UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Reportagens

19/11/2006
Wii: entenda as especificações

por Akira Suzuki

Divulgação

Controle é grande arma do videogame da Nintendo

Controle é grande arma do videogame da Nintendo

O Wii reflete a nova filosofia da Nintendo, que veio junto com o atual presidente, Satoru Iwata, substituto do lendário Hiroshi Yamauchi. Ao atingir o cargo executivo mais alto dentro da companhia, a meta de Iwata era aumentar a população de jogadores, que, de acordo com a sua visão, após atingir um pico em 1997, diminuiu gradativamente, ao menos no Japão, devido à complexidade dos jogos.

O primeiro hardware que refletiu o novo caminho da "Big N" foi o Nintendo DS, um portátil que inovou por trazer duas telas, uma delas sensível ao toque. Com um controle que fugiu totalmente dos padrões vigentes, ainda que mantivesse o tradicional direcional em forma de cruz e botões, o DS conseguiu fazer com que todos os jogadores, experientes ou não, ficassem em pé de igualdade. A estratégia deu certo e o DS é um dos maiores sucessos da Nintendo, consolidando ainda mais sua posição dominante no mercado de portáteis.

Agora, com o Wii, a mesma filosofia será aplicada a um console doméstico, substituto do GameCube, que termina seu ciclo com um modesto terceiro lugar, um pouco atrás do estreante Xbox. Assim como aconteceu com o Nintendo DS e seu concorrente direto, o Sony PSP, não se deve esperar do Wii a mesma potência tecnológica dos rivais Xbox 360 e PlayStation 3.

Na prática, a sofisticação visual dos jogos para Wii não é muito superior a do GameCube e tampouco processa gráficos em alta resolução. A definição de imagens vai até 480 linhas. O PlayStation 3 e o Xbox 360 podem ter até 1080 linhas preenchendo a tela.

Nas palavras da Nintendo, uma faceta da tecnologia é produzir processadores mais velozes, mas ela também pode ser usada para fazer melhor o que já existe, e esse é o caso do Wii. Apesar de a companhia de Kyoto não revelar - e nem pretende fazê-lo - as especificações técnicas de seu console de nova geração, todos os indícios apontam que seja apenas um pouco mais "potente" que o atual GameCube. Os avanços tecnológicos, porém, foram empregados para produzir uma máquina mais compacta, silenciosa e econômica em consumo de energia. O Wii é o menor console já produzido pela Nintendo.

Sendo um aparelho que gasta pouca eletricidade e não faz muito barulho, foi possível introduzir funções como o WiiConnect24, que deixa a máquina permanentemente ligada à internet mesmo quando o botão de "power" for pressionado. Assim, o console entra em modo de hibernação, mas pode receber atualizações constantes.

O Wii é equipado com uma rede sem fio e usa um padrão já difundido, funcionando com a maioria dos pontos de acesso. Caso o usuário não tenha o equipamento, também é possível conectar-se à internet usando cabo, através de um dispositivo adicional que se liga à porta USB do console. O videogame tem um outro padrão próprio de comunicação sem fio, que permite "conversar" com o Nintendo DS. Assim, estão planejadas funcionalidades como transferir demonstrações de games para o portátil ou usar o DS como controle do Wii.

O controle é um capítulo à parte, permitindo uma experiência muito mais física e intuitiva que os joysticks tradicionais, pois muitos comandos são feitos apontando para a tela e fazendo diversos movimentos com o dispositivo no ar. A peça principal, o Wii Remote, também pode ser conectada a extensões, como a Nunchuk, que traz um direcional analógico e dois botões, além de possuir também um sensor de movimentos.

O Wii é compatível com os controles e jogos do GameCube, além de trazer jogos clássicos de vários consoles - do NES ao Nintendo 64, passando também pelo Mega Drive, TurboGrafx16 e pelo computador MSX.

Os dados dos games serão guardados numa memória interna de 512 MB, que funciona como disco rígido. Se por um lado o tamanho para gravar dados é pequeno, 40 vezes menor que o do Xbox 360, por exemplo, compensa um pouco com a velocidade de leitura. O jogador pode expandir a memória usando cartões do tipo SD - hoje, há versões com até 2GB de memória.

Veja as especificações do Wii:

Entradas e saídas: duas portas USB, uma entrada para cartão de memória SD, 4 portas para controles do GameCube, dois slots para cartão de memória do GameCube, saída múltipla de áudio e vídeo, conector para a barra de sensor.

Leitor de discos: lê mídia ótica própria de 12 cm (tamanho de um DVD), de camada simples ou dupla, e discos de 8 cm do GameCube.

Compatibilidade: é compatível com jogos, controles e cartões de memória do GameCube. Não poderão ser usados o adaptador de modem, adaptador de rede, Game Boy Player, cabo AV e fonte do GameCube.

Funcionalidades de comunicação: rede sem fio padrão IEEE802.11b/g e protocolo próprio para comunicação sem fio com o Nintendo DS.

Armazenamento: memória flash com 512MB de capacidade (expansível através de cartões SD).

Dimensões do console: 157 mm (altura) x 44 mm (largura) x 251,4 mm (profundidade) - equivalente a três caixas de DVD empilhadas.

Dimensões da base: 42 mm (altura) x 55,4 mm (largura) x 225,6 mm.

Mais sobre o Wii
Wii, o videogame para as massas
Controle em movimento
Nintendo cai na rede
Virtual Console é fonte dos clássicos
Primeira geração de games
Cinco motivos para jogar
Primeiras impressões
Controle reinventa o ato de jogar
"Red Steel" é exclusivo para Wii
"Rayman Raving Rabbids" é coleção de minigames
"Sonic" é um dos mais agradáveis do Wii
Visual de "Super Mario Galaxy" é um dos mais interessantes
Tênis é uma das atrações do "Wii Sports"