Criador de "Doom" elogia iPhone como plataforma de games
Além disso, elogiou o ambiente de desenvolvimento e o sistema de venda da Apple. "Baseado no pouco que sei, parece muito bom - um simulador e um mitigador de erros [debugger, em inglês] no dispositivo nativo é o melhor dos dois mundos, e o acordo de 70% de royalties para aplicativos no iTunes [loja virtual da Apple para seus dispositivos] é razoável", disse.
Segundo Carmack, "a distribuição pelo iTunes é um aspecto mais importante do que as pessoas possam compreender" e aponta os aspectos de quase não haver restrição para distribuição, de poder fazer um marketing efetivo e de ter ganhos razoáveis como fatores que tornam os jogos para iPhone um mercado interessante.
Carmack acrescenta que este tipo de interação entre desenvolvedor e consumidor é provavelmente o futuro dos portáteis já que é interessante saber rapidamente como as pessoas estão reagindo ao seu produto.
Recentemente, a Id Software abriu uma divisão de jogos destinada ao mercado de portáteis e a empresa candidatou para ser um desenvolvedor oficial para o iPhone.
Em nota relacionada, a Apple apresentou recentemente um kit de desenvolvimento de jogos para o iPhone. Sem um joystick, os controles são feitos com o acelerômetro do portátil, ou seja, mexendo e inclinando o aparelho.
A Sega e a Electronic Arts são candidatas para desenvolver títulos para o iPhone. A Apple pediu para as empresas desenvolverem demonstrações. A Sega fez uma versão de "Super Monkeyball", enquanto a EA converteu o game de simulação "Spore".
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