UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 3

LEGO Star Wars III: The Clone Wars

15/04/2011

ANDRÉ FORTE
Colaboração para o UOL
O terceiro episódio de "LEGO Star Wars" certamente não era dos mais esperados, apesar das novidades anunciadas pela Lucas Arts e o atraso de um mês em seu lançamento. Após lançado, será que o jogo traz tantas diferenças com relação ao primeiro da série, lançado em 2005? Não.

Tirando o habitual bom humor da franquia dos bonecos amarelos, as falhas da mecânica e mesmice das batalhas não mudaram nada nessa famosa galáxia muito, muito distante.

Piadas inspiradas, mecânica nem tanto

O jogo é baseado no desenho animado em 3D de 2008, "A Guerra dos Clones", que serve como ponte para os acontecimentos do segundo e terceiro episódios da saga. Como nos títulos anteriores, diversas cenas de corte baseadas na obra original são revividas pelos bonecos amarelos em tomadas que, apesar de não contarem com vozes, são substituidas por murmúrios e sacadas inteligentes e divertidas.

Entre as cenas, não é raro ver dezenas de corpos dos bonecos esquartejados pelos sabres de luz, mas como tudo é representado pelos simpáticos brinquedos, qualquer atitude mais violenta se transforma em uma grande piada.

Pecinhas voltam a uma galáxia muito, muito distante...


Aliás, apresentar menos do que isso seria um retrocesso em relação aos anteriores, já que o forte da série sempre foi o bom humor. E retrocesso não seria a palavra certa para descrever "LEGO Star Wars III", já que o game continua estagnado e sem evoluções, com praticamente todos os pontos positivos - e negativos - que o consagraram, exceto por algumas mudanças pontuais para adaptá-lo aos tempos atuais.

A primeira e mais notável nos gráficos. Desta vez sem uma versão de PS2 para segurar a ousadia e tecnologia, o visual ganhou cenários nitidamente produzidos para aproveitar o potencial da atual geração de consoles em alta definição, com destaque para os cenários de fundo, a grande quantidade de inimigos simultâneos na tela e - principalmente - o belo trabalho na representação dos animais e monstros que servem de montaria. Além disso, os personagens LEGO ganharam vida nova com os inéditos efeitos de luz e sombra, que refletem o ambiente na textura plástica de suas cabeças com mais naturalidade.

Outra mudança prometida pela produtora Traveller's Tales: o uso mais efetivo da Força foi adicionado à mecânica. Porém, como no passado, o controle sobre os personagens continua confuso e longe da precisão que a aventura exige.

Durante batalhas, o jogador aperta no máximo três botões, sendo que um é para ataques normais, outro especial (Força Jedi ou atirar com pistolas) e um para troca de personagens. Vira e mexe a trama fornece situações que incentivam a mudança de comando dos heróis, já que alguns podem utilizar a força Jedi para mover plataformas e realizar proezas que personagens comuns não conseguem.

O problema é que apesar de contar com poucos botões, o jogo - que dispensa tutoriais - sofre com a instabilidade da mecânica. Por exemplo, a troca de personagens deveria funcionar com o simples apertar de um botão, mas nem sempre isso acontece. Além disso, a física dos saltos continua esquisita e o jogador pode "patinar" ao chegar em alguma extremidade, forçando a repetição de movimentos à exaustão. No passado, a mecânica imprecisa até passou despercebida, já que tudo era uma grande novidade e o jogo cativava pela diversão, mas agora, com uma fórmula já conhecida, os defeitos incomodam ao saber que faltou capricho por parte dos desenvolvedores mesmo após seis anos desde o primeiro jogo.

Para piorar, "LEGO Star Wars III" apresenta uma quantidade considerável de batalhas longas e cansativas, além de puzzles pouco inspirados. Se já não bastasse, o jogador que abrir mão de convidar um amigo para ajudá-lo e investir na inteligência artificial do jogo pode se decepcionar. Dificilmente o computador colabora atendendo no ato de seus comandos, chegando a demorar minutos até entender o que de fato precisa ser feito para resolver os quebra-cabeças.

Salvando do fracasso

Esquecendo os pontos negativos, uma das gratas surpresas de "LEGO Star Wars" é a possibilidade de controlar as naves de brinquedo em batalhas espaciais. O controle dos veículos é divertido e as guerras estelares chegam a ser desafiadoras. - sem contar também o belo trabalho visual da Traveller's Tales na construção dos cenários.

Por fim, algumas fases encorajam o jogador a pensar, com minigames de estratégia. Nessas cenas, o jogador deve ganhar território do inimigo controlando os soldados em pontos do mapa. Entretanto, como todos os elementos que cercam os jogos da franquia LEGO, a experiência não preza pela complexidade, mas visa unicamente à diversão com controles simples.

É uma pena que tais novidades sejam pouco para convencer jogadores dos games anteriores a se aventurarem neste novo título. Ao menos, salvam o jogo de um fracasso total, já que adicionam diversidade, mesmo que pequena, à mecânica já conhecida desde os tempos de PlayStation 2.

Soldados se atrapalham em cena do game

CONSIDERAÇÕES

Perdido no tempo e espaço, "LEGO Star Wars III" sofre com a falta de evolução em relação aos anteriores. Apesar do novo apelo visual e das novas possibilidades proporcionadas pelo controle das naves e duelos estratégicos, é impossível não lembrar de que a maioria da mecânica já foi explorada à exaustão nos dois primeiros jogos da série ou em outras aparições dos bonecos amarelos, como "Batman" ou "Indiana Jones". É de fato divertido, mas nem isso é novidade para os fãs da série.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    LEGO Star Wars 3: The Clone Wars (Playstation 3)

    42 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Traveller's Tale
    Lançamento: 22/03/2011
    Distribuidora: LucasArts
    Suporte: 1-2 jogadores, cartão de memória
    Configuração mínima: Windows XP/Vista
    Outras plataformas: DS PC PSP WII X360
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host