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Flashback

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

29/07/2013 18h10

  • Divulgação

    Cenário icônico de "Flashback", a selva de Titan aguarda novos - e velhos - jogadores

Reconhecido como um dos principais jogos da era 16-bits, "Flashback" vai ganhar uma releitura em alta definição. Feito pela VectorCell, estúdio que conta com integrantes do time original da Delphine, o game da Ubisoft promete apresentar a aventura de ficção-científica para uma nova geração de jogadores - e arrancar sorrisos dos fãs nostálgicos que calejaram seus dedos no Amiga, DOS, SNES ou no Mega Drive naquele distante início da década de 1990.

Mais do que receber filtros gráficos, "Flashback" foi inteiramente redesenhado, inclusive com a adição de novo conteúdo, sequências de animação e principalmente, checkpoints, coisa que não existia 20 anos atrás. Para o bem ou para o mal, é uma aventura para uma audiência moderna.

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Aventura espacial

Em "Flashback" você controla Conrad B. Hart, um agente do Galaxia Bureau of Investigation, uma espécie de FBI do futuro. O herói acorda no distante planeta Titan, em uma selva luxuriante, sem saber como foi parar lá. Com a ajuda de um artefato chamado holocube, Conrad vai descobrindo sua missão e mais detalhes sobre sua missão: encontrar aliens que se passam por humanos e planejam destruir a Terra. Para isso, o agente precisará primeiro, recuperar suas memórias.

As mecânicas de jogo envolvem muitas plataformas, por onde Conrad salta, se pendura e escala, além de tiroteios. Tudo muito parecido com o original de 1992, mas com algumas novidades, como, por exemplo, as missões secundárias.

Para conseguir o cinto antigravidade de Conrad, é preciso coletar frutas explosivas para um personagem chamado Joe. você explora a selva de Titan, pega as frutas, encara alguns perigos e volta para trocar os objetos pelo cinto, necessário para descer em segurança até New Washington. Esse é o tipo de objetivo secundário que a VectorCell acrescentou ao jogo, para deixar as coisas um pouco menos lineares e aumentar sua vida útil.

Visual reimaginado

Os cenários de "Flashback" são todos reminiscentes do jogo original e veteranos certamente reconhecerão cada fase com um rápido olhar. Mas foi tudo refeito, com a adição de efeitos de iluminação dignos dos jogos atuais e a paisagem combinando elementos tridimensionais com a ação 2D típica do gênero. Ficam para trás também as telas estáticas do passado, substituídas por um deslocamento lateral real do cenário.

A maior preocupação para os fãs do jogo original reside na adaptação dos controles: "Flashback" terá saltos menos milimétricos, checkpoints e pontos onde o jogador poderá regenerar a saúde de Conrad, além de um sistema de evolução para o protagonista.

"Adaptar o game direto do original resultaria em uma aventura muito punitiva para os jogadores de hoje", explicou Pauil Cuisset, designer de ambos os "Flashback". "Esperamos colocar a alma do game em um novo corpo".