19/11/2006 Wii: entenda as especificações por Akira Suzuki Divulgação Controle é grande arma do videogame da Nintendo | O Wii reflete a nova filosofia da Nintendo, que veio junto com o atual presidente, Satoru Iwata, substituto do lendário Hiroshi Yamauchi. Ao atingir o cargo executivo mais alto dentro da companhia, a meta de Iwata era aumentar a população de jogadores, que, de acordo com a sua visão, após atingir um pico em 1997, diminuiu gradativamente, ao menos no Japão, devido à complexidade dos jogos.
O primeiro hardware que refletiu o novo caminho da "Big N" foi o Nintendo DS, um portátil que inovou por trazer duas telas, uma delas sensível ao toque. Com um controle que fugiu totalmente dos padrões vigentes, ainda que mantivesse o tradicional direcional em forma de cruz e botões, o DS conseguiu fazer com que todos os jogadores, experientes ou não, ficassem em pé de igualdade. A estratégia deu certo e o DS é um dos maiores sucessos da Nintendo, consolidando ainda mais sua posição dominante no mercado de portáteis.
Agora, com o Wii, a mesma filosofia será aplicada a um console doméstico, substituto do GameCube, que termina seu ciclo com um modesto terceiro lugar, um pouco atrás do estreante Xbox. Assim como aconteceu com o Nintendo DS e seu concorrente direto, o Sony PSP, não se deve esperar do Wii a mesma potência tecnológica dos rivais Xbox 360 e PlayStation 3.
Na prática, a sofisticação visual dos jogos para Wii não é muito superior a do GameCube e tampouco processa gráficos em alta resolução. A definição de imagens vai até 480 linhas. O PlayStation 3 e o Xbox 360 podem ter até 1080 linhas preenchendo a tela.
Nas palavras da Nintendo, uma faceta da tecnologia é produzir processadores mais velozes, mas ela também pode ser usada para fazer melhor o que já existe, e esse é o caso do Wii. Apesar de a companhia de Kyoto não revelar - e nem pretende fazê-lo - as especificações técnicas de seu console de nova geração, todos os indícios apontam que seja apenas um pouco mais "potente" que o atual GameCube. Os avanços tecnológicos, porém, foram empregados para produzir uma máquina mais compacta, silenciosa e econômica em consumo de energia. O Wii é o menor console já produzido pela Nintendo.
Sendo um aparelho que gasta pouca eletricidade e não faz muito barulho, foi possível introduzir funções como o WiiConnect24, que deixa a máquina permanentemente ligada à internet mesmo quando o botão de "power" for pressionado. Assim, o console entra em modo de hibernação, mas pode receber atualizações constantes.
O Wii é equipado com uma rede sem fio e usa um padrão já difundido, funcionando com a maioria dos pontos de acesso. Caso o usuário não tenha o equipamento, também é possível conectar-se à internet usando cabo, através de um dispositivo adicional que se liga à porta USB do console. O videogame tem um outro padrão próprio de comunicação sem fio, que permite "conversar" com o Nintendo DS. Assim, estão planejadas funcionalidades como transferir demonstrações de games para o portátil ou usar o DS como controle do Wii.
O controle é um capítulo à parte, permitindo uma experiência muito mais física e intuitiva que os joysticks tradicionais, pois muitos comandos são feitos apontando para a tela e fazendo diversos movimentos com o dispositivo no ar. A peça principal, o Wii Remote, também pode ser conectada a extensões, como a Nunchuk, que traz um direcional analógico e dois botões, além de possuir também um sensor de movimentos.
O Wii é compatível com os controles e jogos do GameCube, além de trazer jogos clássicos de vários consoles - do NES ao Nintendo 64, passando também pelo Mega Drive, TurboGrafx16 e pelo computador MSX.
Os dados dos games serão guardados numa memória interna de 512 MB, que funciona como disco rígido. Se por um lado o tamanho para gravar dados é pequeno, 40 vezes menor que o do Xbox 360, por exemplo, compensa um pouco com a velocidade de leitura. O jogador pode expandir a memória usando cartões do tipo SD - hoje, há versões com até 2GB de memória.
Veja as especificações do Wii:
Entradas e saídas: duas portas USB, uma entrada para cartão de memória SD, 4 portas para controles do GameCube, dois slots para cartão de memória do GameCube, saída múltipla de áudio e vídeo, conector para a barra de sensor.
Leitor de discos: lê mídia ótica própria de 12 cm (tamanho de um DVD), de camada simples ou dupla, e discos de 8 cm do GameCube.
Compatibilidade: é compatível com jogos, controles e cartões de memória do GameCube. Não poderão ser usados o adaptador de modem, adaptador de rede, Game Boy Player, cabo AV e fonte do GameCube.
Funcionalidades de comunicação: rede sem fio padrão IEEE802.11b/g e protocolo próprio para comunicação sem fio com o Nintendo DS.
Armazenamento: memória flash com 512MB de capacidade (expansível através de cartões SD).
Dimensões do console: 157 mm (altura) x 44 mm (largura) x 251,4 mm (profundidade) - equivalente a três caixas de DVD empilhadas.
Dimensões da base: 42 mm (altura) x 55,4 mm (largura) x 225,6 mm. - Mais sobre o Wii
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