Jogos

HearthStone: Heroes of Warcraft

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

  • "HearthStone" é um jogo de cartas que promete atrair jogadores casuais e dedicados

"Diablo", "StarCraft", "Warcraft". A Blizzard é conhecida por ser uma empresa que faz poucos jogos, mas todos os que faz são grandiosos. Quando a empresa anunciou que iria anunciar um novo durante a PAX East 2013, muitos esperavam por algo similar aos outros títulos da companhia. Mas, para surpresa de todos, foi exatamente o oposto: "HearthStone: Heroes of Warcraft" chega ser simples para o padrão da empresa.

Desenvolvido pelo 'Team 5', uma equipe que conta apenas com apenas 15 desenvolvedores, "HearthStone" é um jogo de cartas inspirado no mundo de "Warcraft", com heróis, criaturas e feitiços típicos da série.

"Nós da Blizzard somos fãs de card games em geral. Jogamos muitos deles, muitos mesmo. Sempre que tínhamos um tempo livre, nos juntávamos para jogar um pouco de 'Magic' [the Gathering] ou outros card games. E isso foi uma das nossas inspirações para fazer 'HearthStone'.", disse Jason Chayes, diretor de produção de "HearthStone" em entrevista para UOL Jogos durante a PAX 2013.

"Nós desenvolvemos 'HearthStone' para ser fácil de aprender e que qualquer pessoa consiga jogá-lo e, ao mesmo tempo, profundo o suficiente para os jogadores dedicados", disse Eric Dodds, chefe de design do jogo - e algo que a reportagem pôde comprovar durante o evento.

  • Uma mesa típica de uma partida de "HearthStone", com cartas dispostas para os dois jogadores. Além das cartas, o game possui cenários interativos inspirados na mitologia de "Warcraft"

Com as cartas na mesa

Antes de começar o duelo, o jogador deve escolher um entre os 9 heróis que estão à disposição. Esses heróis possuem habilidades e estilo de jogo diferentes uns dos outros. O paladino, por exemplo, é um personagem que tem a habilidade de curar e pode fazer isso para se salvar ou manter  suas criaturas na mesa. Já o Guerreiro é mais agressivo e muitas vezes toma a frente da batalha, causando dano direto no herói adversário.

GRATUITO (E JUSTO)
PARA JOGAR

  • "HearthStone" é um jogo gratuito para jogar, porém ele será justo com o jogador. Pelo menos é isso o que Jason Chayes, diretor de produção do jogo. "Os jogadores que pagam não vão ter vantagem alguma sobre quem não gastar dinheiro em nosso jogo. Comprar pacotes de cartas só vai dar acesso a mais cartas, mas isso não vai garantir que cartas raras apareçam mais vezes para quem usou dinheiro real", disse.

"O jogo foi feito para que cada partida dure entre 10 e 15 minutos. E você poderá jogar com os seus amigos da Battle.net ou contra pessoas com o mesmo nível de habilidade que o seu", explica Chayes.

A mecânica do jogo é simples e direta, facilitada principalmente pelas poucas informações das cartas. Uma carta de criatura mostra a força de seu ataque e a quantidade de vida, além do custo de mana e se tem uma habilidade especial. Já as cartas de feitiço e de defesa apenas trazem o custo em mana e seu efeito. Essas informações são bem pontuais e diretas. Não existe chance de você ficar perdido.

O objetivo é claro: derrotar o adversário. Para isso você terá que montar um baralho e escolher uma estratégia para ele, escolhendo entre cartas de ataque e defesa. Quem conseguir acabar com os pontos de vida do adversário é o campeão da partida.

Mas para vencer é preciso de ser astuto e conhecer suas cartas. Não adianta, por exemplo, adicionar apenas cartas de magia, pois você precisará de heróis para defender seu campeão. No total serão mais de 300 cartas divididas em diversas categorias, como criaturas, feitiços, campeões e outros tipos que serão reveladas futuramente.

No final das contas, "HearthStone" é um jogo simples e tem bastante potencial atrair os fãs de "Warcraft" e outros aficionados por jogos de estratégia e de cartas.

"HearthStone" está programado para chegar ao PC e tablets em 2013.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo