais pela parte técnica do que pelo conteúdo em si. Os comentários são de Stephen Colbert, do programa "Daily Show", mas as piadas podem provocar, no máximo, um sorriso amarelo.

CONSIDERAÇÕES

"Outlaw Tennis" acerta em suas bases. O sistema é bem planejado e reproduz bem as sutilezas do esporte, além de ter atletas com personalidade. Infelizmente, a resposta de comandos um pouco lenta destrói as ambições do game em almejar um lugar melhor no ranking do tênis virtual. O intuito pode até ser uma paródia do esporte, mas acabou saindo um game bastante agradável, até para os puristas. E ainda tem a atração do preço módico.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Outlaw Tennis (Playstation 2)

    25 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Hypnotix
    Lançamento: 26/07/2005
    Distribuidora: Global Star Software
    Suporte: Cartão de memória
    Outras plataformas: XB
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host