Topo

Criador de "Doom" elogia iPhone como plataforma de games

Apple quer mais jogos para seus portáteis, como o iPod e o iPhone -
Apple quer mais jogos para seus portáteis, como o iPod e o iPhone

07/03/2008 20h24

Numa mensagem colocada no site Slashdot, John Carmack, co-fundador e diretor técnico da Id Software e lendário programador responsável por "Quake" e "Doom", afirmou que a companhia tem planos para lançar jogos para o iPhone, celular multimídia da Apple.

Além disso, elogiou o ambiente de desenvolvimento e o sistema de venda da Apple. "Baseado no pouco que sei, parece muito bom - um simulador e um mitigador de erros [debugger, em inglês] no dispositivo nativo é o melhor dos dois mundos, e o acordo de 70% de royalties para aplicativos no iTunes [loja virtual da Apple para seus dispositivos] é razoável", disse.

Segundo Carmack, "a distribuição pelo iTunes é um aspecto mais importante do que as pessoas possam compreender" e aponta os aspectos de quase não haver restrição para distribuição, de poder fazer um marketing efetivo e de ter ganhos razoáveis como fatores que tornam os jogos para iPhone um mercado interessante.

Carmack acrescenta que este tipo de interação entre desenvolvedor e consumidor é provavelmente o futuro dos portáteis já que é interessante saber rapidamente como as pessoas estão reagindo ao seu produto.

Recentemente, a Id Software abriu uma divisão de jogos destinada ao mercado de portáteis e a empresa candidatou para ser um desenvolvedor oficial para o iPhone.

Em nota relacionada, a Apple apresentou recentemente um kit de desenvolvimento de jogos para o iPhone. Sem um joystick, os controles são feitos com o acelerômetro do portátil, ou seja, mexendo e inclinando o aparelho.

A Sega e a Electronic Arts são candidatas para desenvolver títulos para o iPhone. A Apple pediu para as empresas desenvolverem demonstrações. A Sega fez uma versão de "Super Monkeyball", enquanto a EA converteu o game de simulação "Spore".