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Saints Row 4

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

05/09/2013 08h01

"Saints Row IV" é a prova de que, ao menos no mundo dos games, a 'zoeira' não tem limites. O game abraça o caos e a galhofa que fez o sucesso de seu antecessor, "The Third" e eleva aos níveis mais absurdos, com uma trama de ficção-científica que satiriza "Matrix", "Exterminador do Futuro" e principalmente "Mass Effect".

O game tenta manter suas raízes no estilo "GTA" mas lembra muito mais "Crackdown" e "Prototype", com superpoderes e parkour no topo de edifícios. A ação explosiva e as situações hilárias que pontuam a aventura quase conseguem suplantar a falta de aprimoramento do jogo em relação ao título de 2012.

Introdução

Em "Saints Row IV", a gangue alcançou níveis de popularidade tão altos que seu líder - você - é empossado presidente dos EUA. Porém, as dores de cabeça nunca terminam e é preciso resolver uma crise mundial: invasores alienígenas atacam a Terra, prendendo a gangue em uma simulação.

Para sair dessa, você precisará roubar, matar, explodir, provocar o caos nas ruas de uma Steelport cheia de policiais alienígenas. Será preciso reunir seus companheiros novamente e então, dar uma lição nos aliens. Nas horas vagas, também há muitos colecionáveis para encontrar, desafios e atividades paralelas para passar o tempo.

Pontos Positivos

É muito engraçado

"Saints Row IV" não se leva à sério. O senso de humor estabelecido em "The Third" é levado às últimas consequências neste jogo. Os diálogos e situações são cheios de referências aos jogos anteriores, aos shows da WWE e aos filmes de ficção-científica que inspiram a trama, além de piadas da internet e do cada dia mais raro humor ofensivo e politicamente incorreto. Sem entender inglês, você vai rir das situações e dos personagens bizarros nas ruas de Steelport. Para quem domina o inglês, "Saints Row IV" é ainda mais divertido.

Ação explosiva

As missões de "Saints Row IV" envolvem muitos combates, provocar o caos explodindo coisas nas ruas e o uso de superpoderes, gerando batalhas mais verticais, com você saltando pelos prédios enquanto troca tiros e sopapos com bandos de alienígenas, explode naves com rajadas de fogo ou congela os policiais - apenas para quebrar todos com um único soco.

Os poderes permitem que você corra em supervelocidade, atropelando tudo e todos pela frente, dê super pulos que podem ser aprimorados para que você quase voe pelos céus da cidade e também dispare rajadas de gelo, fogo ou telecinésia, entre outras opções. Essas habilidades são o centro da jogabilidade em "Saints Row IV" e podem cansar jogadores que buscam algo mais 'realista' - se é o seu caso, passe longe.

Para evoluir seus poderes, você precisa coletar cilindros de luz espalhados pela cidade, pequenas falhas na programação da simulação. Elas são fáceis de encontrar, mas existem 1200 delas nos telhados, terraços e outros pontos de Seelport - uma inspiração clara nas orbes de "Crackdown" e tão divertidas de colecionar quanto aquelas.

Muito para fazer

É fácil aterrorizar as ruas da cidade com tantos poderes e para desafiar o jogador, "Saints Row 4" traz vários minigames de corrida, luta e outras atividades superhumanas. São desafios que ajudam a dominar melhor os dons do presidente, adquirir créditos e experiência e dão variedade ao jogo.

As missões também são bem variadas, embora algumas se prolonguem demais sem necessidade. Algumas envolvem atividades fora da simulação - por sinal, interagir com os colegas de gangue na nave dos Saints é uma ótima piada com as interações de "Mass Effect", com opções de conversa e romance - mas bem mais direto ao ponto do que o RPG da BioWare.

O jogo também permite personalizar seu herói, com roupas, tatuagens e penteados, além de verdadeiras cirurgias plásticas completas. Você também pode customizar os carros, alterando desde a pintura e os pneus até detalhes da lataria. Seus veículos ficam salvos e podem ser chamados com um toque de telefone - é tudo uma simulação, então não há motivos para andar até uma garagem. Os minigames de 'hacking' seguem o estilo de "Pipe Mania", parecido com os do primeiro "BioShock" - mas são muito simples e fáceis de resolver.

Pontos Negativos

Visual fraco

Não dá para fechar os olhos para os gráficos de "Saints Row IV": o jogo está longe de ser bonito. Seus personagens e veículos parecem um tanto toscos neste fim de geração, por mais variados e divertidos que sejam. O cenário é cheio de edifícios repitidos, ruas que são cheias de vida (e personagens repetidos) mas ao mesmo tempo, não trazem grandes detalhes em suas lojas e residências. Os cenários alienígenas são enfeitados com luzes e raios, mas ao olhar de perto, é tudo muito simples - e você olhará essas estruturas de perto com frequência, conforme detona os pontos de controle dos invasores.

Sem grandes melhorias

Ao jogar "Saints Row IV" é difícil acreditar que ele é algo além da expansão "Enter the Dominatrix" que estava em produção na Volition quando a THQ faliu. O jogo não melhora em nada o título de 2012 - os carros continuam leves demais, o tiroteio é divertido mas simplório - e muitas vezes você percebe que seus disparos não acertam onde deviam.

Os inimigos clonados e sem variedade continuam presentes, agora com modelos de alienígenas para complementar - os subchefes, em particular, são alguns dos extraterrestres mais sem graça já vistos em um game, lembrando o nada inspirado chefão de "Mortal Kombat Armageddon".  

Em resumo, o jogo é exatamente o mesmo que você experimentou em "The Third", mas com adições vindas de "Crackdown" e "Prototype", temperado com uma trama fanfarrona e divertida.

Nota: 7 (Bom)