Resident Evil HD Remaster

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    "Resident Evil HD Remaster" traz a melhor versão do clássico para PC e consoles atuais

O primeiro "Resident Evil" é um marco na história dos videogames. Responsável por popularizar o gênero "survival horror", o game saiu para o PlayStation original em um distante 1996 e recebeu uma edição remasterizada em 2002, exclusiva para Game Cube.

Conhecida pelos fãs pelo apelido carinhoso de "REmake", essa edição é considerada a versão definitiva do clássico da Capcom, com gráficos refeitos e outras melhorias. Em 2015, o que era bom pode ficar ainda melhor, com a chegada de "Resident Evil HD Remaster".

Essa nova edição traz o "REmake" para PC e para os consoles PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One. "HD Remaster" inclui também alguns filtros gráficos, resolução 1080p no PS4 e no Xbox One, e uma opção de controle mais familiar aos jogos contemporâneos, mas sem descartar as mecânicas de tanque do jogo original.

VEJA TRAILER DE "RESIDENT EVIL HD REMASTER"

  •  

Aventura clássica

"Resident Evil HD Remaster" segue o roteiro do jogo original: a unidade tática Team Bravo é enviada de Raccoon City para investigar uma série de assassinatos horripilantes (com traços de canibalismo!) na região das Montanhas Arklay.

O grupo perde contato com a base e outra equipe, o Team Alpha (formado por Chris Redfield, Jill Valentine, Albert Wesker e Barry Burton) é enviada para o resgate, mas ao pousar perto de uma mansão pra lá de suspeita, o grupo é atacado por cães raivosos e perde o piloto do helicóptero.

O Team Alpha decide investigar a mansão e a partir daí, é preciso desvendar os misteriosos assassinatos, enfrentar os mortos-vivos que habitam o lugar e lutar para sobreviver.

Esqueça a ação e tiroteio dos "Resident" mais recentes. Aqui, é preciso explorar os cenários continuamente, encontrar os objetos e itens necessários para cada situação e lidar com zumbis implacáveis. É preciso administrar os recursos escassos, que incluem pouca munição, preciosas ervas curativas e fitas de máquina de escrever - esqueça 'checkpoints', é preciso lembrar de salvar o progresso nessas máquinas.

Resident Evil HD Remaster
Resident Evil HD Remaster

Melhorias notáveis

Não importa se você é fã de longa data de "RE" ou só vai conhecer agora os primórdios da grife, é impossível não se impressionar com os detalhes bordados nos uniformes dos agentes da S.T.A.R.S., o brilho das chamas das velas na velha mansão Spencer, o pó que se levanta ao correr por assoalhos carcomidos e muito mais.

Novo e antigo se misturam bem na forma de modestas, mas significativas opções novas nos gráficos controles. Uma opção de tela em proporção 16:9 acaba aproximando os gráficos para preencher a tela, mas adiciona um interessante movimento suave de câmera ao navegar pelo cenário que deixa o jogo mais dinâmico.

O jogo oferece também um sistema de controle alternativo ao tradicional 'tanque' do "Resident Evil" original. Com o novo sistema, Jill e Chris andam na direção apontada pelo jogador, o que pode causar algumas trapalhadas num primeiro momento, com os cortes súbitos de câmera ao explorar uma sala, por exemplo.

Distribuído por download, "Resident Evil HD Remaster" terá apenas opções de áudio, legendas e menus em inglês.

UOL Cursos Online

Todos os cursos