Topo

"Postal 2" será exibido em Museu Nobel

01/02/2009 09h27

Criada pelo estúdio Running With Scissors, a série "Postal" é constantemente cercada de polêmica por conta de sua violência escachada - fazendo com que a venda dos games da franquia fossem banidas em países como Nova Zelândia a Austrália. Eis que o segundo game da série está em exibição em um lugar de renome: o Museu Nobel, na Suécia, que reúne a obra de seu fundador Alfred Nobel e os indicados no prestigioso prêmio que leva seu nome no decorrer destes anos.

"Postal 2" faz parte de uma mostra chamada "Freedom of Speech: How Free is Free?" ("Liberdade de Expressão: O Quão Livre é Livre?"), que apresenta exemplos de censura no mundo das artes - incluindo-também os games.

A ser iniciada em 12 de fevereiro, a mostra em questão é descrita no site oficial do Museu Nobel: "A liberdade de uma pessoa se expressar livre e criticamente é um direito humano e condição para a democracia. Mas através da história, pessoas foram privadas deste direito através de censura e opressão. Apesar disto, existem indivíduos que lutam continuamente pela liberdade de expressão. Onde eles acham a força para continuar lutando? Com a liberdade de expressão vem a responsabilidade. O que acontece quando a mesma é usada como proteção para espalhar preconceito e mensagens de ódio? Deveria ela incluir expressões de racismo e insultuosas?"

"Postal 2" é um game de ação em primeira pessoa em que o jogador precisa cumprir objetivos mundanos, como confessar-se numa igreja. No entanto, o usuário precisa enfrentar ambientes hostis e grupos de ódio, e uma das maneiras mais comuns para lidar com essas situações é usando de violência - as vezes extrema -, embora isso nunca seja obrigatório.