Topo

Halo 2013

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

31/08/2015 15h10

No ano passado, a Microsoft e a 343 Industries planejavam o início de uma nova era para a série "Halo", desta vez no novo console da empresa, o Xbox One.

Infelizmente, o primeiro passo desta iniciativa, a coletânea "Halo: The Master Chief Collection", acabou sendo um tiro no pé. Infestado de bugs de instabilidade tanto nas diferentes campanhas quanto no multiplayer, a série acabou sofrendo um abalo em relação à confiança com o consumidor.

Agora, a 343 quer apagar esta imagem negativa com "Halo 5: Guardians", novo episódio na saga do herói Master Chief, que desta vez traz foco ainda maior na ação cooperativa da série, trazendo dois esquadrões de quatro personagens que estarão presentes durante todo o jogo.

Halo topo - Divulgação - Divulgação
"Halo 5: Guardians" terá campanha cooperativa para 4 jogadores online
Imagem: Divulgação

Além disso, como em "Halo 2", o Master Chief não será o foco central do game, dividindo os holofotes com o Agente Jameson Locke, que parte em busca do herói ao lado de sua equipe, Fireteam Osiris - que traz outra figura carimbada da série.

Em "Halo 5", a 343 Industries quer integrar este elemento à própria estrutura do jogo. Independente de se o jogador estiver jogando a campanha sozinho ou com amigos, Chief ou Locke sempre terão a companhia de outros três personagens.

No total, serão oito personagens diferentes, divididos entre os times de Master Chief e Locke. E, embora as mecânicas fundamentais sejam as mesmas para todos, cada personagem possui suas singularidades: Linda possui um rifle sniper, Master Chief começa sempre com o clássico rifle automático. Kelly é a Spartam mais veloz do time Azul, enquanto Tanaka tem o sensor de movimento com maior alcance.

A interface de cada personagem é diferente, mesmo entre os membros do mesmo time. Já se sabe também que as armaduras do grupo de Locke são mais modernas e com funções de rastreamento que não existem nas armaduras do grupo de Master Chief, formado por Spartans "da velha guarda".

Halo 5 - Divulgação - Divulgação
Além de Master Chief e Locke (vindo da série "Halo: Nightfall"), outros personagens conhecidos aparecem na campanha. Entre os companheiros de Locke está Buck (de "Halo 3: ODST", interpretado por Nathan Fillion), mas espere por encontros com o Árbitro e Dr. Halsey e, claro, a volta da Inteligência Artificial Cortana - desaparecida no final de "Halo 4".
Imagem: Divulgação

Multiplayer robusto

A campanha de "Halo 5" promete ser a maior da série, mas a 343 Industries sabe que um dos elementos de maior sucesso da franquia é o multiplayer online. Para compensar os tropeços da "Master Chief Collection", o novo game capricha na oferta de conteúdo competitivo.

São 20 mapas para disputar partidas em diversas modalidades no lançamento e mais 15 mapas adicionais distribuídos por download gratuitamente até junho de 2016. Para os jogadores mais dedicados, o multiplayer de "Halo 5" terá listas de jogo dedicadas para o eSport.

A maior atração, porém, é a nova modalidade Warzone, que combina partidas competitivas com a diversão do jogo cooperativo em mapas enormes onde dois times de 12 jogadores lutam pelo domínio de instalações militares ao mesmo tempo em que enfrentam os inimigos Covenant e Forerunner. Com mapas realmente grandes, o modo Warzone permite estratégias diversificadas e o uso de veículos terrestres e aéreos.

Exclusivo para Xbox One, "Halo 5: Guardians" sai em 27 de outubro.