UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 3

FIFA 08

01/11/2007

THÉO AZEVEDO
Da Redação
Os tempos mudam. Anos atrás, seria improvável imaginar que "FIFA", enfim, conseguiria bater de frente com "Winning Eleven" em termos de realismo. Porém, a versão para PlayStation 3 - onde a série faz a sua estréia - e Xbox 360 mostra que a EA Sports está jogando contra a Konami, no mínimo, pelo empate. Robusta, a tecnologia gráfica é um espetáculo visual de alto nível, mas evolução autêntica acontece mesmo dentro de campo, seja na nova modalidade Be-a-Pro ou na cadência lenta e ritmada das partidas, assemelhando-se muito ao que acontece nos gramados de verdade.

Que bonito é

"Nem parece 'FIFA'". É um comentário que pode circular entre aqueles que vêem "FIFA 08" pela primeira vez e, sim, a EA Sports deve interpretá-lo como um elogio. Enquanto no PC a tecnologia da franquia cai de tão velha, e no Wii é um minigame de pebolim que rouba a cena, "FIFA 08" para PS3 e Xbox 360 apresenta um novo jeito de jogar futebol, ao menos para quem está habituado à série. As partidas estão mais técnicas e a inteligência artificial do CPU elevada; com isso, está mais difícil fazer gols e, tanto quanto nunca, é preciso ir além do básico para vencer. Não é mais um game para iniciantes ou tão amigável.

Driblar, por exemplo, é fundamental, divertido e, em lances mais complexos, difícil também. É necessário pressionar o gatilho esquerdo (L2, no PS3) e explorar a alavanca analógica para dar vida a fintas e peripécias diversas. No início, tudo parece uma questão de tentativa e erro, mas não se engane: combinações complexas, ainda mais quando a bola está nos pés de craques como Ronaldinho Gaúcho, podem fazê-lo passar por qualquer defesa - sem contar que proporcionam alguns dos melhores momentos do jogo. O melhor a fazer é dedicar-se ao modo de treino antes de tentar a sorte no campo.

Manter a posse de bola e trabalhá-la nunca foi tão importante. Não existe mais aquela história de dar chutão e contar com a sorte ou atravessar o campo em poucos segundos: é preciso esperar pelo melhor momento do passe, antever o posicionamento dos atletas e, conseqüentemente, mexer no esquema tático da equipe, definir estratégias etc. Em versões anteriores, mesmo que em nível reduzido, era possível mexer em tais aspectos, só que a diferença é que agora isso passa fazer uma diferença efetiva.

Se no PC os gráficos de "FIFA 08" são sofríveis, na nova geração dá gosto de ver a partida rolar. O hardware dos consoles é explorado para dar aos atletas movimentos mais convincentes e naturais, e não apenas os rostos são fiéis à realidade, mas também o próprio jeito de jogar de alguns atletas mais notáveis. Ainda falta encontrar um meio mais natural para as animações faciais, mas não é algo que possa ser considerado exatamente um ponto negativo.

São ajustes, que também fazem falta nos gramados, pois a resposta aos controles ainda não é a mais adequada, e o sistema de dribles também pode melhorar, pois alguns comandos parecem desnecessariamente complexos demais. São detalhes que, com algum trabalho, podem melhorar na edição seguinte.

Você e mais 10

A principal novidade de "FIFA 08" é o modo Be-a-Pro, no qual o jogador assume o papel de um atleta específico dentro de campo. Trata-se do passo inicial da EA Sports para, em 2010, colocar onze contra onze em partidas online. Entra em cena uma câmera especial que lembra uma perspectiva em terceira pessoa, literalmente mudando a forma de enxergar o jogo.

Como em um RPG, há objetivos específicos a cumprir, desde chutar a gol um determinado número de vezes até anotar o tento da vitória. Além disso, o atleta sobe de nível e ganha pontos que podem ser distribuídos entre uma série de atributos.

No começo, é comum se ver meio perdido em campo e, principalmente, em impedimento, ainda se o atleta escolhido for um meia ou atacante. Não adianta ficar correndo atrás da bola, pois isso apenas vai deixá-lo cansado mais rapidamente; melhor buscar posicionamento dentro de campo e orientar a sua equipe - sem a posse da bola, é possível pedir ao companheiro passar a bola, chutar, pressionar na marcação etc. Em relação ao PC, que por sinal não tem a câmera especial, conta muito o fato de a inteligência artificial, nos consoles, ser bem superior.

O cardápio, no entanto, é bem mais completo: além do Be-a-Pro, existem ainda torneios, entre oficiais e personalizáveis, e o já tradicional modo Manager, que faz do jogador um técnico - ou "coach", como gostam de falar nos Estados Unidos -, responsável também pelo gerenciamento dos atletas e da equipe.

O multiplayer baseia-se nas Ligas Interativas (para seis campeonatos, no caso), sistema que acompanha as tabelas das competições reais, cruzando-as no game e, assim, acirrando rivalidades - se Manchester United e Chelsea jogam, o mesmo acontece no jogo e, depois, os resultados das partidas são apurados para apontar qual das equipes se deu melhor em gramados virtuais. Fora isso, há também as habituais disputas individuais - e, no caso do PS3, até 5 contra 5-, que valem ou não pontos no ranking.

Brasil, eô

As equipes presentes na liga brasileira, todas com escalações atualizadas (até agosto de 2007), são: Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Goiás, Grêmio, Juventude, Náutico, Palmeiras, Paraná, Santos, São Paulo, Sport e Vasco da Gama. Em Resto do Mundo, estão ainda São Caetano, Santa Cruz e Ponte Preta.

A EA Brasil, no entanto, não conseguiu negociar contratos com Fluminense e Internacional, além de sequer obter contato com o América de Natal. Assim sendo, as três equipes aparecem como "genéricas", ou seja, sem atletas ou escalações oficiais.

CONSIDERAÇÕES

"FIFA 08" é, sem dúvidas, um game que merece uma chance daqueles que sempre torceram o nariz para a série. Foi-se o tempo em que o termo "arcade" era empregado para classificar a franquia: a parada aqui é difícil. No PS3 e Xbox 360, trata-se de um jogo autêntico, realista e cheio de possibilidades, seja no Be-a-Pro ou no modo online. Há melhorias a se fazer, para deixar o jogo mais natural, mas nada muito complexo. O mais importante, o game já fez: partir do zero para colocar a série de volta no jogo.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    FIFA 08 (Playstation 3)

    44 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Electronic Arts
    Lançamento: 09/10/2007
    Distribuidora: Electronic Arts
    Suporte: 1-10 jogadores, PlayStation Network, cartão de memória
    Outras plataformas: DS PC PSP WII X360 PS2
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host