UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Reportagens

HISTÓRIA DE FINAL FANTASY

Final Fantasy V (1992)

Indo contra a onda de mais personagens, o quinto jogo apresenta seus quatro protagonista logo no início do jogo como no primeiro capítulo da série. Bartz (ou Butz, dependendo da tradução) se encontra com Galuf, Reina e Faris logo nos primeiros minutos de jogo.

Tudo começa quando um meteorito cai na Terra, os ventos param e um cristal mágico se despedaça. Esses eventos unem os heróis na missão de salvar o mundo da destruição. E durante sua jornada, cada um deles acaba revelando terríveis segredos sobre seus passados.

Outro ponto forte são, novamente, os vilões. Gilgamesh e X-Death não são apenas assustadores: eles são praticamente maldade personificada. E olha que X-Death revela sua forma final como uma árvore e mesmo assim consegue ser assustador...

Um dos pontos mais forte de Final Fantasy V é o sistema de experiência. Com 22 profissões contidas em cristais mágicos, o jogador tem a chance de personalizar cada guerreiro com as perícias desejadas. O sistema foi tão apreciado que pedaços dele estão presentes nos episódios VI, VII, IX e X, além de ser reproduzido na íntegra em Final fantasy Tactics.

Originalmente, esse jogo estava com lançamento previsto para os EUA na forma de Final Fantasy III. Existem muitos boatos sobre a razão do cancelamento, mas a mais provável é que o sexto jogo da série estava quase pronto - ou seja, tanto a equipe de produção estava ocupada e não podia ajudar os tradutores, mas também fazia mais sentido colocar os tradutores na complexa missão de localizar o próximo jogo da série.

A SquareSoft tentou relançar o jogo como Final Fantasy Extreme em 1995, mas a empresa acabou falindo antes disso. E em 1997 a Eidos se prontificou na produção de um porte para PC, que foi cancelado por motivos desconhecidos. Somente em 1999 a Electronic Arts lançaria um pacote com o remake do jogo para PlayStation (em conjunto com o remake do sexto episódio) em inglês.

Final Fantasy IV   Final Fantasy VI