Topo

Barack Obama faz campanha em "Burnout Paradise"

14/10/2008 19h14

Conforme adiantado pelo site GamePolitics na semana passada, uma série de anúncios da campanha presidencial do senador Barack Obama pode ser conferida dentro do jogo "Burnout Paradise". A imagem do candidato a presidente dos EUA pode ser vista em diversos letreiros pela cidade virtual do jogo, em partidas online, com os dizeres "Early Voting Has Begun" - em referência a um processo de voto antecipado promovido por alguns estados do país, que permite que eleitores votem antes da data do pleito, pessoalmente ou por correio.

A propaganda só aparece para jogadores de alguns estados dos EUA, selecionados não apenas por possuírem tal sistema de Early Voting, mas por serem historicamente favoráveis a candidatos republicanos, hoje no caso do senador John McCain, ou por mostrarem altos números de eleitores indecisos. Questionada pelo site Gamespot, a Electronic Arts, distribuidora do jogo, confirmou que os estados de Ohio, Flórida, Iowa, Colorado, Indiana, Montana, Carolina do Norte, Novo México, Nevada e Wisconsin foram os escolhidos pelo comitê de Obama.

O site também esclareceu que a campanha online só está presente na versão para Xbox 360, que tem a publicidade gerenciada pela Massive Incorporated, subsidiária da Microsoft. A EA esclareceu que a agência de publicidade também ofereceu os serviços à campanha de McCain, mas não houve progresso na negociação. Já a Playstation Network tem sua publicidade administrada pela IGA Worldwide, que evitou tecer comentários sobre publicidade política.

Este é o primeiro grande caso de publicidade política registrado dentro do novo modelo de negócios para a propaganda em jogos online. É nitidamente um esforço captar votos de jovens adultos, mostrando Obama como um candidato moderno.

Curiosamente, ele foi apontado pelo partido democrata para disputar as eleições do próximo dia 4 de novembro, em vez da senadora Hillary Clinton, uma antiga opositora ao conteúdo adulto nos videogames - foi ela quem denunciou, em 2005, o jogo "Grand Theft Auto: San Andreas" para a Comissão de Comércio dos EUA sob acusação de conteúdo impróprio e liderou um comitê para tentar implementar o Family Entertainment Protection Act, lei que visava restringir a venda de jogos com conteúdo para maiores.