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PlayStation 2

Test Drive Unlimited

06/04/2007

AKIRA SUZUKI
Colaboração para o UOL
"Test Drive" é a série mais longeva entre os games de direção de veículos, contabilizando pelo menos 13 jogos - sem contar as expansões - em quase 20 anos de estrada. No ano passado, franquia deu um novo arranque no Xbox 360, sendo o primeiro título de corrida feito nos moldes de um game online sem limite de número de jogadores (MMOG, na sigla em inglês).

Não era perfeito, mas brilhava ao quebrar a barreira que separa a modalidade para um jogador, offline, do multiplayer, com a participação de várias pessoas ao redor do globo terrestre. Para PlayStation 2 e PSP, a Melbourne House conseguiu a façanha de transportar a essência do game original que, por outro lado, perdeu algumas funções online importantes.

Havaí 40 graus

"Test Drive Unlimited" é basicamente um simulador de corrida, mas difere de outros títulos do gênero ao integrar, dentro do jogo, os modos offline e online (apesar de no PS2 e PSP a integração não ser tão "natural" como no PC e Xbox 360). Esqueça aqueles jogos em que as modalidades são apresentadas sob ícones num menu, tendo, no máximo, um mapa estilizado. Muitos games famosos se gabam por ter pistas baseadas em localidades reais, mas a escala de "Unlimited", apesar de não ser ilimitada, é muito superior a de qualquer outro do gênero.

Em vez de pistas isoladas, a Eden Studios (e agora a Melbourne House) simplesmente recriou toda a ilha de Oahu, a terceira maior do Havaí e que abriga a capital Honolulu. Pode parecer até pequeno olhando no mapa, mas ao pôr o pé nas estradas dessa ilhota de 1.545,34 km², você poderá perceber a dimensão do local. E todas as corridas acontecem usando trechos de sua malha viária.

O game não tem nenhuma história profunda. Você começa num aeroporto, mas, desta vez, não pode escolher seu personagem (há apenas um) e, chegando ao Havaí, deve alugar um carro, ir a uma concessionária e comprar um modelo para chamar de seu. Depois, é hora de adquirir uma casa, que serve basicamente como depósito para os seus carros. Toda a rota é indicada no como se estivesse usando um aparelho de GPS, ou seja, só se perde quem quiser.

Queimando os asfaltos havaianos

A sensação de explorar uma localidade real não seria nada boa se os controles fossem ruins - aliás, isso é pré-requisito para qualquer game com alguma ambição que se preze. Nesse sentido, "Test Drive Unlimited" não decepciona, adotando um tom entre o arcade e os simuladores. Ou seja, provavelmente você não terá muitas dificuldades em dirigir os carros, já que a aceleração e a frenagem são eficientes, mas também não dá para fazer uma curva a 200 km/h como em "Burnout".

O projeto foi pensado para que resultasse no mínimo estresse possível, tanto que há uma função para endireitar o carro imediatamente quando se está no sentido inverso ao da corrida ou quando se embica o automóvel numa parede.

Por força de contrato, não espere ver seu carro com um mínimo arranhão sequer, nem mesmo se a batida for para perda total. Agora, nem os veículos do tráfego comum ficam danificados. Embora haja uma programação de simulação de física no game (os carros derrapam em certas situações) isso parece ficar desligado quando seu carro colide, por exemplo, contra um poste, ficando simplesmente parado. Sim, são apenas detalhes que não chegam a comprometer a avaliação geral, afinal, algumas das grandes franquias também devem nesse departamento (alguém olhou para "Gran Turismo"?). A edição para PlayStation 2 e PSP não tem motocicletas, mas isso não faz nenhuma falta, pois era um aspecto dispensável também no original.

Rodas para te quero

O sistema de progresso foi modificado. Em vez de o jogador explorar a ilha para encontrar os desafios, agora ele precisa acumular pontos (master points) para revelar as corridas. Você ganha pontuação fazendo cavalos-de-pau, usando o vácuo, utilizando rampas ou simplesmente correndo. As corridas também dão pontos, além de dinheiro. Esse sistema também faz com que o jogador percorra gradativamente as ruas e rodovias de Oahu.

Em "Test Drive Unlimited", quase não há opções de personalização. No máximo dá para mudar a pintura do carro e do interior. Em alguns lugares, é possível melhorar o veículo, mas de maneira geral, e não por itens (motor, spoilers, redução de peso etc).

As missões de levar caronas, pacotes ou o próprio veículo foram eliminados. Não eram nada excepcionais, mas uma opção a mais para o jogador, principalmente por gerar uma renda maior. A ausência dessa funcionalidade parece injustificada. Por outro lado, a edição para PlayStation 2 e PSP traz uma série de campeonatos.

