UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 2

Second Sight

10/11/2004

da Redação
Famosa por ser composta por ex-produtores do clássico "Goldeneye", para o videogame Nintendo 64, e ter criado a série "TimeSplitters", os créditos da Free Radical se restringiam aos jogos de tiro. Mas com "Second Sight", a empresa começa a mostrar que sabe fazer mais do que colocar uma arma no punho do jogador.

Quem sou eu?

Quem se arriscar no mundo de "Second Sight" terá a oportunidade de conhecer o drama de um homem bastante ferido e sem memórias de seu passado, preso dentro de uma instalação médica repleta de guardas. Ao acordar, ele não apenas descobre que tem incríveis poderes mentais, mas que está envolvido em uma terrível conspiração. Jogadores controlam esse personagem em sua fuga e na jornada por mais informações, além de se aventurar em fases ambientadas seis meses antes, na forma de flashbacks.

A Free Radical certamente caprichou no roteiro do game, que além de ser bem escrito traz alguns personagens bem fortes. Essa jornada de auto-descobrimento do protagonista está repleta de reviravoltas, alucinações e muitas outras surpresas.

Múltiplas personalidades

"Second Sight" não é um jogo de tiro em primeira pessoa. O game escapa da maioria dos padrões, emprestando elementos de "Resident Evil" e "Metal Gear Solid" - em uma mistura que lembra bastante o jogo de suspense "Eternal Darkness", para GameCube. Jogadores controlam o herói com câmeras fixas que garantem uma apresentação cinematográfica (apesar de ser possível, mas não obrigatório, alternar entre uma câmera dinâmica e visão em primeira pessoa).

O jogo se apóia em três pontos principais: uso de poderes mentais, tiro com armas de fogo variadas e espionagem. O jogador passará boa parte do game se infiltrando em diferentes locais, tentando não ser visto. Caso você seja surpreendido, um alarme é ativado e dúzias de guardas começam a aparecer de todos os lados até que você suma por um tempo ou use um dos controles para desativar o alerta.

Psicose na jogabilidade

A mecânica é interessante, mas traz alguns problemas sérios em sua implementação. O mais grave deles é a incrível resistência do herói. Mesmo todo enfaixado logo no começo do game, ele é capaz de levar muitas saraivadas de metralhadora e derrubar cinco guardas apenas usando socos. Para piorar, os poderes mentais recarregam bem rápido, abaixando bastante a dificuldade do game - logo de cara você ganha um poder de cura que acaba com qualquer desafio. Para compensar, o sistema de alarme é bastante sensível, criando inúmeras situações de fuga - que se provam repetitivas demais, infelizmente.

Os problemas não se resumem à fórmula. Um sistema de mira automática ajuda a adicionar interatividade e rapidez no uso de armas de fogo e poderes mentais, mas esbarra em um problema sério: jogadores não podem, como no concorrente "Psi-Ops" (PS2 e Xbox), usar poderes mentais e armas de fogo ao mesmo tempo, já que o botão de ativação de ambos é o mesmo. Ambos são operados por menus separados que pausam o jogo, exatamente como na série "Metal Gear", mas quebram muito o ritmo da ação.

Apesar de todos esses problemas graves, a trama e a satisfação do excelente sistema de tiro - acompanhado por brilhantes decisões no design de certas fases - ajudam a manter a experiência divertida durante as cerca de 8 a 10 horas de jogo. O uso criativo dos poderes mentais também prende a atenção do jogador. É uma pena que a simulação física, pré-requisito em um game com tanta manipulação de objetos de cenário, faça tudo parecer que pesa 10 gramas.

CONSIDERAÇÕES

Mesmo que curta, "Second Sight" é uma aventura divertida que mistura elementos diferentes de forma criativa enquanto conta uma história de primeira linha. Se você não se incomodar com a falta de elegância no sistema de espionagem, o game vale pelo menos uma locação.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Second Sight (Playstation 2)

    27 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Free Radical
    Lançamento: 26/10/2004
    Distribuidora: CodeMasters
    Suporte: 1 jogador, cartão de memória
    Outras plataformas: PC GC XB
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host