UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Reportagens

HISTÓRIA DE FINAL FANTASY

Final Fantasy IX (2000)

O nono jogo da série passou muito perto de não receber o nome Final Fantasy. Desenvolvido ao mesmo tempo que o oitavo, o game trouxe Amano de volta à sua prancheta e a série de volta ao ambiente medieval. Apostando na antiga mitologia dos primóridos da Square, Final Fantasy IX apresenta figuras como o antológico Mago Negro na forma de Vivi Ornitier.

Oferecendo novamente um maior número de personagens compartilhando o palco, a história se concentra em Zidane. Esse herói não é honrado ou incrivelmente bonito: ele é um ladrão que planeja raptar a princesa Garnet Til Alexandros XVII. Só que seu plano acaba indo por água abaixo e, junto com um grupo completamente heterogêneo. Cada um deles apresenta uma grande dúvida existencial que se resolve durante a trama, unindo ainda mais o grupo.

Final Fantasy IX apela principalmente para a platéia nostalgica, que reconhecerá diversos temas antigos da série (moogles, magia azul, magos brancos e negros, ambiente medieval, entre tantos outros).

Na medida em que o jogador avança no jogo, Zidane descobre sua origem e a raíz do mal no mundo, na forma de Kuja. Esse alienígena estava manipulando a rainha para destruir não apenas Zidane, mas todo o planeta, para que assim pudesse acabar com os planos bastante maníacos de seu criador (e de Zidane), Garland.

No final das contas, para honrar as origens da série, o grande vilão acaba sendo uma entidade que incorpora todo o mal e niilismo do mundo... seja lá o que isso signifique...

O jogo, infelizmente, teve um desempenho pobre no Japão quando comparado com seus antecessores, pois a Square não criou sua costumeira campanha de marketing multi-milionária. O lançamento do esperadíssimo Dragon Quest VII pode também ser considerado uma das razões de 'apenas' dois milhões de unidades vendidas. Mas a verdade é que a Square já esperava isso - sua intenção nunca foi a de fazer do jogo um verdadeiro episódio da série.

Final Fantasy VIII   Final Fantasy X