UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PSP

Lumines

12/01/2005

da Redação
"Tetris" mostrou que a combinação entre um portátil e um bom jogo de quebra-cabeça é uma mistura vencedora. "Lumines" aproveita o que o PSP tem de melhor para se destacar com uma das melhores opções do lançamento do aparelho de bolso da Sony.

Feito pelo criador do game musical "Rez", Tetsuya Mizuguchi, "Lumines" também busca inspiração no ritmo tecno e como no primeiro game explora a sinestesia - a mistura dos diferentes sentidos (visão e audição, nesse caso).

No começo, havia blocos

Como no clássico "Tetris, a fórmula de "Lumines" é simples e inteligente, e vicia em questão de minutos. O tabuleiro é um longo espaço retangular, com quadrados compostos de quatro blocos coloridos caindo do topo da tela. Seguindo a tradição dos quebra-cabeças, o objetivo é destruir os blocos, impedindo que o espaço seja totalmente preenchido. Para apagá-los, é preciso criar grupos quadrados ou retangulares com mais de dois blocos de largura ou altura da mesma cor. Mas somente juntá-los, não faz com que eles sumam da tela...

"Lumines" oferece um diferencial, inspirado em seu tema musical: o tabuleiro é uma espécie de partitura, e o ritmo da canção é representado através de uma linha que passa ao passar pela tela apaga os blocos agrupados pelo jogador. Enquanto essa linha não passa, é possível anexar mais e mais blocos da mesma cor para uma destruição total. De vez em quando surge um bloco especial, que apaga todas as peças adjacentes da mesma cor, independente se estas formam blocos ou não.

A simplicidade é que os blocos são de apenas duas cores, e com o espaço generoso do tabuleiro, "Lumines" consegue dar um ritmo raro para um quebra-cabeça: ele é bastante descontraído e muito desafiador. No entanto, ao contrário de "Tetris", "Panel de Pon" ou "Bust-a-Move", ele não fica naquela tensão constante.

Sinestesia

A apresentação do game é um aspecto muito importante. Ao invés das tradicionais fases, "Lumines" é dividido em "skins". Cada "skin" é composta por um conjunto de duas cores para os blocos, um fundo de tela e uma música. As canções são todas produzidas por artistas famosos do tecno japonês e garantem uma sensação única. Apesar de não contar com gráficos 3D, "Lumines" esbanja efeitos luminosos que são totalmente pertinentes ao estilo. São mais de 40 skins diferentes para serem destravadas, que prometem aumentar bastante a vida útil do game.

Quem procura um desafio maior pode explorar a opção de quebra-cabeça ou tentar bater recordes em partidas com limite de tempo, mas essas opções não são tão interessantes quanto a tradicional. É possível também jogar com uma única "skin" favorita, mas o verdadeiro destaque fica com a opção multiplayer, que pode ser disputada contra o computador ou com outro PSP através da conexão sem fio do portátil. A mecânica é a mesma, mas os dois participantes disputam o tabuleiro quebrando blocos para ganhar influência. Quanto maior a influência, maior é o pedaço do tabuleiro controlado pelo jogador.

CONSIDERAÇÕES

"Lumines" pode não ser o melhor jogo para demonstrar a proeza técnica do processador 3D do PSP, mas é um dos mais divertidos quebra-cabeças já criados para um portátil: criativo, perfeito para momentos de descontração e agradável aos olhos e ouvidos.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Lumines (PSP)

    8 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: QB
    Lançamento: 22/03/2005
    Distribuidora: Bandai
    Suporte: 1-2 jogadores, cartão de memória
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host