Mario Kart 8

Pedro Henrique Lutti Lipee

Do UOL, em São Paulo

  • Desdém pelas leis da gravidade marcam "Mario Kart 8", exclusivo de Wii U

Apesar de nunca causarem tanto alvoroço quanto um novo "Zelda" ou uma estreia de "Super Smash Bros.", os lançamentos de "Mario Kart" para cada console Nintendo sempre provam que a série de corrida é uma das mais importantes no catálogo da empresa japonesa.

Com o Wii U em uma situação difícil, chega a hora de "Mario Kart 8" tentar mobilizar os milhões que sempre compram novos games da franquia para salvar a plataforma da obscuridade em mais um semestre de poucas estreias.

A proposta do game é simples: reunir um ou outro elemento novo a uma mistura de tudo de bom que a série já tinha oferecido anteriormente. Ao menos em teoria, a ideia é boa.

ASSISTA AO TRAILER RECENTE DE "MARIO KART 8"

  •  

Melhores momentos

Dentre as especificidades de "Mario Kart 8" estão disputas multiplayer online ou local para até 12 jogadores e a possibilidade de pilotar motos, como em "Mario Kart Wii", além de trechos de corrida aérea e submersa, conforme visto em "Mario Kart 7". Já como novidades, o game traz gráficos em alta definição e pistas com trechos antigravidade, em que Mario e companhia ficam de ponta-cabeça com seus veículos.

Essa compilação dos "melhores momentos" da série faz sentido, considerando que "Mario Kart" raramente muda suas mecânicas essenciais. Como sempre, itens como cascos de banana, cascos verdes, vermelhos e azuis, cogumelos, estrelas e outros apetrechos retornam para fazer das competições mais imprevisíveis. Nostálgicos também perceberão uma série de estágios de outros títulos da marca recriados, seguindo a tradição criada nos tempos do Game Boy Advance.

Já que poucos elementos de jogabilidade inéditos aparecerão em "Mario Kart 8", a aposta da Nintendo com este jogo está, portanto, em sua execução. Fãs poderão disputar corridas portando uma enorme variedade de controles - como o Game Pad, o Pro Controller ou o Wii Wheel -, e também compartilhar suas experiências via Mario Kart TV, uma função social integrada à rede Miiverse.

Mario Kart 8
Mario Kart 8

Universo Mario

Mais do que qualquer outro jogo da série, "Mario Kart 8" visa encapsular todo o universo de Mario em um único pacote recheado de karts de corrida. Por ora, o título já tem 24 personagens jogáveis confirmados - incluindo os Koopalings, vilões de "Super Mario Bros. 3", e versões Baby de Mario, Luigi, Peach e Daisy.

Além dos personagens, a seleção de pistas do game também demonstra sua natureza enciclopédica. Estágios inéditos inspirados por "Super Mario Sunshine" e "Luigi's Mansion: Dark Moon" já foram confirmados, enquanto que até mesmo "Donkey Kong Country" será contemplado na seleção de fases clássicas. Quer mais exemplos? Até mesmo o obscuro "Famicom Grand Prix II: 3D Hot Rally" ganhou uma menção em uma das pistas.

Exclusivo para o Wii U, "Mario Kart 8" deverá ser lançado no dia 30 de maio.

UOL Cursos Online

Todos os cursos