UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Previews
Final Fantasy XIII
PlayStation 3
"...tem um clima futurista, num mundo onde a tecnologia e a magia convivem harmoniosamente."


17/05/2006
da Redação

Ao lado de "Metal Gear Solid 4", "Final Fantasy XIII" é um dos mais aguardados jogos do PlayStation 3. E como é tradição na série de RPG mais famoso do mundo, o visual é um dos mais espetaculares de sua geração, no caso, da nova geração da Sony.

Na verdade, "Final Fantasy XIII" faz parte um projeto maior, chamado "Fabula Nova Cristallis: Final Fantasy XIII", que também conta com "Final Fantasy Versus XIII", também para PlayStation 3, e "Final Fantasy Agito XIII", para celulares. Mas, sem dúvida, o RPG é o principal produto da trilogia.

"Final Fantasy XIII" será feito pelo mesmo time que fez "Final Fantasy X", com Yoshinori Katase na produção e Motomu Toriyama na direção. Além disso, Tetsuya Nomura está a cargo da criação de personagens e o lendário Nobuo Uematsu comporá a canção-tema. Esse grupo é o mesmo que fez a demonstração técnica de "Final Fantasy VII" no PlayStation 3, na E3 de 2005.

A nova tecnologia gráfica tem o nome de "White Engine", que estava originalmente destinado para o PlayStation 2, mas foi levado para o PS3. Segundo a produtora Square Enix, a tecnologia permite gráficos bastante detalhados.

"Final Fantasy XIII" tem um clima futurista, num mundo onde a tecnologia e a magia convivem harmoniosamente. O papel principal, ao contrário do que foi mostrado no primeiro vídeo, não deve ser ocupado por uma mulher, o que é uma exceção na série. Isso só aconteceu em "Final Fantasy X-2", com Yuna, e em "Final Fantasy VI" ("Final Fantasy III" nos EUA), com Terra.

Com suposto nome (ou nome-código) de Lightning, os personagens têm traços elegantes e adultos. As opções de ataques são bastante variadas, incluindo armas brancas, pistolas, artes marciais e magias. Um dos equipamentos mistura uma lâmina numa espécie de espingarda, uma combinação que remonta à Gunblade, pertencente ao personagem Squall em "Final Fantasy VIII".

Os protagnistas também possuem equipamento que controla a gravidade e podem praticamente voar pelos cenários. Nas imagens, é possível perceber um soldado com armaduras brancas, que lembra os soldados-clones de "Star Wars". Sempre houve uma referência no RPG à cinessérie de George Lucas, e isso não parece ser diferente na 13ª edição.

O sistema de batalha, se prevê, tem semelhanças com o de "Final Fantasy XII", misturando elementos de ação com o tradicional sistema de turnos individuais. Porém, a quantidade de inimigos enfrentados ao mesmo tempo será bem maior. Haverá ataques para diversas distâncias. O comando Shot, por exemplo, poderá ser usado de longe dos alvos.

Pelas imagens, é de imaginar que cada movimento, desde o ataque simples até as técnicas mais poderosas, "custam" pontos na barra de ATB, sigla para Active Time Battle. Ao que indica, será possível escolher uma série de movimentos em seqüência e com isso será possível fazer combos.

Algumas das tradicionais magias já estão confirmadas, como a Fire e a Ice. Mas também há movimentos aparentemente inéditos, como a VStrike e a Aerial. O primeiro faz com que um inimigo seja arremessado para cima, e o segundo é um ataque em pleno ar. "Grandia III" tem um sistema similar.

O superataque desta versão se chama Overclock. Se ativado, os inimigos passam a se mexer em câmera lenta, ou seja, o seu personagem poderá atacar mais vezes que os oponentes. As batalhas prometem ser bem movimentadas, com vários ângulos de câmera.

"Final Fantasy XIII" é um jogo exclusivo para PlayStation 3.