UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Reportagens

HISTÓRIA DE FINAL FANTASY

Outras Fantasias

A série Final Fantasy, como qualquer produto de qualidade, acabou resultando em diversos 'spin-offs', produtos periféricos que se aproveitam do nome para ganhar algum apelo.

O mais infame de todos é Final Fantasy Mystic Quest. Como a Square acreditava que o mercado americano, conhecido por não ser grande consumidor de RPGs, poderia ser seduzido com um jogo feito especialmente para o gosto dessa audiência menos especializada. Só que por 'menos especializada' a empresa aparentemente entendeu como 'idiota e sem capacidade de pensar', pois o jogo apresenta um roteiro lobotomizado, um pouco de ação e nenhuma estratégia.

A série também ganhou algumas versões no Game Boy com o título Final Fantasy Legend. Essas simples aventuras eram cópias bastante simplificadas da fórmula, mas a idéia não pegou. O jogo Seiken Densetsu chegou aos Estados Unidos com o nome de Final Fantasy Adventure, mas na verdade não passava de nada mais do que o predecessor de Secret of Mana (Seiken Densetsu 2).

Talvez o spin-off de maior sucesso seja Final Fantasy Tactics. A Square contratou a equipe responsável por Tactics Ogre e colocou-os para fazer esse elaborado jogo de estratégia. Cloud e Aeris até fazem uma pontinha nele!

Alguns personagens de Final Fantasy também ganharam aparições especiais em outros jogos. Além dos Chocobos em Mysterious Dungeon e Chocobo Racing, o jogo de luta Ehrgeiz tinha como personagens Cloud, Sephiroth e Tifa de Final Fantasy VII.

Apesar de terminar sua longa exclusividade com a Nintendo depois de Final Fantasy VI, a Square reaqueceu seus laços com a antiga parceira através de um investimento do ex-presidente da empresa Hiroshi Yamauchi, que bancou a produção de Final Fantasy: Crystal Chronicles. O jogo chegou aos EUA em fevereiro de 2004.

O game foge totalmente dos padrões da série. Trata-se de um RPG de ação que explora a conexão entre o Game Boy Advance e o GameCube. Crystal Chronicles não tem personagens com passados turbulentos, muitos filmes de computação gráfica e enredo complexo: essa nova aventura segue uma mecânica parecida com a de Phantasy Star Online. O portátil da Nintendo é obrigatório para o modo para quatro jogadores.

Final Fantasy - The Spirits Within   Curiosidades