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PlayStation 2

Final Fantasy X

19/07/2001

da Redação
Square conseguiu derrubar queixos mais uma vez. O RPG homérico da empresa atraiu o maior número de olhos puxados na Tokyo Game Show e ainda permanece bravamente na lista dos jogos mais esperados de inúmeras publicações ao redor do mundo.

O vídeo promocional de FFX exibe a melhor simulação 3D de água de todos os tempos em seus vídeos pré-renderizados. A heroína Yuna anda sobre as águas de um ambiente cheio do que parecem estranhos corais em forma de flores. E então começam a ser mostradas as cenas épicas: um enorme furacão destruidor, guerras com canhões e uma cena de Tidus, o protagonista, 'surfando' em cabos suspensos, mostrando uma visão panorâmica inacreditável. É esse tipo de primor visual que você pode esperar quando o jogo for lançado.

E como a Square quer provar que sabe fazer mais do que filmes, misturou cenas renderizadas em tempo real no meio dessas seqüência... e acredite ou não, é muito difícil diferenciar as duas! A grande mudança no salto para o PlayStation 2 é que, apesar dos cenários serem completamente renderizados em tempo real, a câmera se move sozinha e não pode ser controlada pelo jogador.

O sistema de combate não parece ter mudado muito. O que mais chama a atenção são as criaturas invocadas por Yuna, que ficam na batalha ao lado dela por vários turnos. Aliás, uma barra no canto direito mostra a ordem de ataque dos personagens. É possível trocar os personagens durante a batalha - uma novidade na série. Apesar da animação e modelos dos personagens e inimigos ter sido melhorada um pouco, o que mais chama a atenção é a variedade de efeitos especiais colocados nas batalhas: gelo preenche a tela e distorce a imagem, vento passa e borra as coisas, o fogo apresenta um comportamento assustadoramente realista em seu visual... coisas que não podem ser descritas com palavras - é ver para crer.

Para os que gostam de detalhes específicos: os produtores de Final Fantasy X viajaram para Okinawa, uma ilha próxima do Japão (que foi por muitos anos uma base militar americana) e utilizou a cultura e a natureza do local como inspiração na produção do game.

Além dos dois protagonistas, Tidus, o jogador de Blitzball (uma espécie de esporte aquático com bolas e espadas - incluso como um dos mini-games da aventura) e Yuna, a filha de um importante sacerdote, foram mostrados Wakka, Kimahli, Lulu, Auron e Rikku. Eles também falaram de Seymour, que deve ser o antagonista de Tidus (assim como Sephiroth e Seifer em Final Fantasy VII e VIII, respectivamente).

O novo episódio não terá mais a famosa EXP, a experiência que os personagens ganhavam ao matar oponentes. Por isso mesmo, eles não ganham nem apresentam mais um nível específico (exemplo: Cloud é nível 26 agora). Ao invés disso, os combates farão com que personagens ganhem AP, ou Ability Points.

Esses Ability Points não são novidade em Final Fantasy, mas o jeito como serão usados, sim. Quando você junta APs suficientes, seu personagem ganha um Sphere Level, ou S.Lv. Esses níveis serão usados para avançar seu personagem no Sphere Board (Tabuleiro de Esferas, mostrado na foto abaixo). Toda vez que você move seu personagem pelas linhas pré-definidas, ele gastas um S.Lv.

Dependendo do buraco onde ele cair, você pode usar certas esferas que melhorarão certas habilidades: aumentar força, permitir o aprendizado de novas magias ou até mesmo habilidades como roubo de itens. Segundo a Square, isso permitirá que os personagens sejam completamente personalizados: você pode ensinar magia negra a uma ladra, ou aumentar incrivelmente a força física de um mago.

Ao que tudo indica, cada buraco do tabuleiro terá características exclusivas, fazendo com que somente algumas esferas possam ser usadas neles. Ainda não foi revelado como as esferas serão obtidas, mas é provável que elas sejam conseguidas como itens em baús, eventos e mini-games.

Para dar alguma exclusividade aos personagens, eles apresentam uma característica individual chamada Overdrive. Substituindo os Limit Breaks da série, o Overdrive é ativado depois do personagem receber uma certa quantidade de dano. Quando isso acontece, cada personagem tem uma ação específica: Tidus mistura golpes de espada ativados por seqüências digitadas, Kimari usa magia azul, Lulu pode usar múltiplas magias e assim por diante. Enquanto isso, o Overkill dá AP extra quando um personagem mata um oponente tirando muito mais energia do que ele tinha restante.

A trama do jogo continua seguindo o alto padrão de qualidade esperado dos títulos da Square. Uma terrível força maligna conhecida apenas como Sin destruiu boa parte do mundo de Spiria, em um incidente relacionado com equipamentos tecnológicos. Por isso mesmo, o mundo se dividiu em duas facções, uma com magos capazes de invocar criaturas, e os Al Bhed, uma tribo que pretende continuar usando máquinas. O grande sacerdote dos magos morre, e sua filha, Yuna, tem um casamento arranajado com o mago Seymour.

O jogo de Blitzball, ao contrário do que se imaginava, envolve mais estratégia do que reflexos, uma vez que as disputas de bola são resolvidas com comparação das habilidades dos personagens com comandos escolhidos em menus - exatamente como nas lutas.

Com alguns diálogos falados, um ambiente renderizado em tempo real e alguns dos mais lindos gráficos e músicas já vistos no PlayStation 2, Final Fantasy X tem tudo para se tornar um dos melhores jogos de todos os tempos.

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    GALERIA

    Final Fantasy X (Playstation 2)

    125 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Square-Enix
    Lançamento: 17/12/2001
    Distribuidora: Square Enix
    Suporte: 1 jogador, cartão de memória
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

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