UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 2

Final Fantasy XII

01/08/2005

da Redação
Consagrada como uma das mais populares séries de RPGs de todos os tempos, "Final Fantasy" é uma das principais marcas da Square Enix. Com sua nova política, a companhia pretende continuar lançando novos episódios no menor espaço de tempo possível e um dos frutos dessa filosofia é "Final Fantasy XII" que, assim como o nono episódio da série, será feito por um estúdio diferente da maioria - o mesmo de "Final Fantasy Tactics" e "Vagrant Story".

As diferenças, porém, não vão longe: no centro do que promete ser mais uma história de amor, estão Vaan e Ashe. Vaan, 17, é um ladrão do reino de Damaska, que acaba de ser dominado pelo império de Arcádia, responsável pela morte de seus pais. Seus sonhos de se tornar um pirata dos ares foram adiados em meio à guerra. Mas o garoto não parece ser o único protagonista da trama; ele dividirá o posto com Ashe, 19, a única herdeira do trono de Damaska depois da morte do rei pelas mãos do império. Nas sombras, ela forma uma força de resistência e conhece Vaan. A ação se passa no continente de Valentia, que parece vir diretamente de "Vagrant Story".

As heranças de nomes não são poucas: toda a história se ambienta no mundo de Ivalice, o mesmo da série "Final Fantasy Tactics". Deixando para trás as influências de Okinawa usadas em "Final Fantasy X", o novo título se inspira em um visual mais mediterrâneo. As coincidências, porém, não param por aí: os juízes de "Tactics Advance" marcam presença no game (e até no símbolo do logotipo), só que ao invés de participar de combates com leis, eles são cavaleiros do império que inspiram terror nos revoltosos.

Muito do sistema de jogo foi inspirado na versão online "Final Fantasy XI". Agora, por exemplo, não há divisão entre a tela de mapa e a de batalha. Os combates ocorrem quando o jogador chega perto de algum inimigo. Do mesmo jeito, pra fugir basta se afastar dos oponentes.

A exemplo de "Final Fantasy" anteriores, é possível escolher entre o modo Wait e o Active: no primeiro, o tempo pára quando o usuário está escolhendo uma opção no menu; no segundo, os monstros continuam a atacar mesmo durante a abertura das opções de combate.

O grupo terá até três combatentes, mas basicamente só o líder será comandado pelo jogador - os outros dois ficam a cargo do computador, obedecendo a algumas estratégias pré-definidas. Contudo, o usuário terá a opção de controlar cada um deles, se quiser.

Mas nem todos os monstros serão beligerantes, e alguns deles poderão até brigar entre si. Por exemplo, os Sleipnirs e Mondragoras não se dão muito bem e o seu grupo poderá encontrá-los brigando; nesse caso, o combate fica muito mais fácil. Durante as brigas, novos inimigos poderão ser atraídos. Alguns inimigos, como as bombas, reagem às magias usadas pelo grupo do jogador. Enfim, muitas idéias foram inspiradas em "Final Fantasy XI".

Agora, os pontos fortes e fracos dos inimigos ficam indicados na tela, facilitando a estratégia do jogador. Aliados e inimigos são ligados por uma linha parabólica que indica o alvo da ação de cada personagem. A de cor vermelha indica o alvo do oponente, enquanto a azul, a mira dos seus companheiros.

"Final Fantasy XII" traz, até o momento, quatro tipos de magias: brancas, que reúnem uma série de poderes de cura; negras, dolorosas magias de ataque; temporais, que distorcem a dimensão; e verdes, que possuem funções assistenciais, como a "Protect" e a "Shell", que aumentam a defesa.

Naturalmente, não poderia faltar a magia "Summon", que evoca diversos tipos de poderosas criaturas. Nesta versão, esses seres lutarão como se fossem um "combatentes normais", atacando periodicamente como os demais, em vez de se limitar a um ataque único. Em compensação, os outros dois integrantes do grupo ficarão de fora durante a ação das "Summons". Um contador indica o tempo que a criatura poderá permanecer na batalha.

O game será bastante amigável, pois quando há itens por perto, um ponto de exclamação indica a sua presença.

O compositor da série, Nobuo Uematsu, ficará a cargo do tema de abertura, que terá o nome de "Kiss Me Good-Bye", com letra e execução de Angela Aki.

"Final Fatasy XII" é um jogo exclusivo para PlayStation 2.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Final Fantasy XII (Playstation 2)

    206 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Square Enix
    Lançamento: 31/10/2006
    Distribuidora: Square Enix
    Suporte: 1 jogador, cartão de memória
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host