UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Reportagens

23/06/2005 - 16h43
Entrevista: o futuro online de Ragnarok

da Redação


Templário de "Ragnarok Online"
Sucesso em diversos países, o gênero MMORPG (sigla de Massive Multiplayer Online Role Playing Game), no qual milhares de jogadores dividem um mesmo universo virtual, durante muitos anos foi proibitivo para os brasileiros - parte pela cara tecnologia de servidores que o gênero exige; parte pela imposição de uma assinatura mensal aos jogadores, que faz com que o negócio seja viável. Isso até a Level Up Games trazer o sucesso coreano "Ragnarok Online" ao país.


Desde seu lançamento, mais de 350 mil pessoas já se aventuraram no mundo de Rune-Midgard, e mais de 30 mil jogam diariamente, mostrando que o Brasil tem estrutura e público para manter um game do gênero. E a população de "Ragnarok" deve crescer com o novo episódio "Juno", que além de aumentar o limite de personagens, soma novas cidades e calabouços, assim como seis novas classes (as profissões que definem as habilidades do personagem).

UOL Jogos conversou com Julio Vieitez, gerente de marketing da Level Up Games, sobre o futuro dessa aventura virtual. Ele fala sobre as vitórias, dificuldades e o futuro de Rune-Midgard.

UOL: Como foi traduzir e lançar um RPG online no Brasil?

Na verdade, foi um grande prazer, pois sabíamos que estávamos fazendo algo inédito e trazendo um grande jogo para o Brasil. Por isso trabalhamos muito para tornar o bRO (Brasil "Ragnarok Online") o melhor servidor de "Ragnarok" do mundo.

UOL: Por que esse título foi escolhido dentro de tantos outros do gênero?

"Ragnarok" tem muitas características em comum com os jogadores brasileiros. Favorece a formação de grupos e clãs, possui modos de batalha tanto em PVP, como em Clãs, periodicamente recebe atualizações, nunca deixando o jogo monótono e, acima de tudo, é um jogo de comunidade, ou seja, permite aos habitantes de Rune-Midgard tornar "Ragnarok" especial e dar um ar brasileiro ao jogo. Além disso, as especificações técnicas de "Ragnarok" são totalmente compatíveis com o parque de computadores e a estrutura de Internet do Brasil.

UOL: Como tem sido a resposta dos consumidores?

Maravilhosa, não poderia ser melhor. Desde que lançamos "Ragnarok", o número de jogadores não parou de aumentar. Recentemente alcançamos a marca de 13.000 jogadores simultâneos e toda semana, mais de 15.000 novos usuários começam suas aventuras no mundo de "Ragnarok Online". Todo dia existem eventos dentro do jogo com a participação de milhares de pessoas e aos sábados promovemos encontros da comunidade para centenas de jogadores.

UOL: Como é o trabalho da Level Up! na manutenção dos servidores?

Temos uma ótima estrutura de máquinas e profissionais. Estamos hospedados em um IDC no Brasil, o que proporciona uma melhor performance e monitoramos o jogo 24 horas por dia, todos os dias da semana. Tudo isso garante um serviço espetacular aos jogadores de "Ragnarok" no Brasil.

UOL: E na criação de eventos e nos problemas com jogadores?

O bRO é o servidor com maior número de eventos do mundo. Basta acessar a página da Level-Up! (levelupgames.com.br) e conferir no calendário oficial. Existe uma equipe especializada em criar e implementar eventos. Além disso, ouviamos a sugestão da comunidade e acompanhamos o que os outros países estão fazendo. A Level-Up! se dedica bastante a criar e a aprimorar os eventos do bRO pois acredita que eles possibilitam uma experiência melhor aos jogadores.

UOL: Algum caso engraçado no cotidiano dessa rotina de policiar o mundo?

Você ficaria surpreso com o número de pedidos de troca de sexo de personagens que recebemos... e levando em conta que muitos jogadores estão pedindo que apressemos a implementação de casamentos no game, o que não deixa de ser engraçado (risos).

UOL: Quais são as expectativas para o produto? O desempenho atual corresponde às expectativas da empresa? E o que os jogadores devem esperar para o futuro de Rune-Midgard?

Sim, "Ragnarok" está indo muito bem. É fácil ver isso pelo número crescente de pessoas em Rune-Midgard. Traremos novos episódios e continuaremos implementando muitos eventos para divertir cada vez mais os jogadores de "Ragnarok". E vale a pena ficar ligado no site, pois em breve lançaremos uma grande novidade, o novo capítulo "Juno".

Leia mais
Preview do capítulo Juno, de Ragnarok Online
Análise de Ragnarok Online
Download do bRO (Brasil "Ragnarok Online")
Site oficial de Ragnarok Online no Brasil