Topo

Sony se desculpa por retirada de Linux no PlayStation 3

O PlayStation 3 é o único console da atual geração que está, por ora, imune à pirataria -
O PlayStation 3 é o único console da atual geração que está, por ora, imune à pirataria

11/04/2010 08h47

A Sony Computer Entertainment emitiu uma nota se desculpando com os usuários do PlayStation 3pela retirada da funcionalidade que permitia a instalação do sistema operacional Linux nos modelos antigos do console.

"Sentimos muito se os usuários do Linux ou de outros sistemas operacionais estão decepcionados com nossa decisão de emitir uma atualização de firmware para que quando instalada desabilita essa função sistema operacional", afirmou a companhia.

"Tomamos a decisão para proteger a integridade do console pois estamos atentos ao impacto sobre os usuários de Linux ou outro sistema operacional, nós mesmo assim sentimos que seria do melhor interesse da maioria dos usuários seguir por esse caminho de ação", continua.

"Como vocês deve saber, atualizamos e melhoramos as funcionalidades do console por meio de várias atualizações de firmware com o tempo e esse é um instante muito raro em que uma função é desabilitada. Outras melhorias estão a caminho".

Segurança

"Usuários têm a chance de instalar a atualização de firmware e isso é claramente explicado a eles na hora em que a atualização de firmware fica disponível para instalação. Além disso, nossos termos e condições claramente informam que temos o direito de revisar as configurações e funções do PlayStation 3 para prevenir acesso a conteúdo pirata ou não autorizado", justifica.

Recentemente, a loja Amazon na Inglaterra ofereceu uma compensação para um usuário de PlayStation 3 depois que a atualização 3.21 retirou o suporte ao Linux no sistema - embora o serviço estivesse sendo anunciado quando ele comprou o produto. Há rumores de que outros usuários de PlayStation 3 poderão em breve requisitar compensações semelhantes.
Mais
Nova atualização do PS3 retira suporte a sistema Linux