Correndo sozinho ou em grupo

O elemento primordial do game são mesmo as corridas, disponíveis em vários tipos. Muitas exigem certas classes de carros, que vão de E até a A. A regra mais simples é a corrida (race), para até oito competidores, na qual vence quem cruzar primeiro a linha de chegada. Há também as provas do tipo speed, que consistem em obter a maior velocidade ao passar pelos radares fotográficos. Os desafios do tipo tempo (time), apenas para um jogador, têm como objetivo completar uma prova, sem oponentes, com um tempo menor que o estabelecido. Os desafios começam fáceis, mas vão ficando cada vez mais complicados ao progredir.

O modo online ficou bem mais limitado e antiquado que nas edições para Xbox 360 e PC. Para começar, tem o inconveniente de precisar passar por toda a parte burocrática para se conectar (login, senha, aceitação de contrato etc), e isso precisa ser feito toda vez que você ligar o game.

O que ficou mantido foram os aspectos de game online sem limite de jogadores e as provas multiplayer pela internet. Você ainda pode encontrar vários usuários percorrendo a ilha. Para desafiar alguém, basta piscar a lanterna e esperar o adversário aceitar. Agora, é só escolher um ponto de chegada e partir para o racha propriamente dito.

As provas multiplayer perderam muito de sua capacidade: agora, há apenas provas pré-fabricadas pela produtora; no original, o próprio jogador escolhia a trajetória e montava sua corrida. Ainda é divertido e a partida transcorre sem maiores problemas de atraso de conexão, mas aqui é o caso da capacidade do console que tolheu a funcionalidade original. Esta versão também não vem com os clãs. No lugar, há uma lista de amigos, mas juntar seus conhecidos numa mesma partida não é nada simples.

Clima de férias em paraíso tropical

Saber que está dirigindo em ambientes reais definitivamente confere um charme a mais, afinal, autenticidade é uma qualidade. É claro que, em termos de impacto visual, está muito aquém da versão para Xbox 360 ou PC, mas, levando em conta a tecnologia do PS2 ou do PSP, o resultado é quase surpreendente pelo pouco que se perdeu nessa "tradução". Talvez a escala pareça um pouco menor e tudo seja mais simples (as texturas dos ambientes foram as maiores vítimas), mas a variedade de prédios e cenários continua impressionante como antes.

Os objetos continuam aparecendo de repente na tela, mas o problema foi reduzido em relação à versão para Xbox 360. O maior deles, no entanto, é a tela de mapa, que demora mais para processar os detalhes. Além disso, essas informações se perdem facilmente - basta deslocar a tela e voltar logo em seguida -, mas isso é explicado pela pouca memória dos aparelhos.

Se esta edição perdeu alguns dos efeitos originais (como a iluminação HDR e o borrão de movimentos), o fluxo de tela mantém sua suavidade, e esse fator, que está ligado diretamente a controlabilidade do game, é muito mais importante que qualquer enfeite cosmético. De todo jeito, o visual ainda está muito bonito. O game para PSP ficou um pouco mais simples e travado, mas dentro do que se pode esperar para o portátil. Nele, a perda mais dolorida foi a retirada da visão de cabine ou de qualquer cena que mostre o piloto (exceto nas não-interativas). Os carros têm boa modelagem em ambas as versões, mas a do PSP perdeu o efeito de brilho na lataria.

No departamento sonoro não há nada de mais. A sonoplastia básica é o barulho do motor, e não há como fugir muito disso. Como de praxe, há um rádio no carro para ouvir cerca de 30 músicas, com alguns nomes famosos, como a banda Queens of the Stone Age, mas a seleção é um pouco limitada. E não dá, como no Xbox 360, para importar sua própria seleção musical.

'Test Drive' limitado

A conversão de "Test Drive Unlimited" para o PlayStation 2 e PSP foi uma proeza, pois muito pouco se perdeu. A exploração de uma ilha real continua sendo uma das grandes atrações. No entanto, o modo online ficou sem sua principal característica: a do jogador criar suas próprias corridas, e isso machuca muito a integridade do título original. Ainda assim, fazer um mundo online no PS2 e PSP é digno de aplausos.

CONSIDERAÇÕES

Por conta das carências desta versão, as edições para Xbox 360 e PC continuam oferecendo a experiência mais completa. Mas quem tem apenas os consoles da Sony pode desfrutar de muitas coisas boas e, definitivamente, ainda vale sentar na cabine de "Test Drive Unlimited".

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    GALERIA

    Test Drive Unlimited (Playstation 2)

    36 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Melbourne Studios
    Lançamento: 20/03/2007
    Distribuidora: Atari
    Suporte: 1-8 jogadores, multiplayer online
    Outras plataformas: PC PS3 PSP X360
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