UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 2

Tony Hawk's Underground

13/11/2003

da Redação
Enquanto algumas séries acabaram se desgastando com o lançamento anual de novas edições ("Tomb Raider" é um ótimo exemplo), a Activision e a Neversoft continuam provando que "Tony Hawk" e seus simuladores de skate ainda tem futuro com o quinto jogo, "Underground". Mas, para a surpresa dos fãs, a fórmula do game recebeu mudanças ainda mais profundas que as do ano passado.

Ao invés de usar os habituais skatistas profissionais (quase todos os grandes nomes estão de volta, inclusive o brasileiro Bob Burnquist) em uma opção de carreira com uma lista de objetivos, agora você começa como um atleta Zé-ninguém que deve subir na vida até se tornar um astro. E o "Underground" não é exagero: logo de cara você já precisa lidar com traficantes em um subúrbio de Nova Jersey. Certos desafios, quando completados, melhoram as habilidades do seu atleta no melhor estilo de um RPG.

O jogo é a sua cara

Como a criação de personagem está ainda mais importante nesse novo contexto, a versão para PS2 conta com uma novidade curiosa: jogadores podem usar uma câmera digital e o adaptador de rede do console para colocar sua foto no rosto do skatista virtual - e é apenas um dos elementos personalizáveis (você pode criar manobras, fases, objetivos... a lista não poderia ser mais completa). O console da Sony é também o único com suporte pleno para multiplayer online (o Xbox usa apenas System Link para jogos em rede). Além de uma grande variedade de desafios para múltiplos jogadores, o game conta com uma interface intuitiva para download de fases, truques e objetivos feitos por outros membros da comunidade - um excelente extra.

Assim como os últimos episódios da série ganharam novas manobras para extender os combos, "Underground" traz uma novidade única: seu personagem é capaz de sair do skate e andar. Além de usar esse truque para atingir pontos antigamente inacessíveis, o protagonista pode dirigir carros e outros veículos no decorrer das suas aventuras - alguns dos objetivos exigem esse tipo de tarefa. Mas além disso, é possível desmontar da prancha e continuar o combo em alguns segundos - espere uma multiplicação exponencial dos seus placares com essa novidade.

Os principiantes não precisam se espantar muito com o game, porém: pela primeira vez a série recebe uma opção de seleção de dificuldade. Dividida em quatro modalidades, a mais difícil é bastante parecida com o padrão da série, enquanto a mais fácil ajudará até mesmo que nunca jogou um "Tony Hawk" com pousos facilitados e um sistema físico mais caridoso.

Skate ao redor do mundo

As fases estão maiores do que nunca, e a nova mecânica que liga os objetivos com a trama ajuda a manter o interesse pelo game. É divertido ver seu personagem suando para conseguir impressionar Chad Muska fazendo truques enquanto passa pela rua de carro, e logo perceber que já está viajando para outros países (e sempre se metendo em todo tipo de confusão!) com o patrocínio conquistado à duras penas.

O design de cada nível continua excelente, mas apesar do maior realismo, a equipe da Neversoft conseguiu esconder muitas superfícies interessantes nos lugares mais surpreendentes. Descobrir boas rotas para truques nunca deixa de ser uma alegria. A trilha sonora, como de costume, traz inúmeras bandas favoritas dos skatistas e embala o jogo com maestria.

Fraco fora da prancha

O maior problema de "Tony Hawk's Underground" é provavelmente a opção de largar o skate. Andar à pé é estranho: o personagem age como se estivesse patinando sobre gelo, e o salto segue o padrão no skate - só pula depois de LARGAR o botão (detalhes que confundem bastante). Os carros também não seguem normas realistas. Esses problemas distraem o jogador da grande qualidade da simulação SOBRE o skate, mas acabam servindo para quebrar um pouco a monotonia de maneira apropriada.

CONSIDERAÇÕES

Fãs da série não tem como errar em "Underground". E com o novo cenário com menos restrições e a nova opção de dificuldade, a série agora pode agradar tanto os novatos quanto os campeões da prancha.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Tony Hawk's Underground (Playstation 2)

    25 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Neversoft Entertainment
    Lançamento: 27/10/2003
    Distribuidora: Activision
    Suporte: 1-8 jogadores, cartão de memória, multiplayer online
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host